Argumentação e Persuasão: ECA em Discurso

Desenvolvida por: Beatri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens]
Temática: [Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e suas implicações discursivas]

A atividade 'Argumentação e Persuasão: ECA em Discurso' é uma dinâmica de debate que visa desenvolver a capacidade argumentativa dos alunos do 2º ano do Ensino Médio, estimulando o pensamento crítico e a compreensão dos discursos que permeiam o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Durante a atividade, os alunos terão a oportunidade de analisar, debater e, posteriormente, defender ou contestar pontos específicos do ECA. Para isso, é importante que eles se preparem antecipadamente, estudando discursos variados e suas implicações sociais. Assim, não apenas aprimoram habilidades de persuasão e argumentação, mas também compreendem criticamente como os discursos são formados, circulam e produzem significados e ideologias. Este exercício promove a construção de uma consciência crítica em relação aos direitos humanos e à democracia, incentivando o diálogo construtivo.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade focam em aprimorar a capacidade dos estudantes de analisar criticamente discursos complexos, identificando as relações de poder, interesses envolvidos e as diversas perspectivas de mundo apresentadas. Essa capacidade é fundamental para que os alunos consigam compreender as ideologias subjacentes aos discursos e como essas ideologias impactam o entendimento dos direitos e deveres juvenis e infantis. Adicionalmente, a atividade visa fortalecer o diálogo e o entendimento mútuo entre os estudantes, promovendo princípios de equidade e respeito aos direitos humanos em suas interações e produções discursivas.

  • [Aprimorar a capacidade de argumentação dos aluno

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG202: Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.
  • EM13LGG204: Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange uma análise aprofundada de diversos discursos sobre o ECA, incentivando os alunos a explorarem diferentes pontos de vista e compreensões acerca dos direitos e deveres previstos. A atividade também cobre a prática do debate estruturado, encorajando o uso de evidências e raciocínio lógico para construir argumentações sólidas. Além disso, o estudo dos direitos humanos e das relações de poder implícitas nos discursos sobre o ECA serão tratados de forma a promover a reflexão crítica sobre como essas questões afetam a sociedade e os indivíduos.

  • [Análise de discursos sobre o EC

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é centrada em práticas interativas e construtivistas, envolvendo debates, análise de textos e trabalho em grupo. O uso de debates permite que os alunos testem e aprimorem suas habilidades de argumentação de forma prática, enquanto a análise de textos fornece a base teórica necessária para compreender as nuances dos discursos. Trabalhos em grupo são cruciais para fomentar o diálogo e a cooperação, permitindo que os alunos compartilhem perspectivas e desenvolvam juntos uma compreensão mais abrangente dos temas abordados.

  • [Debates dirigido

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está organizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao ECA e às técnicas de análise de discurso, seguidas por discussões em grupo para exploração inicial dos temas. A segunda aula será dedicada à realização do debate, onde os estudantes apresentarão suas argumentações, defendendo ou contestando trechos do ECA, seguidos por uma sessão de feedback e reflexão sobre os pontos levantados.

  • Aula 1: Introdução ao ECA e análise de discursos
  • Aula 2: Debate e reflexão sobre as argumentações

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as aulas, bem como na qualidade das argumentações apresentadas durante os debates. Será utilizado um critério que avalia a clareza, a coerência, a relevância dos argumentos, e a capacidade de contra-argumentar de forma respeitosa e construtiva. Além disso, os alunos serão avaliados pela capacidade de articular suas ideias, utilizando evidências pertinentes e considerando diferentes pontos de vista. Exemplos de critérios incluem a habilidade de relacionar adequadamente as discussões com o ECA e os direitos humanos, e a capacidade de dialogar respeitosamente com os colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem materiais de leitura sobre o ECA, artigos e vídeos que ilustram diferentes perspectivas sobre os direitos das crianças e adolescentes. Além disso, serão utilizados materiais de apoio como quadros, marcadores, computadores para pesquisas adicionais, bem como materiais audiovisuais que apoiem a dinâmica do debate e a análise crítica.

  • [Textos sobre o EC

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