Viagem através da Literatura Brasileira

Desenvolvida por: Ananet… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Literatura Brasileira e seu contexto histórico

A atividade 'Viagem através da Literatura Brasileira' propõe uma imersão dos alunos do 1º ano do Ensino Médio nos diversos períodos da literatura brasileira, explorando não apenas os aspectos literários, mas também os contextos históricos, sociais e culturais que influenciaram a produção literária de cada época. Será utilizada uma metodologia ativa, onde os alunos serão divididos em grupos e a cada um será atribuído um período literário diferente, como Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Modernismo, entre outros. Cada grupo deverá realizar uma pesquisa aprofundada sobre os principais autores, obras e as condições socioculturais daquele período. O objetivo é culminar essa investigação em uma apresentação criativa, que poderá ser um vídeo curto, uma peça teatral ou uma narrativa digital, permitindo que os estudantes expressem de forma inovadora as características marcantes da literatura e da sociedade de cada época. Esta atividade visa não apenas proporcionar um conhecimento aprofundado sobre a literatura brasileira e seu papel enquanto espelho da sociedade, mas também desenvolver as habilidades de pesquisa, análise crítica, síntese e expressão criativa dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal proporcionar aos alunos uma visão holística e dinâmica da literatura brasileira, destacando a interação entre literatura e contexto histórico-social. Visa-se promover o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese, capacitando os estudantes a reconhecerem os diferentes estilos literários e seus principais autores e obras. Além disso, pretende-se fomentar a expressão criativa e a capacidade de trabalhar em equipe, estimulando a produção de apresentações que reflitam de maneira inovadora os períodos estudados. A metodologia ativa aplicada visa engajar os alunos na construção do seu conhecimento, tornando-os protagonistas do processo de aprendizagem e promovendo uma atuação crítica frente aos conteúdos abordados.

  • Compreender a evolução da literatura brasileira em seus diferentes períodos históricos.
  • Identificar as principais características literárias e sociais de cada época.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese.
  • Fomentar a expressão criativa através de apresentações inovadoras.
  • Promover o trabalho em equipe e a construção coletiva do conhecimento.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG302: Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
  • EM13LGG305: Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética.
  • EM13LP05: Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático atravessa os principais períodos da literatura brasileira, desde suas origens até a contemporaneidade, abordando as características marcantes, autores fundamentais e obras representativas de cada momento. Serão considerados tanto os aspectos literários quanto os contextos históricos, políticos e sociais que influenciaram a produção e a recepção dessas obras. Esta abordagem holística permite uma compreensão ampla e aprofundada da literatura enquanto expressão cultural e espelho da sociedade.

  • Barroco no Brasil: contexto, autores e obras principais
  • Arcadismo brasileiro: influências e representantes
  • Romantismo: características, autores e a construção da identidade nacional
  • Realismo e Naturalismo: crítica social e autores destacados
  • Modernismo: rupturas, principais movimentos e representantes
  • Literatura Contemporânea: tendências, autores e questões atuais

Metodologia

A metodologia ativa incentiva a participação ativa dos alunos, colocando-os no centro do processo de aprendizagem. Os estudantes serão divididos em grupos e cada grupo se responsabilizará por pesquisar um período específico da literatura brasileira. A pesquisa envolverá a busca por informações sobre os contextos históricos, autores e obras principais, assim como a análise crítica desses elementos. Para a apresentação final, os alunos utilizarão recursos criativos e tecnológicos, como vídeos, peças teatrais ou narrativas digitais, para sintetizar e compartilhar o conhecimento adquirido de maneira inovadora e engajadora.

  • Divisão dos alunos em grupos por períodos literários.
  • Pesquisa dirigida sobre contexto histórico, autores e obras.
  • Discussões em grupo para troca de informações e análise crítica.
  • Elaboração da apresentação criativa utilizando diferentes mídias.
  • Apresentação para a turma e feedback coletivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a divisão dos grupos e a introdução dos períodos literários, seguida pela pesquisa e discussão inicial. A segunda aula será dedicada à finalização das apresentações e sua realização perante a turma.

  • Aula 1: Divisão de grupos, introdução dos períodos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização das apresentações e realização para a turma.

Avaliação

A avaliação considerará tanto o processo de pesquisa e elaboração da apresentação quanto o produto final. Serão avaliados a profundidade e a abrangência da pesquisa realizada, a capacidade de síntese e a expressão criativa na apresentação, bem como a colaboração e participação no trabalho em equipe. Cada apresentação será avaliada quanto à clareza, consistência, originalidade e capacidade de engajar a audiência, além da correção e adequação das informações históricas e literárias apresentadas. A avaliação será formativa, buscando oferecer feedback construtivo que contribua para o desenvolvimento dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem acesso à biblioteca e a recursos online para pesquisa, ferramentas digitais para criação de vídeos, peças teatrais ou narrativas digitais, além de material de apoio para orientação da pesquisa e desenvolvimento de apresentações criativas. Materiais como livros, artigos, sites educacionais e bases de dados serão fundamentais para a pesquisa. Ferramentas de edição de vídeo e plataformas de apresentação digital também serão utilizadas para a finalização das apresentações.

  • Acesso à biblioteca e recursos online
  • Ferramentas de edição de vídeo e plataformas de apresentação digital
  • Material de apoio para pesquisa e elaboração de apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo