A atividade 'Tradução Digital: Do Vernáculo Virtual ao Formal' tem como propósito explorar a transição da linguagem informal utilizada nas redes sociais para a linguagem culta, mais formal e tradicional. Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de entender as diferenças e nuances entre essas duas formas de comunicação. A atividade é dividida em duas partes principais. Na primeira, os alunos escolherão algumas expressões coloquiais comuns nas redes sociais e tentarão traduzi-las para a linguagem formal, detalhando as diferenças linguísticas e culturais envolvidas. Na segunda parte, os grupos participarão de uma rodada de debates, onde discutirão como a linguagem influencia as identidades individuais e coletivas, o engajamento social, bem como o papel dos estereótipos e preconceitos nas comunicações digitais. Esta atividade visa não apenas melhorar as competências linguísticas dos alunos, mas também instigá-los a refletir sobre as funções sociais da linguagem.
Os Objetivos de Aprendizagem desta atividade centram-se na análise e compreensão das diferentes formas de linguagem e de seus usos, bem como no desenvolvimento da capacidade de traduzi-las e aplicá-las em contextos diversos. Pretende-se que os alunos identifiquem e questionem os preconceitos lingüísticos e os impactos das escolhas comunicativas na construção da identidade social e no engajamento. Através da análise crítica e remediação da linguagem, os educandos desenvolverão habilidades de comunicação que lhes permitirão também atuar de forma consciente e inclusiva em ambientes digitais.
O Conteúdo Programático foca em proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente das diferentes formas de linguagem e seus usos na sociedade contemporânea. Enfatiza a análise de discursos nas mídias sociais, identificação de preconceitos linguísticos e remediação de linguagem. Essas atividades permitirão aos alunos examinar a comunicação digital de forma crítica e compreender as funções sociais da linguagem tendo como norte as competências estabelecidas pela BNCC.
O método de ensino-aprendizagem baseia-se no trabalho colaborativo e na análise crítica dos discursos. Utiliza-se de debates para aprofundar a compreensão e conscientizar os alunos sobre as influências da linguagem no discurso social e na formação de identidades. Os alunos participarão de trabalhos em grupo para traduzir e debater a remediação da linguagem, proporcionando um desenvolvimento prático e reflexivo sobre o uso da linguagem. Essa metodologia promove um ambiente de aprendizagem onde os educandos podem partilhar experiências e questionar os efeitos sociais da comunicação digital.
O cronograma da atividade foi estruturado em duas aulas, totalizando 2 horas. Na primeira aula, com duração de 50 minutos, os alunos trabalharão em grupos na tradução de expressões informais para a linguagem formal. Na segunda aula, também de 50 minutos, será realizada a rodada de debates e discussões entre os grupos, onde os alunos apresentarão suas observações sobre os preconceitos linguísticos e a influência da linguagem digital nas identidades sociais e coletivas.
A avaliação será contínua e baseada na participação ativa dos alunos durante as atividades propostas. Os critérios incluem a capacidade de realizar traduções coerentes das expressões coloquiais, a contribuição para as discussões em grupo e a análise crítica apresentada durante o debate. Exemplos de avaliação incluem a produção de um resumo que compare as traduções realizadas, a argumentação desenvolvida no debate e a capacidade de identificar e criticar preconceitos linguísticos. Além disso, será levada em conta a habilidade dos alunos em conectar a prática com os conceitos teóricos discutidos em sala de aula. Feedback oral e por escrito será fornecido para apoiar o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Os recursos e materiais da atividade são fundamentais para apoiar o processo de aprendizagem e realização das tarefas propostas. Utilizar-se-á vídeos e textos que exemplifiquem a linguagem utilizada nas redes sociais, bem como recursos digitais para pesquisa e produção textual em grupos. Esses meios não só ajudam a contextualizar o tema, mas também oferecem o suporte tecnológico necessário para fomentar habilidades de pesquisa e análise crítica entre os estudantes.
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