A Arte de Graciliano

Desenvolvida por: Daiara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Literatura Brasileira
Temática: Releitura Contemporânea de 'Vidas Secas'

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio são incentivados a explorar a obra 'Vidas Secas' de Graciliano Ramos. Utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos criarão, em grupos, curtas-metragens que dialoguem com temas abordados no livro, como desigualdade social e sobrevivência. O objetivo é fomentar a criatividade, incentivar o trabalho em equipe e promover uma análise crítica sobre a relevância de Graciliano Ramos para a literatura brasileira e sua conexão com desafios contemporâneos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no desenvolvimento da capacidade de leitura crítica e análise literária dos alunos, ao mesmo tempo que promovem a criatividade e a colaboração em equipe. Os alunos, ao relacionarem a obra de Graciliano Ramos com questões atuais, estarão exercitando suas habilidades argumentativas e reflexivas, essenciais para um desempenho satisfatório em exames como o ENEM. Além disso, a criação de curtas-metragens oferece uma oportunidade de aplicação prática de conceitos, facilitando uma compreensão mais profunda dos temas estudados.

  • Desenvolver a capacidade de leitura crítica e análise literária.
  • Promover a criatividade através da produção de curtas-metragens.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Exercitar habilidades argumentativas e reflexivas.
  • Relacionar literatura com contextos contemporâneos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP53: Analisar, interpretar e avaliar textos de diferentes gêneros literários, de forma a construir o sentido dos textos e posicionar-se criticamente.
  • EM13LP54: Produzir textos orais e escritos, utilizando diferentes linguagens artísticas, explorando múltiplos modos de significação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está estruturado para oferecer aos alunos uma visão abrangente e crítica sobre a obra de Graciliano Ramos, com foco em 'Vidas Secas'. Com a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos terão a oportunidade de expandir suas habilidades através de atividades práticas que promovem a reflexão crítica e a utilização das linguagens artísticas como ferramentas expressivas. Ao criar curtas-metragens, os alunos trabalham a linguagem audiovisual e sua capacidade de sintetizar e transpor a narrativa literária para formatos contemporâneos.

  • Estudo da obra 'Vidas Secas' de Graciliano Ramos.
  • Discussão sobre os temas de desigualdade social e sobrevivência.
  • Criação de roteiro para curtas-metragens.
  • Produção visual e audiovisual na educação.
  • Reflexão crítica e criatividade literária.

Metodologia

A metodologia aplicada é a de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que promove o protagonismo estudantil e a aprendizagem significativa através de atividades práticas e colaborativas. A seleção desta metodologia visa favorecer a compreensão profunda dos temas literários, ao enquadrá-los em contextos atuais através da produção de curtas-metragens. O uso de métodos ativos sensibiliza os alunos para a importância da literatura na interpretação do mundo contemporâneo, estimulando as habilidades de comunicação e trabalho em equipe, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).
  • Trabalhos colaborativos em grupos.
  • Utilização de tecnologias digitais para a produção audiovisual.
  • Debates e discussões guiadas.
  • Feedback contínuo e construtivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma aula de 50 minutos, utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos para facilitar a aprendizagem ativa e significativa. Nesse período, os alunos discutirão a obra de Graciliano Ramos e os temas nela abordados, e esboçarão ideias para o curta-metragem, promovendo um ambiente rico para a participação ativa e o engajamento dos alunos.

  • Aula 1: Discussão sobre 'Vidas Secas' e planejamento inicial do curta-metragem.
  • Momento 1: Introdução e Contextualização da Obra 'Vidas Secas' (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando uma introdução sobre Graciliano Ramos e o contexto histórico e social em que 'Vidas Secas' foi escrito. Destaque os temas principais da obra: desigualdade social e sobrevivência. Use um datashow ou quadro para mostrar imagens e citações que despertem o interesse e a curiosidade dos alunos. Permita que os alunos façam perguntas e compartilhem o que já sabem sobre o autor e o livro para ativar seu conhecimento prévio.

