Roda de Empreendedores: Conhecendo Perfis e Traçando Metas

Desenvolvida por: Sheila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Empreendedorismo e Projetos
Temática: Empreendedorismo e Inovação

A atividade Roda de Empreendedores: Conhecendo Perfis e Traçando Metas é desenhada para estimular nos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma compreensão profunda sobre as diversas facetas do empreendedorismo. Através da metodologia ativa Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos investigarão os diferentes perfis de empreendedores, suas características distintas, desafios e estratégias de sucesso. Após uma pesquisa orientada, cada grupo representará um perfil de empreendedor distintivo, engajando-se em um rico debate sobre realidades empresariais variadas. Esta discussão convergirá para a elaboração de um quadro comparativo que destila essas visões e a culminação do projeto será a criação colaborativa de um plano de negócios para uma startup fictícia. Essa atividade não só fomenta o engajamento participativo e a criatividade, mas também fundamenta a tomada de decisões consciente e informada, habilidades cruciais para futuros profissionais e cidadãos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade centram-se em proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma vivência prática acerca do universo empreendedor, enfatizando a identificação de diferentes perfis empreendedores, a compreensão de seus desafios e a celebração de suas conquistas. Estimula-se o desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico, da capacidade analítica e da habilidade de trabalhar em equipe. Além disso, busca-se aprimorar a comunicação eficaz, tanto na expressão de ideias quanto na assimilação de diferentes pontos de vista, culminando na capacidade de planejar e estruturar um negócio inovador.

  • Identificar e compreender os diferentes perfis de empreendedores e suas características.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a comunicação efetiva.
  • Estimular a tomada de decisão consciente e fundamentada.
  • Criar um plano de negócios básico para uma startup fictícia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP21: Produzir, de forma colaborativa, e socializar playlists comentadas de preferências culturais e de entretenimento, revistas culturais, fanzines, e-zines ou publicações afins que divulguem, comentem e avaliem músicas, games, séries, filmes, quadrinhos, livros, peças, exposições, espetáculos de dança etc., de forma a compartilhar gostos, identificar afinidades, fomentar comunidades etc.
  • EM13LP23: Analisar criticamente o histórico e o discurso político de candidatos, propagandas políticas, políticas públicas, programas e propostas de governo, de forma a participar do debate político e tomar decisões conscientes e fundamentadas.

Conteúdo Programático

A atividade envolve o estudo de teorias empreendedoras, perfis de empreendedores, estratégias de startups bem-sucedidas e planejamento empresarial. Conceitos como inovação, análise SWOT, estratégias de mercado e desenvolvimento de projetos serão explorados para fornecer aos alunos um fundamentação sólida sobre como iniciar e gerenciar uma empresa inovadora.

  • Tipos de empreendedores e suas características principais
  • Desafios comuns e estratégias de sucesso em empreendedorismo
  • Análise SWOT aplicada a startups
  • Estratégias de mercado para novos negócios
  • Criação e desenvolvimento de um plano de negócios

Metodologia

Esta atividade utiliza a Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos, promovendo um ambiente dinâmico, onde os alunos, através de pesquisas guiadas, compartilharão conhecimentos sobre empreendedorismo. Divididos em grupos, eles representarão diferentes perfis de empreendedores, expondo, discutindo e comparando os diversos aspectos e desafios. A elaboração de um plano de negócios para uma startup fictícia permitirá aplicar, de maneira prática, os conhecimentos adquiridos.

  • Pesquisa dirigida sobre diferentes perfis de empreendedores
  • Roda de Debate para discussão e compartilhamento de ideias
  • Elaboração de um quadro comparativo dos perfis de empreendedores discutidos
  • Desenvolvimento colaborativo de um plano de negócios

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos realizarão pesquisas sobre perfis de empreendedores e iniciarão a Roda de Debate. Na segunda aula, conclusão dos debates, elaboração do quadro comparativo e início do desenvolvimento do plano de negócios.

  • Aula 1: Introdução ao empreendedorismo, pesquisa de perfis e início da Roda de Debate.
  • Aula 2: Conclusão da Roda de Debate, elaboração do quadro comparativo e início do plano de negócios.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação efetiva na Roda de Debate, na qualidade e profundidade da pesquisa realizada sobre os perfis de empreendedores, na contribuição para a elaboração do quadro comparativo e na participação no desenvolvimento do plano de negócios. A criatividade, a cooperação entre os membros do time e a habilidade de argumentação serão elementos chave. Exemplos: avaliação por pares para medir participação, utilização de rubricas para a análise do plano de negócios e checklists para a conferência do quadro comparativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets, projetor para apresentações, material para anotação como cadernos e canetas, além de espaços adequados para a realização de debates em pequenos grupos.

  • Acesso à Internet
  • Computadores ou tablets
  • Projetor
  • Material para anotação
  • Espaço adequado para debates

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo