Oficina de Jornalismo Escolar

Desenvolvida por: Queila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Comunicação e funções da linguagem, Interpretação e produção de texto

A atividade de criação de um jornal escolar permitirá que os alunos do 2º ano do Ensino Médio explorem e compreendam as funções da linguagem e suas aplicações práticas através da interpretação, produção e edição de textos. Ao longo de quatro aulas, os alunos planejarão e produzirão conteúdos jornalísticos, exercitando habilidades críticas e reflexivas sobre os meios de comunicação e suas funções sociais. A produção final, um jornal escolar, será distribuída na escola, promovendo a disseminação das ideias e trabalhos dos alunos, assim como fortalecendo o senso de comunidade escolar e o protagonismo estudantil. A atividade enfatiza a importância de uma comunicação clara e precisa e o impacto da linguagem no conhecimento e nas relações sociais. Além disso, a experiência prática oferecida permitirá desenvolver competências comunicativas, pensamento crítico, e uma visão crítica acerca da mídia.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento da capacidade dos alunos de interpretar e produzir textos de maneira crítica e eficaz, além de compreender o impacto social da comunicação. A criação de um jornal escolar oferece um contexto realista para o uso e análise de diferentes funções da linguagem, promovendo habilidades de interpretação crítica dos discursos midiáticos e estimulando a criatividade e expressão dos estudantes. Dessa forma, a atividade não apenas ensina técnicas de redação e edição, mas também incentiva a análise da linguagem como instrumento de poder e transformação social. Ao planejar, redigir e editar um jornal, os alunos também adquirem competências colaborativas, essenciais para o trabalho em ambientes coletivos.

  • Interpretar e criticar diferentes textos jornalísticos
  • Entender e aplicar as funções da linguagem em produções textuais
  • Desenvolver habilidades de produção e edição de texto
  • Refletir sobre a função social dos meios de comunicação

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado em três pilares fundamentais que facilitam o domínio das competências necessárias para a elaboração do jornal escolar. Primeiramente, há uma ênfase nas funções da linguagem e suas aplicações nas diferentes formas de comunicação, permitindo que os alunos compreendam profundamente como a linguagem pode influenciar e moldar os discursos e as percepções sociais. Em seguida, o foco é direcionado para a estrutura e elaboração de textos jornalísticos, onde os alunos são encorajados a praticar a produção de diversos formatos, como artigos de opinião, reportagens e entrevistas, adaptando o tom e a linguagem ao público-alvo específico. Finalmente, o processo de edição e diagramação se torna a etapa na qual os alunos analisam criticamente e refinam suas produções, garantindo que o produto final do jornal seja coerente, esteticamente agradável e informativo.

  • Funções da linguagem e suas aplicações
  • Estrutura e produção de textos jornalísticos
  • Processo de edição e diagramação de um jornal

Metodologia

As metodologias adotadas nesta atividade concentram-se em práticas ativas e colaborativas, garantindo que os alunos sejam participantes engajados e protagonistas de seu processo de aprendizagem. A abordagem 'mão-na-massa' é fundamental, pois permite que os alunos experenciem em primeira mão o processo de criação de um jornal, desde a concepção das ideias até a produção e edição dos textos. Essa imersão prática não apenas aprofunda a compreensão dos aspectos teóricos, mas também fortalece habilidades de trabalho em equipe, comunicação, e resolução de problemas. Além disso, o uso de tecnologias digitais para a edição e diagramação do jornal incentiva o desenvolvimento de competências tecnológicas necessárias no mundo moderno, ao mesmo tempo em que se integra ao contexto real da atividade.

  • Atividades práticas e colaborativas
  • Utilização de tecnologias para edição e diagramação
  • Aprendizagem baseada em projetos

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está projetado para se estender ao longo de quatro aulas, cada uma com duração de 50 minutos, permitindo um desenvolvimento estruturado e progressivo das etapas de produção do jornal escolar. As aulas são organizadas para proporcionar um equilíbrio entre teoria e prática, garantindo que os alunos compreendam o conteúdo teórico e tenham tempo suficiente para aplicar esse conhecimento na atividade prática. Cada aula dedica-se a uma fase específica da produção do jornal, desde o planejamento e redação, passando pela edição, até a finalização do projeto. Esse cronograma estruturado incentiva o engajamento contínuo dos alunos, assegurando que cada fase da atividade seja aprofundada de maneira completa e eficaz. Ao final de cada aula, é proposta uma breve reflexão para garantir que os alunos sintetizem e internalizem suas aprendizagens.

