Esta atividade transforma a sala em um tribunal literário, onde os alunos debaterão sobre a culpabilidade ou inocência de Capitu, personagem do livro 'Dom Casmurro', de Machado de Assis. Será uma oportunidade para os estudantes praticarem a argumentação com base em evidências textuais, além de desenvolverem habilidades de análise crítica e interpretação de obras literárias. Divididos em grupos de defesa, acusação e jurados, os alunos terão que analisar trechos selecionados do livro, preparando argumentos consistentes para apoiar suas posições. Esta dinâmica fomenta o pensamento crítico, o debate saudável e a capacidade de argumentação dos estudantes, colocando-os no papel ativo de construtores e analistas dos discursos literários e das visões de mundo apresentadas.
O Tribunal Literário visa desenvolver várias habilidades nos alunos. Entre essas, destaca-se a capacidade de análise e interpretação textual, visando compreender não apenas a superfície narrativa, mas os múltiplos significados e contextos inseridos na obra 'Dom Casmurro'. Também busca estimular o pensamento crítico e a habilidade de argumentação com base em evidências textuais, promovendo assim uma postura ativa diante da literatura e dos fenômenos culturais de maneira geral. Além disso, a atividade pretende aprimorar competências ligadas à oralidade e ao trabalho em equipe, importantes tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal.
A atividade se fundamenta na leitura e análise crítica de 'Dom Casmurro', obra de Machado de Assis, focando especialmente na controvérsia que envolve a personagem Capitu. Os alunos irão explorar a estrutura narrativa, os aspectos discursivos e estilísticos da obra, além do contexto histórico-cultural em que foi escrita. Através dessa análise, pretendem-se discutir questões relacionadas a gênero, moral, relações sociais e psicológicas presentes no texto, fornecendo uma visão ampla da literatura como espelho da sociedade.
A metodologia da atividade é centrada na participação ativa dos alunos através da metodologia ativa Roda de Debate. Inicialmente, será realizada uma introdução ao contexto da obra e aos principais temas a serem discutidos. Após essa fase, os estudantes serão divididos em grupos de defesa, acusação e jurados. Cada grupo deverá preparar seus argumentos com base em trechos específicos do livro. Os debates serão organizados em rodízio, permitindo que todos participem ativamente, quer seja apresentando argumentos, quer seja avaliando-os, em um processo dinâmico e participativo que valoriza a construção coletiva do conhecimento.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos a introdução ao livro e à atividade, além da divisão dos grupos e início da preparação dos argumentos. A segunda aula será dedicada à realização do tribunal literário, permitindo tempo suficiente para os debates e deliberação final dos jurados.
A avaliação será baseada na qualidade da argumentação, capacidade de análise textual e participação ativa de cada aluno durante a atividade. Será valorizada a criatividade e originalidade dos argumentos, assim como a habilidade de baseá-los em evidências textuais válidas. A performance geral dos grupos, a cooperação entre membros e a capacidade de rebater argumentações também serão consideradas. Utilizaremos uma rubrica detalhada para avaliar cada um desses aspectos, garantindo assim uma avaliação justa e compreensiva de todas habilidades envolvidas.
Para a realização desta atividade, será necessário um exemplar da obra 'Dom Casmurro' para cada aluno ou grupo, dependendo da disponibilidade. Também utilizaremos um quadro branco ou flip-chart para a anotação de argumentos e contribuições durante a discussão. Equipamentos de áudio e vídeo podem ser úteis para a apresentação dos argumentos, bem como recursos online para a pesquisa de contextos históricos e análise literária complementar.
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