Neste plano de aula para alunos do 3º ano do Ensino Médio, os estudantes serão organizados em grupos e ficarão responsáveis por analisar diferentes tipos de mensagens publicitárias, textos informativos e literários. O principal objetivo da atividade é identificar as funções da linguagem predominantes em cada tipo de comunicação. Utilizando metodologias ativas, cada grupo deve desenvolver uma apresentação que utilize recursos visuais para demonstrar como as funções da linguagem são empregadas para criar sensações específicas e provocar reações nos destinatários. Esta atividade fomenta o desenvolvimento do pensamento crítico e habilidades interpretativas, promovendo uma compreensão mais abrangente e prática sobre a aplicação das funções da linguagem em diversos contextos.
Os objetivos de aprendizagem centram-se em promover uma compreensão mais profunda das funções da linguagem, não apenas na teoria, mas na prática. Os alunos serão levados a explorar como essas funções são aplicadas em mensagens do dia a dia, fortalecendo a capacidade de interpretação crítica. A atividade busca desenvolver habilidades necessárias para identificar e analisar elementos linguísticos que impactam a recepção e eficácia das comunicações em diferentes formatos. Isso, por sua vez, consolida competências essenciais para a leitura crítica e criativa de diversos textos.
O conteúdo programático deste plano de aula inclui a exploração das funções da linguagem conforme definidas por Jakobson, que compreendem a função referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética. Os alunos também irão aprender como essas funções são empregadas nos diferentes tipos de textos analisados, compreendendo sua importância para a comunicação eficaz. Essa abordagem integrará teoria e prática, com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre a dinâmica comunicacional em diferentes contextos.
A metodologia aplicada se baseia em princípios de ensino colaborativo e ativo, onde alunos têm papéis centrais no processo de aprendizagem. O trabalho em grupos fomentará a participação ativa, enquanto os recursos visuais ajudarão a melhor expressar as análises realizadas, promovendo um ambiente de troca de ideias e discussão crítica. Além disso, a atividade promove a mediação do professor como facilitador, proporcionando feedback constante e promovendo intervenções que ajudem os grupos a aprofundar suas análises.
O cronograma da atividade compreende duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução teórica sobre as funções da linguagem e formação dos grupos, incluindo a escolha dos materiais a serem analisados. Durante a segunda aula, os grupos terão tempo para finalizar suas análises e preparar as apresentações, culminando nas exposições seguidas de uma discussão coletiva para compartilhar percepções sobre as funções da linguagem estudadas.
A avaliação dos alunos será baseada em critérios qualitativos e quantitativos, dividida em três componentes principais: a participação no grupo, a qualidade da análise apresentada e a eficácia da comunicação e dos recursos visuais utilizados na apresentação. Exemplos de critérios incluem a capacidade de identificar corretamente as funções da linguagem, a originalidade das ideias apresentadas e a coerência e coesão do conteúdo. A autoavaliação e a avaliação entre pares também serão incentivadas, permitindo aos alunos refletir sobre seu próprio desempenho e o dos colegas, promovendo uma cultura de crítica construtiva.
Para esta atividade, diversos recursos serão utilizados para facilitar a análise e apresentação das mensagens. Isso inclui acesso à internet para pesquisa de textos e anúncios, além de projetores e softwares de apresentação para estruturar as exposições. Tais recursos são essenciais para viabilizar o trabalho colaborativo e permitir que os alunos expressem suas análises de maneira clara e criativa.
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