  • Aula 1: Planejamento do conteúdo e atribuição de papéis
  • Momento 1: Introdução e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando os objetivos da atividade, destacando a importância da produção de um jornal escolar e como isso contribuirá para o desenvolvimento de habilidades críticas e de comunicação dos alunos. Permita que cada aluno expresse suas expectativas em relação à atividade.

    Momento 2: Discussão sobre Temas e Conteúdos (Estimativa: 15 minutos)
    Facilite uma discussão em grupo para decidir os temas e seções a serem abordados no jornal. Garanta que todos os alunos tenham a chance de compartilhar suas ideias e incentivem a participação ativa de todos. Anote no quadro as sugestões e orientações. É importante que os temas sejam relevantes para a comunidade escolar e contemplem diferentes interesses.

    Momento 3: Atribuição de Papéis e Responsabilidades (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente a distribuição de funções dentro da equipe de produção do jornal, como redatores, editores, diagramadores, e revisores. Explique a importância de cada papel e como cada aluno contribuirá para o produto final. Permita que os alunos escolham suas funções, incentivando o trabalho colaborativo e o compromisso com a equipe.

    Momento 4: Planejamento do Cronograma (Estimativa: 10 minutos)
    Em conjunto com os alunos, estabeleça um cronograma para a produção do jornal, definindo prazos para cada etapa. Estimule os alunos a anotarem as datas importantes e responsabilidades em suas agendas para garantir o cumprimento dos prazos. Avalie se todos os alunos entenderam suas responsabilidades e o cronograma proposto.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de adaptar o material visual para alunos que possam ter dificuldades de visão, como usar recursos de aumento de contraste e letras maiores. Utilize recursos de áudio para descrever o conteúdo visual quando necessário. É importante que você, professor, esteja atento para garantir que todos os alunos possam participar igualmente das discussões. Esteja disponível para fornecer apoio individualizado sempre que necessário, incentivando um ambiente de respeito e cooperação entre os colegas.

  • Aula 2: Redação de artigos e entrevistas
  • Momento 1: Revisão dos Conceitos de Texto Jornalístico (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando com os alunos os conceitos básicos de texto jornalístico discutidos na aula anterior, como estrutura, tipos de artigo e linguagem jornalística. Destaque a diferença entre uma notícia e uma entrevista. Permita que os alunos façam perguntas para esclarecer qualquer dúvida. É importante que os alunos tenham uma compreensão clara desses conceitos antes de iniciarem a redação dos seus próprios textos.

    Momento 2: Planejamento de Artigos e Entrevistas (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a formarem grupos de três a quatro pessoas e planejar os temas dos artigos e entrevistas que irão desenvolver. Estimule a criatividade ao escolherem temas que sejam relevantes para a comunidade escolar. Incentive cada grupo a decidir o formato ideal para transmitir suas ideias – como uma resenha crítica, um artigo de opinião, ou uma entrevista com gestores ou alunos. Passeie pelas mesas e ofereça feedback se necessário, garantindo que cada grupo esteja no caminho certo.

    Momento 3: Redação Coletiva (Estimativa: 20 minutos)
    Agora que os grupos já têm um plano, peça-lhes que iniciem a redação de seus textos. Circula entre os alunos oferecendo ajuda e tirando dúvidas sobre a escolha da linguagem, coerência e coesão. Sugira que estipulem um responsável por cada parte do texto, promovendo a colaboração e a divisão igualitária de tarefas. Este é o momento de observação do envolvimento dos alunos na atividade e do progresso do trabalho.

    Momento 4: Revisão Inicial e Sugestões de Melhoria (Estimativa: 5 minutos)
    Peça aos grupos que, ao final do tempo de redação, troquem seus textos entre si para uma leitura crítica e revisão inicial. Instrua os estudantes a focarem em sugestões construtivas de melhorias, destacando pontos positivos e sugerindo alterações ou ajustes. Promova uma breve discussão entre os grupos para que compartilhem feedback e observações. É fundamental criar um ambiente seguro e colaborativo para a troca de ideias, reforçando a importância da crítica construtiva.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que os alunos que necessitam de apoio tenham acesso a recursos variados como gravações de áudio dos textos ou uso de software de leitura autônoma caso precisem. Desta forma, mesmo que algum aluno tenha dificuldades em realizar a leitura, ele poderá participar ativamente na revisão e feedback crítico dos textos de forma alternativa. Incentive todos os alunos a colaborarem entre si, promovendo um clima de respeito e cooperação mútua.

  • Aula 3: Revisão e edição dos textos produzidos
  • Momento 1: Revisão Coletiva de Textos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula dividindo os alunos em pequenos grupos, com 3 ou 4 participantes, para realizar a revisão coletiva dos textos produzidos anteriormente. Peça aos alunos que troquem seus textos com outros grupos. Oriente-os a realizar uma leitura crítica, focando em aspectos como coesão, clareza, coerência e adequação ao gênero jornalístico. Incentive a troca de feedbacks construtivos, enfatizando pontos positivos e sugerindo melhorias. Caminhe pela sala para auxiliar os grupos, ofereça sugestões quando necessário e assegure-se de que todos estejam engajados.

    Momento 2: Oficina de Edição (Estimativa: 20 minutos)
    Após a revisão coletiva, instrua os alunos a voltarem ao seus próprios textos e aplicarem as sugestões recebidas. Promova uma breve discussão sobre os pontos comuns de melhoria encontrados, como estrutura de parágrafos, ortografia ou escolha de vocabulário, e oriente técnicas de edição. Proponha que os alunos utilizem computadores, se disponíveis, para exercitar a edição digital, incorporando ferramentas de correção de texto. Circula pela sala para oferecer apoio individualizado, orientando o uso eficaz das funções de edição e verificando se os alunos estão engajados no processo de aprimoramento dos textos.

    Momento 3: Revisão Profunda e Finalização (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos a realizarem uma revisão final, focando nos detalhes e ajustes finos dos textos. Peça que eles utilizem uma lista de verificação de elementos-chave a serem revisados, como gramática, pontuação, e factualidade das informações. Proponha pares para uma última leitura cruzada, como forma de garantia adicional de qualidade. Incentive discussions entre os pares para ajustes e melhorias finais, destacando a importância da clareza e precisão no produto final. Avalie a capacidade dos alunos de identificar erros e melhorar a qualidade geral dos textos através de observação direta e feedback.

    Momento 4: Compartilhamento de Experiências (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula com um breve compartilhamento de experiências e aprendizagens. Permita que alguns alunos voluntariamente compartilhem seus desafios e conquistas na atividade de edição. Proponha que reflitam sobre a importância da revisão e edição nos processos comunicativos e como isso se aplica além do jornal escolar. Reforce o valor do trabalho colaborativo e do feedback construtivo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão, disponibilize softwares de leitura de tela para alunos que requerem suporte adicional na leitura e no processo de edição. Ofereça fichas de verificação com elementos prontos para facilitar a tarefa de revisão. Esteja disponível para prestar assistência caso algum aluno necessite de apoio verbal ou auxílio direto no uso das tecnologias de edição. Reforce a atmosfera de respeito e acolhimento, estimulando a cooperação entre os pares para um ambiente de aprendizagem inclusivo e equitativo.

  • Aula 4: Diagramação e finalização do jornal
  • Momento 1: Introdução e Planificação da Diagramação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula lembrando os alunos dos conceitos-chave relacionados à diagramação discutidos anteriormente. Explique a importância de uma apresentação visual clara e coesa e como isso impacta a compreensão do leitor. Apresente rapidamente o software ou ferramentas que serão utilizadas para a diagramação, destacando suas principais funcionalidades. Permita que os alunos expressem brevemente suas expectativas e ideias sobre o design do jornal.

    Momento 2: Trabalho em Grupos para Estruturação Visual (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em grupos, garantindo uma distribuição equitativa de funções, como designer, redator e editor visual. Instrua os grupos a definirem a organização visual do jornal, escolhendo cores, fontes e layout geral. Incentive a colaboração e a criatividade, estimulando-os a desenhar esboços em papel antes de iniciar a diagramação no computador. Circule entre os grupos, auxiliando na resolução de dúvidas técnicas e oferecendo feedback construtivo.

    Momento 3: Diagramação Prática (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os grupos utilizem os computadores para iniciar a diagramação dos textos e imagens, usando o software apresentado. É importante que cada aluno tenha a oportunidade de operar o software, experimentando as diferentes ferramentas de design. Oriente os grupos a salvarem o progresso regularmente e recompartilharem suas ideias em tempo real. Este é um momento crucial para observar o engajamento de cada grupo e fornecer dicas sobre boas práticas de diagramação e design.

    Momento 4: Revisão Coletiva e Feedforward (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula reunindo a turma para uma breve sessão de revisão, onde cada grupo apresenta sua proposta inicial de diagramação. Peça para que os estudantes compartilhem um aspecto positivo e um ponto de melhoria de suas produções. Incentive o feedback construtivo entre os grupos, promovendo a troca de ideias e aprendizado mútuo. Finalize destacando a importância de revisar e ajustar os detalhes antes da publicação final.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a participação de todos, assegure que os computadores estejam equipados com softwares que ofereçam opções de acessibilidade, como leitura de tela e teclado alternativo. Utilize um projetor ou tela grande para demonstrar funções complexas do software. Disponibilize tutoriais impressos ou em áudio para os alunos que precisem de suporte adicional. Mantenha-se disponível para assistências individuais e encoraje o apoio mútuo entre os alunos, promovendo um ambiente inclusivo e colaborativo.

Avaliação

A avaliação desta atividade se baseará em múltiplos métodos para garantir uma análise abrangente do aprendizado dos alunos, alinhada aos objetivos pedagógicos. Inicialmente, será realizada uma avaliação formativa ao longo das aulas, com feedback contínuo, permitindo ajustes e melhorias durante o processo. O objetivo desta abordagem é observar o engajamento e o desenvolvimento das habilidades de interpretação e produção de texto em tempo real. Em termos de critérios de avaliação, os alunos serão avaliados pela qualidade do conteúdo produzido, clareza, originalidade e coerência. Um exemplo prático seria a análise de artigos individuais produzidos para o jornal, onde os alunos apresentarão seus textos, e a avaliação incluirá a estrutura, linguagem adequada e pertinência temática. Esta estratégia proporcionará feedback construtivo e permitirá adaptações conforme necessário, garantindo que todos os alunos, independentemente de seus estilos de aprendizagem, possam alcançar o sucesso educacional.

  • Avaliação formativa contínua com feedback
  • Análise de artigos individuais
  • Qualidade e coerência do jornal final

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade foram pensados para maximizar o engajamento dos alunos e a eficácia do aprendizado, utilizando tanto materiais impressos quanto tecnologia digital. Esses recursos visam não apenas suprir a necessidade de materiais de referência, como exemplos de jornais e artigos para análise, mas também prover as ferramentas necessárias para a elaboração dos conteúdos. Além disso, utiliza-se o suporte de plataformas de edição digital, que são essenciais para a diagramação e o design do jornal, fomentando o desenvolvimento de competências digitais nos alunos enquanto oferecem um ambiente de aprendizado interativo e atualizado.

  • Exemplares de jornais e artigos para estudo
  • Computadores com acesso a software de edição de texto e design
  • Material de papelaria para rascunho e organização

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a multiplicidade de desafios enfrentados por professores em suas atividades diárias, mas reforçamos que é essencial garantir um ambiente de aprendizado inclusivo e acessível para todos os alunos. Para isso, sugerimos abordagens que não onerem financeiramente a escola, mas que ainda assim facilitem a inclusão. Para garantir uma participação equitativa, todos os alunos são incentivados a participar de todas as fases da produção do jornal, com papéis adaptados ao nível individual de habilidade. Recomendamos a utilização de plataformas digitais que proporcionem ajustes de acessibilidade, como leitores de tela e ajustes de contraste para quem necessitar. Além disso, a sala de aula deverá ser organizada de forma a garantir espaços adequados para o trabalho colaborativo, permitindo a movimentação e interação fluída entre os alunos. Assim, asseguramos que todos participem ativamente e sintam-se parte integrante do projeto.

  • Adaptação de papéis e tarefas conforme habilidades individuais
  • Utilização de plataformas digitais com ajustes de acessibilidade
  • Organização do ambiente físico para acessibilidade

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