    Momento 2: Discussão em Grupo sobre Temas da Obra (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em grupos e distribua perguntas guia para estimular a discussão sobre os temas abordados em 'Vidas Secas', como a luta pela sobrevivência e a desigualdade social no Brasil. Circule pela sala para garantir que todos os grupos estejam envolvidos e para ajudar a direcionar a discussão, se necessário. Incentive os alunos a relacionarem os temas com situações atuais e permitam que apresentem suas conclusões em um breve resumo ao final da atividade. Avalie a participação de cada grupo e incentive um ambiente acolhedor para troca de ideias.

    Momento 3: Planejamento Inicial do Curta-Metragem (Estimativa: 15 minutos)
    Explique aos alunos que eles iniciarão o planejamento do curta-metragem que criará uma relação com 'Vidas Secas'. Instrua cada grupo a discutir ideias para o roteiro, focando nos temas explorados na discussão anterior. Garanta que todos os alunos tenham um papel ativo no planejamento, seja na escrita, produção ou atuação. Sugira que utilizem folhas de storyboard para organizar suas ideias visuais. Ofereça suporte técnico e criativo conforme necessário e incentive os alunos a serem inovadores. Avalie a criatividade e a colaboração de cada grupo durante essa etapa inicial do planejamento.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, permita pausas durante as atividades e ofereça suporte individual, quando necessário, para manter o foco. Incentive o uso de ferramentas digitais ou aplicativos que possam auxiliar na organização e planejamento das ideias. No momento de discussão em grupo, assegure que os alunos com TDAH se sintam confortáveis em contribuir suas ideias, proporcionando um ambiente de apoio. Trabalhe com os grupos para criar pequenas metas durante a sessão de planejamento, permitindo que os alunos possam visualizar seu progresso de forma tangível e estruturada. Incentive esses alunos a escolherem papéis que se adequem às suas habilidades e confortos específicos.

Avaliação

A avaliação da atividade será diversificada, contemplando métodos que possibilitem a captura de diferentes aspectos do aprendizado. Uma abordagem avaliativa formativa será utilizada para fornecer feedback contínuo, ajustando o processo de aprendizagem em tempo real. O uso de uma rubrica detalhada permitirá aos alunos entender claramente os critérios de avaliação, que incluirão criatividade, colaboração em equipe, interpretação crítica dos temas e a qualidade do produto final. Para alunos com TDAH, adaptações podem ser realizadas nas tarefas, oferecendo mais tempo ou ajustando o formato das atividades.

  • Avaliação formativa e contínua com feedback construtivo.
  • Utilização de rubricas para clareza nos critérios.
  • Adaptações para necessidades individuais.
  • Critérios: Criatividade, colaboração e qualidade do produto final.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, diversos recursos didáticos serão necessários para enriquecer o processo de aprendizagem. Estes incluem a utilização de tecnologias digitais, como softwares de edição de vídeo, que são essenciais para a produção dos curtas-metragens. Recursos audiovisuais também serão explorados, estimulando o uso de linguagens artísticas diversas. Será encorajado o uso de bibliotecas e recursos online para pesquisa e aprofundamento dos temas, alinhando-se de maneira inovadora e enriquecedora ao objetivo da atividade.

  • Cópias da obra 'Vidas Secas'.
  • Softwares de edição de vídeo.
  • Recursos audiovisuais (câmeras, microfones).
  • Acesso a bibliotecas e bases de dados online.
  • Folhas de roteiro e storyboard.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o professor enfrenta muitos desafios diários e valoriza a inclusão e a acessibilidade. Portanto, sugerimos algumas estratégias simples para apoiar alunos com TDAH, sem sobrecarregar o professor. Estratégias práticas incluem o uso de listas de verificação para ajudar na organização e segmentação de tarefas, permitindo que os alunos trabalhem em partes menores e mais gerenciáveis. O ambiente pode ser organizado de forma a minimizar distrações, utilizando fones de ouvido para reduzir o ruído. Além disso, oferecer pausas programadas durante a atividade pode auxiliar no aumento da concentração e produtividade ao reduzir a sobrecarga cognitiva.

  • Listas de verificação para ajudar na organização e foco.
  • Ambiente de aprendizagem livre de distrações.
  • Uso de fones de ouvido para minimizar ruídos indesejados.
  • Pausas programadas para melhorar a concentração.
  • Adaptação das atividades avaliativas para necessidades diversas.

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