Caça às Figuras Poéticas

Desenvolvida por: Mirlen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Figuras de Linguagem em Diversas Semioses

A atividade 'Caça às Figuras Poéticas' propõe um envolvente desafio de 'caça ao tesouro' literário, concebido para estudantes do 2º ano do Ensino Médio, visando ao desenvolvimento da habilidade de identificar, analisar e interpretar figuras de linguagem em textos variados, incluindo literários, músicas e obras visuais. Os alunos serão organizados em equipes e incentivados a vasculhar a sala de aula em busca de trechos de obras espalhadas anteriormente pelo professor, onde figuram exemplos claros e intencionalmente selecionados de metáforas, metonímias, aliterações, entre outras figuras de linguagem. A tarefa não se limitará a simplesmente encontrar estes trechos, mas também exigirá que cada equipe classifique as figuras de linguagem encontradas e prepare uma breve exposição sobre como essas construções particulares enriquecem o texto, apoiando-se numa interpretação crítica. Este método pretende acelerar o desenvolvimento de uma consciência sobre as nuances da linguagem, favorecendo a leitura crítica e a produção textual consciente dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O foco principal desta atividade é promover um aprofundamento da compreensão e da análise textual mediante a identificação de figuras de linguagem, estimulando a percepção de nuances expressivas e estilísticas que conferem singularidade aos textos. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades analíticas críticas, capacidade de trabalho em equipe e uma apreciação mais rica pelo papel das figuras de linguagem na composição do significado e na expressão de emoções e ideias, essencial para a interpretação e criação em diversos contextos comunicativos.

  • Identificar e classificar figuras de linguagem em diversos tipos de textos.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação textual.
  • Estimular a capacidade de trabalho em equipe e colaboração.
  • Fomentar a capacidade de argumentação e exposição de ideias.
  • Promover a conscientização sobre a importância das escolhas estilísticas na construção de textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

O programa da atividade engloba a exploração das figuras de linguagem e sua presença em textos de múltiplas semioses, ressaltando a importância desses recursos para a construção de significados e para a expressividade textual. Os alunos deverão adquirir uma compreensão robusta de como as figuras de linguagem contribuem para a dinâmica comunicativa, realçando a habilidade de identificar, analisar e aplicar tais construções na própria produção textual.

  • Exploração das figuras de linguagem: metáfora, metonímia, sinestesia, aliteração, entre outras.
  • Análise de textos literários, músicas e obras visuais quanto ao uso de figuras de linguagem.
  • Preparação e realização de apresentações sobre o uso e impacto das figuras de linguagem encontradas.

Metodologia

Esta atividade será guiada pela metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, proporcionando uma experiência lúdica e colaborativa que engaja os alunos na descoberta ativa de conhecimento. Os estudantes serão divididos em equipes, fomentando a colaboração e a competição saudável. Em um ambiente preparado com diversas 'pistas' que contêm figuras de linguagem, eles deverão investigar, discutir e desenvolver apresentações sobre suas descobertas. Esta abordagem promove não apenas o engajamento e o interesse, mas também aprofunda o conhecimento de forma significativa através da prática e reflexão conjunta.

  • Divisão da classe em equipes heterogêneas.
  • Distribuição e exploração de textos com figuras de linguagem.
  • Preparação de apresentações resumindo as descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade se distribui em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, apresentaremos a atividade, sua metodologia e formaremos as equipes. A 'caça ao tesouro' literário ocorrerá na sequência, seguida pela reunião das equipes para discutir e preparar suas apresentações. Na segunda aula, cada equipe fará sua apresentação, abrindo espaço para discussões e feedbacks construtivos. Esse cronograma promove um aprendizado profundo, interativo e participativo.

  • Aula 1: Introdução da atividade, formação de equipes, início da 'caça ao tesouro'.
  • Aula 2: Continuação da 'caça', preparação e apresentação das descobertas pelas equipes.

Avaliação

A avaliação será baseada na eficácia com que cada equipe identifica e classifica as figuras de linguagem, bem como na qualidade e profundidade das apresentações explicativas sobre os achados. Será avaliada a clareza na comunicação dos conceitos e o nível de compreensão demonstrado sobre a importância e o impacto das figuras de linguagem nos textos analisados. Além disso, será levado em conta o trabalho em equipe, a participação ativa de todos os membros e a capacidade de engajar com a audiência durante as apresentações. Exemplos de desempenho excepcional incluiriam demonstrações de análise crítica aprofundada e interpretações originais e bem fundamentadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários textos variados contendo figuras de linguagem, que podem incluir excertos de obras literárias, letras de música e imagens de obras de arte. Além disso, é essencial dispor de um espaço de sala de aula preparado para acomodar a dinâmica de 'caça ao tesouro', com os trechos de textos estrategicamente localizados. Recursos adicionais incluem materiais para anotações (papel e canetas) e equipamento para as apresentações (computador com acesso à internet, projetor e caixas de som), garantindo o suporte necessário para as atividades de pesquisa, discussão e apresentação.

  • Textos impressos com figuras de linguagem.
  • Espaço de sala de aula preparado para a dinâmica.
  • Materiais de escrita (papel, canetas).
  • Equipamento para apresentações (computador, projetor, caixas de som).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo