Esta atividade pedagógica tem como objetivo principal engajar os alunos do 2º ano do Ensino Médio na exploração crítica da literatura brasileira sob perspectivas geopolíticas, históricas e culturais, através da criação de um mural literário interativo. Os alunos trabalharão em grupos para selecionar obras ou autores significativos da literatura nacional, conduzindo pesquisas aprofundadas sobre contextos de produção e relevâncias culturais e sociais. Cada grupo será responsável por desenvolver uma seção do mural, combinando textos, imagens, análises e curiosidades. Além disso, para enriquecer a experiência de aprendizagem e permitir uma interação mais ampla com a comunidade escolar, os murais incluirão QR Codes que direcionarão para conteúdos multimídia criados pelos próprios alunos, como podcasts e vídeos. Essa abordagem visa fomentar uma compreensão mais dinâmica e abrangente da literatura, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração entre os estudantes.
Através desta atividade, os alunos serão encorajados a desenvolver uma compreensão crítica e multidimensional da literatura brasileira, relacionando obras e autores com seus contextos históricos, culturais e geopolíticos. Além de aprofundar seu conhecimento literário, os estudantes aprenderão a trabalhar colaborativamente, aprimorarão suas habilidades de pesquisa e comunicação, e utilizarão tecnologias digitais para produzir e compartilhar conhecimento. A interatividade do mural permite uma ampliação das formas de aprendizagem, incentivando os alunos a se tornarem produtores ativos de conteúdo e crítica literária.
O programa desta atividade cobrirá o estudo aprofundado de obras e autores da literatura brasileira, análise crítica de textos, história da literatura e seu contexto social, político e cultural. A integração de tecnologias digitais e metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, oferecerá aos alunos uma experiência educativa contemporânea e envolvente. Além disso, o trabalho colaborativo e a produção de conteúdo interativo introduzirão práticas de comunicação eficaz e criatividade.
A metodologia desta atividade será centrada no aluno, utilizando abordagens de Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, para promover uma experiência educacional ativa e significativa. Os alunos trabalharão em grupos para pesquisar, analisar e elaborar conteúdo de uma maneira colaborativa, estimulando suas habilidades críticas e criativas. O uso de QR Codes para adicionar conteúdos multimídia enriquecerá o processo de aprendizagem, promovendo uma interação mais dinâmica com a literatura estudada.
A atividade será desenvolvida em 3 horas (aproximadamente 3.6 aulas de 50 minutos), distribuídas em etapas de pesquisa, produção do mural, criação de conteúdo multimídia e apresentação para a comunidade escolar.
A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na criatividade e relevância das informações apresentadas no mural, na eficácia da comunicação e na originalidade do conteúdo multimídia criado. Além disso, avaliar-se-á a capacidade de trabalho em equipe e a participação ativa durante todo o processo. Será importante observar a forma como os alunos relacionam o texto literário com seu contexto, analisando sua importância histórica, cultural e geopolítica. Exemplos específicos serão considerados na avaliação para garantir uma apreciação justa e detalhada do esforço de cada grupo.
Para a realização da atividade, serão necessários materiais para a confecção do mural (papel grande, canetas, colas, tesouras), acesso à internet para pesquisa e criação dos QR Codes, dispositivos para gravação de podcasts e vídeos (pode ser um smartphone) e projeção para a apresentação dos trabalhos para a comunidade escolar. Recursos adicionais de apoio à pesquisa e análise crítica, como acesso a bibliotecas digitais e plataformas de conteúdo educacional, também serão fundamentais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula