Trailers Literários: O Coronel e o Lobisomem

Desenvolvida por: Andrez… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Adaptação Literária e Produção de Vídeo

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao fascinante mundo da adaptação literária através da criação de trailers baseados no livro 'O Coronel e o Lobisomem'. Esta atividade prática permite que os alunos utilizem câmeras de smartphones ou câmeras digitais para capturar a essência dos personagens, enredos e cenários descritos na obra, transformando a narrativa escrita em uma narrativa visual. Trabalharão em grupos para escolher cenas significativas do romance e adaptá-las em um formato visual breve, semelhante a um trailer de uma adaptação cinematográfica fictícia. Este projeto visa não apenas estimular a criatividade e colaboração entre os alunos, mas também desenvolver uma compreensão profunda do processo de transformação da linguagem literária em linguagem cinematográfica. Através desta atividade, os alunos praticarão análise crítica, interpretação de textos literários e aprenderão sobre os desafios e oportunidades na adaptação de literatura para cinema.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto tem como objetivo central desenvolver nos alunos do 1º ano do Ensino Médio habilidades críticas e criativas na interpretação e adaptação de obras literárias para o formato visual, especificamente em forma de trailers. Os alunos serão estimulados a analisar detalhadamente o texto literário, identificando os principais elementos narrativos tais como personagens, cenário e trama, com o intuito de transpô-los para a linguagem cinematográfica. Além disso, o trabalho colaborativo em grupos será essencial para fomentar a comunicação, divisão de tarefas e responsabilidades, e a tomada de decisões conjuntas sobre quais aspectos da obra serão enfatizados. A atividade visa, portanto, aprimorar a capacidade de interpretação textual, promover a criatividade na resolução de problemas e produção artística, bem como desenvolver competências para a realização de trabalhos em equipe.

  • Desenvolver a capacidade de interpretação e análise crítica de textos literários
  • Praticar a transformação de narrativas literárias em narrativas visuais
  • Estimular a criatividade e inovação na adaptação de conteúdos literários para o formato de trailer
  • Promover o trabalho colaborativo e a divisão de tarefas dentro dos grupos
  • Compreender os desafios e oportunidades na adaptação de obras literárias para o cinema

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve a leitura e análise do romance 'O Coronel e o Lobisomem', com foco na identificação dos elementos essenciais da narrativa como personagens, cenário e trama. Além disso, os alunos aprenderão sobre os conceitos básicos da linguagem cinematográfica, incluindo planos, ângulos e movimentos de câmera, assim como técnicas de edição de vídeo, para que possam criar os trailers de forma eficaz. O curso também incluirá discussões sobre os desafios inerentes à adaptação de obras literárias para o cinema, promovendo a reflexão sobre as decisões criativas necessárias nesse processo.

  • Análise literária de 'O Coronel e o Lobisomem'
  • Elementos da narrativa: personagens, cenário, trama
  • Conceitos básicos da linguagem cinematográfica
  • Técnicas de edição de vídeo
  • Desafios da adaptação literária para o cinema

Metodologia

Esta atividade será conduzida utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos serão o principal motor do seu aprendizado através da prática e experimentação. Após uma introdução teórica ao conteúdo e objetivos, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de escolher cenas do livro para criar um trailer. Cada grupo discutirá e planejará seu trailer, considerando como melhor adaptar a cena escolhida para o formato visual. Os alunos aprenderão noções básicas de filmagem e edição de vídeo através de mini workshops. Finalmente, os grupos filmarão e editarão seus trailers, culminando na apresentação dos trabalhos para a turma, onde cada grupo receberá feedback de seus colegas e do professor.

  • Divisão em grupos e escolha das cenas do livro
  • Discussão e planejamento dos trailers
  • Mini workshops sobre filmagem e edição de vídeo
  • Criação, filmagem e edição dos trailers
  • Apresentação dos trailers e feedback

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro sessões de 50 minutos cada, ao longo de uma semana. Na primeira sessão, será feita a introdução ao projeto e à temática, além da divisão dos grupos e escolha das cenas. Na segunda sessão, os grupos planejarão seus trailers e assistirão aos mini workshops sobre técnicas de filmagem e edição. A terceira sessão será dedicada à filmagem dos trailers. Por fim, a quarta sessão envolverá a edição final e a apresentação dos trailers para a turma, seguida de uma sessão de feedback.

  • Sessão 1: Introdução ao projeto, formação de grupos e escolha das cenas
  • Sessão 2: Planejamento dos trailers e mini workshops
  • Sessão 3: Filmagem dos trailers
  • Sessão 4: Edição e apresentação dos trailers

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios como criatividade, entendimento e interpretação do texto literário, habilidade de trabalhar em grupo, qualidade técnica do vídeo (filmagem e edição) e a eficácia em comunicar a essência da cena escolhida do livro 'O Coronel e o Lobisomem' através do trailer. Cada grupo apresentará seu trailer, seguido por uma breve explicação do seu processo criativo e decisões de adaptação. Os colegas e o professor fornecerão feedback construtivo, e a avaliação será feita considerando tanto o produto final quanto o processo de trabalho em grupo e a participação individual nos debates e na produção do trailer.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, câmeras de smartphones ou câmeras digitais, computadores com software de edição de vídeo e uma cópia do livro 'O Coronel e o Lobisomem' para cada grupo. Além disso, será providenciado material de apoio sobre técnicas de filmagem e edição de vídeo, bem como exemplos de trailers literários para inspiração. Os recursos digitais e físicos serão escolhidos visando facilitar o processo de aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas dos alunos.

  • Acesso à internet
  • Câmeras de smartphones ou câmeras digitais
  • Computadores com software de edição de vídeo
  • Cópias do livro 'O Coronel e o Lobisomem'
  • Material de apoio sobre filmagem e edição de vídeo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo