Variedades Linguísticas pelo Brasil: Uma Viagem Cultural

Desenvolvida por: Josiva… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Variedades Linguísticas

Esta atividade permite aos alunos do 1º ano do Ensino Médio explorar a rica diversidade linguística do Brasil, enfocando em gírias, expressões típicas e diferenças fonéticas de diferentes regiões. Os estudantes serão divididos em grupos, com cada um responsável por investigar as peculiaridades linguísticas de uma área específica do país. A pesquisa incluirá a análise de elementos culturais, históricos e sociais que influenciam essas variações. Após a fase de pesquisa, será organizada uma Roda de Debate, onde os grupos apresentarão suas descobertas, promovendo um diálogo enriquecedor sobre a importância da preservação dessas variações idiomáticas. O projeto culminará na criação de um mapa interativo online, enriquecido com áudios e informações, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada da nossa complexidade linguística e fomentando a valorização da nossa diversidade cultural.

Objetivos de Aprendizagem

A principal intenção desta atividade é instigar nos alunos a apreciação pela diversidade linguística do Brasil, desenvolvendo habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, e expressão oral e digital. Será estimulada a capacidade crítica ao analisar como fatores históricos e sociais moldam a linguagem, além de fomentar o respeito e valorização das diferenças culturais através da investigação de variedades linguísticas regionais. O uso de tecnologias digitais na criação de um mapa interativo visa aprimorar as competências digitais dos alunos, enquanto a organização de uma Roda de Debate promove habilidades de argumentação e escuta ativa.

  • Analisar a influência de fatores históricos, culturais e sociais nas variações linguísticas do Brasil
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação
  • Fomentar a valorização e respeito pelas diferenças linguísticas e culturais do país
  • Utilizar tecnologias digitais na criação de um mapa interativo para disseminação do conhecimento
  • Aprimorar habilidades de argumentação e escuta ativa por meio da Roda de Debate

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG603: Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas.
  • EM13LP46: Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
  • EM13LP47: Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo.

Conteúdo Programático

O programa dessa atividade inclui a compreensão das variedades linguísticas como um fenômeno natural e cultural, explorando as nuances regionais da língua portuguesa no Brasil. Os alunos irão mergulhar nos conceitos de gírias, expressões típicas e diferenças fonéticas, enquanto entendem o papel da história, cultura e sociedade na formação dessas variações. A atividade será uma oportunidade para aprender sobre metodologias de pesquisa e as diversas formas de expressão, além de promover a habilidade de argumentação crítica e a prática da escuta ativa.

  • Variedades linguísticas: definição e importância
  • Gírias, expressões típicas e diferenças fonéticas por região
  • Influências históricas, culturais e sociais na linguagem
  • Metodologias de pesquisa e fontes de informação
  • Comunicação e expressão em debates

Metodologia

Esta atividade abordará a Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos irão se engajar em pesquisas autônomas e colaborativas sobre as variedades linguísticas. A metodologia ativa da Roda de Debate permitirá aos alunos expressar suas opiniões, escutar e refletir sobre as perspectivas dos colegas, enriquecendo a experiência de aprendizagem. A criação de um mapa interativo online servirá como um projeto final colaborativo, aplicando as habilidades digitais adquiridas e promovendo a integração e a análise das informações coletadas.

  • Pesquisa autônoma e em grupo
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Criação de um mapa interativo online

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 3 horas, divididas em 3.6 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos o conceito e a importância das variedades linguísticas. As duas aulas seguintes serão dedicadas à pesquisa e preparação para a Roda de Debate. A última parte da atividade será destinada à criação e apresentação do mapa interativo online.

  • Aula 1: Introdução às variedades linguísticas
  • Aula 2-3: Pesquisa sobre as variedades linguísticas de uma região específica
  • Aula 4: Organização e realização da Roda de Debate
  • Aula 5-6: Criação do mapa interativo online e apresentação dos projetos

Avaliação

A avaliação dessa atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, incluindo a qualidade da pesquisa realizada, a contribuição para a Roda de Debate, e o envolvimento na criação do mapa interativo online. Será avaliada a capacidade de expressão, argumentação e prática da escuta ativa, assim como a habilidade de trabalhar em equipe. Os critérios incluirão a clareza e profundidade da pesquisa, a organização de ideias durante o debate e a criatividade e funcionalidade do mapa interativo. Exemplos de bons trabalhos serão compartilhados para servir como inspiração e referência.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis para a pesquisa e criação do mapa interativo, além de materiais para a realização da Roda de Debate, como microfone, câmera (se for o caso) e espaço físico adequado. Recursos online, como plataformas de mapas interativos e bancos de dados linguísticos, também serão fundamentais para a pesquisa e compilação do projeto final.

  • Acesso à internet e computadores ou dispositivos móveis
  • Plataformas de criação de mapas interativos
  • Bancos de dados e fontes de pesquisa sobre linguística
  • Espaço físico para a Roda de Debate
  • Material áudio-visual para gravação de áudios e vídeos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo