Nesta atividade, denominada 'Batalha das Palavras: Conjunções em Ação', os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão explorar o uso de conjunções na criação de frases com coerência e criatividade. A turma será dividida em dois times; cada time receberá cartões contendo diferentes conjunções. Com esses cartões, os participantes terão que formar frases durante uma série de desafios, sendo avaliados por um jurado escolhido entre os alunos. Este jurado se encarregará de julgar a correção gramatical e a originalidade das frases construídas. As equipes deverão também defender suas escolhas, explicando como as conjunções utilizadas influenciam o sentido e a conexão das ideias apresentadas. O objetivo desta atividade é incentivar a compreensão aprofundada do uso das conjunções e seu impacto no texto, culminando em um debate sobre a alteração do tom e da intenção dos textos com o uso de diversas conjunções.
Os objetivos de aprendizagem visam promover a capacidade de construir frases bem estruturadas e desenvolver a criatividade linguística, incentivando os alunos a explorarem diferentes possibilidades de conexão entre ideias. A atividade busca também a melhoria da habilidade argumentativa, ao requerer que os alunos fundamentem suas escolhas de conjunções, compreendendo o papel delas na coesão e coerência textual.
O conteúdo programático desta atividade abrange a análise e aplicação estratégica de conjunções em diferentes contextos linguísticos, focando na sua relevância para a construção de ideias coerentes e bem conectadas. Envolvendo tanto o aspecto teórico quanto prático, procura-se oferecer um entendimento sólido e aplicável das conjunções na expressão escrita.
A metodologia adotada privilegia a aprendizagem ativa e colaborativa, incentivando os alunos a trabalharem em equipes para explorar e discutir suas escolhas linguísticas. A prática de formação de frases e a defesa das escolhas feitas constituem o cerne da abordagem metodológica adotada, garantindo que os alunos exercitem tanto suas habilidades gramaticais quanto argumentativas.
O cronograma da atividade está estruturado para ser realizado em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos são introduzidos à atividade e participam da primeira rodada de desafios. Na segunda aula, as atividades continuam e encerram-se com um debate coletivo.
A avaliação será composta por dois aspectos principais: correção gramatical e originalidade na construção das frases, além da capacidade de defesa argumentativa. O jurado, juntamente com o professor, atribuirá notas baseadas em critérios previamente discutidos, como a relevância da conjunção escolhida para a coerência da frase, a criatividade na elaboração da ideia e a clareza na apresentação da defesa. Um exemplo prático seria a atribuição de notas em uma escala de 1 a 5, onde '1' representa uma escolha inadequada de conjunção ou defesa incoerente, enquanto '5' reflete uma utilização excelente e uma defesa bem fundamentada.
Os recursos utilizados na atividade incluem materiais básicos de escrita como papel e caneta, além dos cartões contendo conjunções que guiam os desafios. Também se fará uso de quadros e projetores, quando disponíveis, para facilitar as apresentações e o debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula