Nesta atividade inovadora, alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de explorar o mundo digital criando seus próprios blogs em plataformas gratuitas. Partindo de uma introdução contextual sobre a evolução das mídias digitais e a importância das plataformas de blogs na sociedade contemporânea, os estudantes serão impulsionados a mergulhar em temas atuais que perpassam o universo digital. Cada aluno escolherá um tema de interesse, realizará pesquisas aprofundadas, analisará diferentes perspectivas e, finalmente, compartilhará suas reflexões em um post no blog pessoal criado. Além do aprimoramento da habilidade de escrita, a atividade tem como objetivo desenvolver o pensamento crítico dos alunos, familiarizá-los com a cultura digital, além de introduzir conceitos essenciais de copyright e ética na web. Através desta prática, espera-se que os estudantes não apenas compreendam melhor as dinâmicas atuais da internet, mas também se posicionem como participantes ativos e conscientes no espaço digital.
O propósito dessa atividade é multifacetado, visando aprimorar a capacidade de escrita dos estudantes através de uma abordagem prática, motivar a reflexão crítica sobre assuntos contemporâneos que afetam as mídias digitais, além de promover a compreensão sobre a relevância das plataformas de blog como ferramentas de expressão pessoal e social. Além disso, busca-se introduzir os alunos a conceitos fundamentais de direitos autorais e ética na internet, componentes essenciais para navegar com responsabilidade no mundo digital. Essa atividade proporcionará aos estudantes a capacidade de analisar diversas fontes, sintetizar informações e formular argumentos sólidos em seus textos, habilidades valiosas tanto no contexto acadêmico quanto na vida cotidiana.
Ao longo desta atividade, os alunos explorarão diversos aspectos pertinentes ao mundo digital, incluindo a história e a importância das mídias digitais na sociedade, a função e o impacto das plataformas de blog, e conceitos fundamentais de copyright e ética na internet. Os estudantes também serão encorajados a investigar e a debater temas atuais relacionados à tecnologia e mídia, desenvolvendo posts que reflitam suas análises e pontos de vista, tudo isso dentro de uma estrutura que valoriza a prática da pesquisa, da escrita e da reflexão crítica.
Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem. Após uma apresentação inicial pelos educadores sobre os temas centrais, os alunos serão orientados a escolher um tema de interesse dentro do escopo da cultura digital. Serão incentivados a pesquisar de forma autônoma, utilizando as plataformas de blog como espaço de expressão de suas reflexões. O acompanhamento constante, por parte dos professores, e a troca de feedback entre pares, servirão como suporte ao desenvolvimento dos posts, garantindo que o processo seja tanto educativo quanto significativo.
Dividida em duas aulas de 60 minutos, a atividade começa com uma introdução esclarecedora sobre a cultura digital e as mídias digitais, seguida da orientação sobre criação de blogs e escolha de temas. Na segunda aula, os alunos dedicam-se à pesquisa, escrita, e por fim, à publicação de seus textos, com momentos intercalados para revisão e feedback.
A avaliação será realizada com base na criatividade, profundidade de análise, qualidade da escrita, uso adequado de fontes e aderência aos princípios de copyright e ética online. Será dada atenção especial à originalidade do pensamento, habilidade de argumentação e capacidade de síntese. Além de avaliar o conteúdo final, o processo de pesquisa e desenvolvimento também será considerado, valorizando o percurso individual de aprendizado. Exemplos específicos de critérios incluem: clareza de exposição do tema escolhido, coerência e coesão textual, correta atribuição de créditos a fontes usadas.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis para cada aluno, plataformas gratuitas de blog como WordPress ou Blogger, além de materiais de apoio fornecidos pelos professores, incluindo guias sobre direitos autorais e ética na web. Recursos adicionais como artigos, vídeos e ferramentas online de pesquisa também serão recomendados para auxiliar na investigação dos temas.
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