Esta atividade permite aos alunos do 1º ano do Ensino Médio explorar a rica diversidade linguística do Brasil, enfocando em gírias, expressões típicas e diferenças fonéticas de diferentes regiões. Os estudantes serão divididos em grupos, com cada um responsável por investigar as peculiaridades linguísticas de uma área específica do país. A pesquisa incluirá a análise de elementos culturais, históricos e sociais que influenciam essas variações. Após a fase de pesquisa, será organizada uma Roda de Debate, onde os grupos apresentarão suas descobertas, promovendo um diálogo enriquecedor sobre a importância da preservação dessas variações idiomáticas. O projeto culminará na criação de um mapa interativo online, enriquecido com áudios e informações, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada da nossa complexidade linguística e fomentando a valorização da nossa diversidade cultural.
A principal intenção desta atividade é instigar nos alunos a apreciação pela diversidade linguística do Brasil, desenvolvendo habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, e expressão oral e digital. Será estimulada a capacidade crítica ao analisar como fatores históricos e sociais moldam a linguagem, além de fomentar o respeito e valorização das diferenças culturais através da investigação de variedades linguísticas regionais. O uso de tecnologias digitais na criação de um mapa interativo visa aprimorar as competências digitais dos alunos, enquanto a organização de uma Roda de Debate promove habilidades de argumentação e escuta ativa.
O programa dessa atividade inclui a compreensão das variedades linguísticas como um fenômeno natural e cultural, explorando as nuances regionais da língua portuguesa no Brasil. Os alunos irão mergulhar nos conceitos de gírias, expressões típicas e diferenças fonéticas, enquanto entendem o papel da história, cultura e sociedade na formação dessas variações. A atividade será uma oportunidade para aprender sobre metodologias de pesquisa e as diversas formas de expressão, além de promover a habilidade de argumentação crítica e a prática da escuta ativa.
Esta atividade abordará a Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos irão se engajar em pesquisas autônomas e colaborativas sobre as variedades linguísticas. A metodologia ativa da Roda de Debate permitirá aos alunos expressar suas opiniões, escutar e refletir sobre as perspectivas dos colegas, enriquecendo a experiência de aprendizagem. A criação de um mapa interativo online servirá como um projeto final colaborativo, aplicando as habilidades digitais adquiridas e promovendo a integração e a análise das informações coletadas.
A carga horária total da atividade é de 3 horas, divididas em 3.6 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos o conceito e a importância das variedades linguísticas. As duas aulas seguintes serão dedicadas à pesquisa e preparação para a Roda de Debate. A última parte da atividade será destinada à criação e apresentação do mapa interativo online.
A avaliação dessa atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, incluindo a qualidade da pesquisa realizada, a contribuição para a Roda de Debate, e o envolvimento na criação do mapa interativo online. Será avaliada a capacidade de expressão, argumentação e prática da escuta ativa, assim como a habilidade de trabalhar em equipe. Os critérios incluirão a clareza e profundidade da pesquisa, a organização de ideias durante o debate e a criatividade e funcionalidade do mapa interativo. Exemplos de bons trabalhos serão compartilhados para servir como inspiração e referência.
Para a execução dessa atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis para a pesquisa e criação do mapa interativo, além de materiais para a realização da Roda de Debate, como microfone, câmera (se for o caso) e espaço físico adequado. Recursos online, como plataformas de mapas interativos e bancos de dados linguísticos, também serão fundamentais para a pesquisa e compilação do projeto final.
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