Mural Literário Interativo

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Análise geopolítica, histórica e cultural da literatura brasileira

Esta atividade pedagógica tem como objetivo principal engajar os alunos do 2º ano do Ensino Médio na exploração crítica da literatura brasileira sob perspectivas geopolíticas, históricas e culturais, através da criação de um mural literário interativo. Os alunos trabalharão em grupos para selecionar obras ou autores significativos da literatura nacional, conduzindo pesquisas aprofundadas sobre contextos de produção e relevâncias culturais e sociais. Cada grupo será responsável por desenvolver uma seção do mural, combinando textos, imagens, análises e curiosidades. Além disso, para enriquecer a experiência de aprendizagem e permitir uma interação mais ampla com a comunidade escolar, os murais incluirão QR Codes que direcionarão para conteúdos multimídia criados pelos próprios alunos, como podcasts e vídeos. Essa abordagem visa fomentar uma compreensão mais dinâmica e abrangente da literatura, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, os alunos serão encorajados a desenvolver uma compreensão crítica e multidimensional da literatura brasileira, relacionando obras e autores com seus contextos históricos, culturais e geopolíticos. Além de aprofundar seu conhecimento literário, os estudantes aprenderão a trabalhar colaborativamente, aprimorarão suas habilidades de pesquisa e comunicação, e utilizarão tecnologias digitais para produzir e compartilhar conhecimento. A interatividade do mural permite uma ampliação das formas de aprendizagem, incentivando os alunos a se tornarem produtores ativos de conteúdo e crítica literária.

  • Desenvolver análise crítica da literatura brasileira em seus contextos de produção
  • Fomentar trabalho em equipe e habilidades de colaboração
  • Estimular uso de tecnologias digitais para pesquisa e produção de conteúdo
  • Promover interação entre a comunidade escolar e a literatura brasileira
  • Aprimorar habilidades de comunicação e expressão criativa dos alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG201: Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LGG401: Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LP01: Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade cobrirá o estudo aprofundado de obras e autores da literatura brasileira, análise crítica de textos, história da literatura e seu contexto social, político e cultural. A integração de tecnologias digitais e metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, oferecerá aos alunos uma experiência educativa contemporânea e envolvente. Além disso, o trabalho colaborativo e a produção de conteúdo interativo introduzirão práticas de comunicação eficaz e criatividade.

  • História e contextos da literatura brasileira
  • Análise crítica de obras literárias brasileiras
  • Uso de tecnologias digitais na educação
  • Metodologias ativas: Aprendizagem Baseada em Projetos e Jogos
  • Produção de conteúdo interativo e multimídia

Metodologia

A metodologia desta atividade será centrada no aluno, utilizando abordagens de Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, para promover uma experiência educacional ativa e significativa. Os alunos trabalharão em grupos para pesquisar, analisar e elaborar conteúdo de uma maneira colaborativa, estimulando suas habilidades críticas e criativas. O uso de QR Codes para adicionar conteúdos multimídia enriquecerá o processo de aprendizagem, promovendo uma interação mais dinâmica com a literatura estudada.

  • Trabalho em grupo para pesquisa e produção do mural
  • Análise crítica e contextual de obras literárias
  • Criação de conteúdos multimídia (podcasts, vídeos) sobre literatura
  • Utilização de QR Codes para enriquecimento do material exposto
  • Discussões em classe e feedback para aprimoramento das apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em 3 horas (aproximadamente 3.6 aulas de 50 minutos), distribuídas em etapas de pesquisa, produção do mural, criação de conteúdo multimídia e apresentação para a comunidade escolar.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos e seleção de obras/autores
  • Aula 2: Pesquisa sobre a obra/autor e início do desenvolvimento do mural
  • Aula 3: Continuação da produção do mural e início da criação de conteúdos multimídia
  • Aula 4: Finalização e revisão dos murais e conteúdos multimídia

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na criatividade e relevância das informações apresentadas no mural, na eficácia da comunicação e na originalidade do conteúdo multimídia criado. Além disso, avaliar-se-á a capacidade de trabalho em equipe e a participação ativa durante todo o processo. Será importante observar a forma como os alunos relacionam o texto literário com seu contexto, analisando sua importância histórica, cultural e geopolítica. Exemplos específicos serão considerados na avaliação para garantir uma apreciação justa e detalhada do esforço de cada grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais para a confecção do mural (papel grande, canetas, colas, tesouras), acesso à internet para pesquisa e criação dos QR Codes, dispositivos para gravação de podcasts e vídeos (pode ser um smartphone) e projeção para a apresentação dos trabalhos para a comunidade escolar. Recursos adicionais de apoio à pesquisa e análise crítica, como acesso a bibliotecas digitais e plataformas de conteúdo educacional, também serão fundamentais.

  • Materiais para confecção do mural
  • Acesso à internet e recursos digitais para pesquisa
  • Dispositivos para gravação de áudio e vídeo
  • Acesso a bibliotecas digitais e plataformas educacionais
  • Sala com projeção para apresentações

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