Crítica Social via Memes

Desenvolvida por: Talia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Análise Crítica da Mídia e Produção de Memes

A atividade 'Crítica Social via Memes' visa engajar os alunos do 2º ano do Ensino Médio na reflexão e debate sobre questões sociais contemporâneas, por meio da criação e compartilhamento de memes. Os memes, por sua essência multimídia e popular na cultura digital, são ferramentas poderosas para provocar o diálogo e a reflexão crítica, possibilitando abordar temas sérios de forma leve e acessível. Os alunos serão guiados a selecionar questões sociais de relevância, explorando como diferentes meios de comunicação as discutem. Eles desenvolverão memes que reflitam sua visão crítica sobre o tema escolhido, utilizando linguagem visual, textual e elementos humorísticos. A atividade envolverá pesquisa, análise de discursos em diversos meios, reflexão sobre as escolhas linguísticas e visuais, e discussão sobre o impacto dos memes na sociedade. A exposição dos memes em uma galeria online vai estimular a interação entre os alunos, promovendo um ambiente rico em argumentação e troca de perspectivas. Esta metodologia ativa busca desenvolver a capacidade analítica dos estudantes, seu senso crítico e habilidades de comunicação, explorando a linguagem dos memes como meio de expressão e debate de ideias.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover entre os alunos a capacidade de análise crítica das questões sociais através da linguagem multimídia dos memes, engajando-os na reflexão sobre como essas questões são representadas nos diversos canais de comunicação. Espera-se que os alunos desenvolvam competências como senso crítico, capacidade de síntese, criatividade na comunicação de ideias complexas e habilidade de argumentação e debate. Este trabalho também tem como meta aprimorar o entendimento dos alunos sobre a influência dos memes na cultura digital e na formação da opinião pública, conscientizando-os sobre o poder das escolhas linguísticas e visuais na transmissão de mensagens.

  • Desenvolver a capacidade de análise crítica de discursos em diversos meios.
  • Utilizar criativamente as ferramentas linguísticas e visuais na produção de memes.
  • Promover a reflexão sobre questões sociais atuais.
  • Fomentar o desenvolvimento de habilidades de comunicação e argumentação.
  • Compreender o papel dos memes na cultura digital e na formação da opinião pública.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LGG105: Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.

Conteúdo Programático

Esta atividade envolve o estudo de linguagens multimídia, especialmente a análise dos memes enquanto fenômeno comunicativo contemporâneo. Os alunos aprenderão sobre semioses diversas, considerando elementos visuais, verbais e sonoros, e como essas se combinam para produzir significados. Também abordaremos conceitos de remidiação, discutindo como as mensagens são recontextualizadas em memes para interagir com a audiência de maneira inovadora. O papel dos memes na cultura digital e sua influência na opinião pública serão explorados, destacando a importância de uma comunicação crítica e consciente.

  • Definição e história dos memes na cultura digital.
  • Análise de discursos multimídia e multissemióticos.
  • Ferramentas de edição de imagem e texto para a criação de memes.
  • Questões sociais contemporâneas e sua representação em diversos meios.
  • Impacto dos memes na formação da opinião pública.

Metodologia

A metodologia desta atividade baseia-se na aprendizagem ativa, propiciando aos alunos a oportunidade de serem os protagonistas de seu processo de aprendizado. Inicialmente, será realizada uma discussão guiada sobre a influência dos memes na cultura digital e sua relevância na expressão de opiniões e debates sociais. Os estudantes serão então orientados na pesquisa de questões sociais e na análise de como essas são representadas em diferentes meios de comunicação. Em seguida, workshops práticos de criação de memes serão conduzidos, utilizando softwares de edição de imagem e texto. A culminância do projeto será a apresentação dos memes em uma galeria online, com discussões em grupo sobre as escolhas realizadas na criação de cada meme e sua eficácia em transmitir mensagens críticas e promover debate.

  • Discussão sobre o papel dos memes na cultura digital.
  • Pesquisa e seleção de questões sociais para abordagem.
  • Análise crítica de discursos em diferentes meios de comunicação.
  • Workshops práticos de criação de memes.
  • Criação e compartilhamento de uma galeria online de memes.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução aos conceitos principais e discussão em grupo sobre questões sociais e a representação delas em diversos meios de comunicação. Na segunda aula, os alunos desenvolverão seus memes e haverá a montagem da galeria online, seguida por apresentações e debates.

  • Aula 1: Discussão teórica e pesquisa de questões sociais.
  • Aula 2: Workshop de criação de memes e montagem da galeria online.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas projeto, desde a pesquisa e discussão inicial até a criação e apresentação dos memes. Será considerada a originalidade e criatividade dos memes, bem como a capacidade de análise crítica e articulação dos temas escolhidos. A eficácia dos memes em comunicar suas mensagens e estimular o debate também será um critério importante. Feedback será fornecido, destacando pontos positivos e áreas para melhoria. Esta avaliação formativa busca não apenas quantificar o desempenho dos alunos, mas também contribuir para o seu desenvolvimento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação desta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet para a pesquisa de temas e o uso de softwares de edição de imagem e texto. A disposição de um data show e uma tela será essencial para as apresentações dos memes na galeria online. Recursos online como plataformas de edição de imagem gratuita e repositórios de imagens de uso livre também serão fundamentais. Esses materiais e ferramentas propiciarão aos alunos os meios necessários para a pesquisa, criação e compartilhamento dos memes, garantindo a eficácia da atividade proposta.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Softwares de edição de imagem e texto.
  • Data show e tela para apresentações.
  • Plataformas de edição de imagem gratuita.
  • Repositórios de imagens de uso livre.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo