Tour Linguístico pelo Pará

Desenvolvida por: Laurem… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Temática: Diversidade linguística e cultural do Pará

A atividade intitulada Tour Linguístico pelo Pará tem como propósito explorar e compreender as diversidades linguísticas e culturais presentes em diferentes cidades do estado do Pará. Os alunos participarão de uma roda de debate simulando uma viagem de norte a sul pelo estado, onde cada um representará uma cidade específica. Durante a atividade, eles devem explorar diferentes expressões locais e sotaques, compartilhar palavras, termos e gírias característicos de cada região representada. O debate também fomentará discussões acerca das influências culturais e históricas que contribuem para a formação dessas variedades linguísticas. Através dessa experiência prática, os alunos poderão desenvolver um entendimento mais profundo das diversidades regionais do Brasil, valorizando a riqueza cultural e a importância da identidade local.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade objetiva promover nos alunos um reconhecimento e valorização das diversidades linguísticas regionais do estado do Pará, incentivando o uso de diferentes registros e variações linguísticas em contextos comunicativos. O desenvolvimento da empatia e da compreensão das influências culturais e históricas que moldam as diferentes variedades da língua falada no Pará é também um objetivo central. Além disso, espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de comunicação e argumentação, ao compartilharem conhecimentos e experiências sobre a cultura e linguística regionais, fomentando um ambiente de respeito e curiosidade intelectual.

  • Reconhecer a diversidade linguística e cultural do estado do Pará.
  • Compreender as influências culturais e históricas na formação de variedades linguísticas.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação em contextos diversificados.
  • Valorizar a identidade cultural local e regional.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG103: Analisar a influência de fatores culturais, sociais e históricos na constituição das variedades linguísticas.
  • EM13LP48: Utilizar diferentes registros e variações linguísticas conforme a situação de comunicação e o gênero textual.
  • EM13CHS401: Identificar e valorar as diversidades culturais e linguísticas presentes em sociedades passadas e atuais.
  • EM13LP39: Produzir textos a partir de gêneros discursivos orais e escritos que contemplem a diversidade sociocultural.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abarca o estudo das variantes linguísticas do estado do Pará, procurando identificar os aspectos culturais e históricos que as influenciam. A diversidade lexical, expressões coloquiais e peculiaridades fonéticas são componentes centrais, além da observação crítica das diferenças entre falares regionais. Focalizando as nuances e especificidades de cada cidade representada, o propósito é construir um espaço de troca e reflexão sobre a riqueza da cultura linguística paraense, incentivando a análise e valorização das expressões e gírias típicas de cada região.

  • Variantes linguísticas do Pará.
  • Influências culturais e históricas nas variedades do Pará.
  • Léxico regional e expressões locais.
  • Falares regionais e suas características fonéticas.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é centrada na pesquisa, discussão e troca de saberes entre os alunos. Antes da realização do debate, os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre a cidade que representarão, focando nas características linguísticas e culturais específicas. Durante a roda de debate, a interação entre os alunos será um aspecto fundamental para enriquecer o conhecimento coletivo sobre as diversidades regionais. A utilização de atividades práticas, como a imersão em pesquisas de campo e contato com nativos, também poderá ser incentivada para uma experiência mais completa e enriquecedora.

  • Pesquisa prévia sobre a cidade representada.
  • Roda de debate simulando viagem.
  • Interatividade e troca de saberes.
  • Possível pesquisa de campo e contato com nativos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para esta atividade foi estruturado para ser realizado em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. A primeira aula será dedicada à preparação e organização do debate, onde os alunos compartilharão suas pesquisas e definirão as cidades que cada um representará. No segundo momento, na segunda aula, ocorrerá a roda de debate propriamente dita, possibilitando que cada aluno explore e compartilhe suas descobertas e reflexões sobre a cidade e sua diversidade linguística representada.

  • Aula 1: Preparação e organização do debate.
  • Aula 2: Realização da roda de debate e compartilhamento.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa e no empenho dos alunos durante a atividade de debate. Critérios como clareza na exposição dos conteúdos, a coerência das informações apresentadas, a utilização de expressões e sotaques regionais, assim como a capacidade de argumentação e interatividade serão considerados. Por exemplo, um aluno que demonstre ter investigado profundamente a cidade que representa e consiga elucidar as influências culturais de modo claro e articulado obterá uma maior avaliação. Além disso, será importante observar o respeito à diversidade e a capacidade de ouvir e responder adequadamente aos demais participantes, promovendo um ambiente de respeito e aprendizado mútuo. Os alunos poderão também ser convidados a entregar um breve relatório escrito sobre as características discutidas para complementar a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem materiais impressos e digitais, além de ferramentas de pesquisa online e acervo bibliográfico que subsidiarão a pesquisa dos alunos sobre as cidades representadas. O uso de tecnologias para a busca e apresentação de informações será encorajado, assim como a utilização de mapas e documentos que ilustrem a localização e características das cidades escolhidas. Recursos audiovisuais que contemplem sotaques e expressões locais também podem enriquecer a atividade, proporcionando uma experiência mais imersiva e significativa.

  • Materiais impressos e digitais sobre cidades do Pará.
  • Ferramentas de pesquisa e acervo bibliográfico.
  • Mapas e documentos informativos.
  • Recursos audiovisuais sobre sotaques e expressões regionais.

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