Batalha de Funções

Desenvolvida por: Raimun… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Funções da Linguagem

A atividade 'Batalha de Funções' é uma prática pedagógica destinada a alunos do 3º ano do Ensino Médio, onde os alunos serão divididos em grupos e cada grupo representará uma das funções da linguagem: referencial, emotiva, conativa, metalinguística, fática e poética. Durante uma roda de debate, os alunos discutirão as características de cada função, defendendo sua relevância no cotidiano. A atividade busca explorar a aplicabilidade prática de cada função da linguagem, estimulando o pensamento crítico e a argumentação. O mediador proporá situações do dia a dia para que cada grupo defenda como sua função da linguagem se aplica melhor ao contexto, incentivando os alunos a explorarem e discutirem as diferentes formas de comunicação e suas finalidades.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Batalha de Funções' visam aprimorar o entendimento dos alunos sobre as funções da linguagem e sua importância na comunicação. Através da participação ativa no debate, os estudantes desenvolverão habilidades de análise crítica e argumentação. Esta metodologia permite que os alunos articulem pensamentos e ideias, compreendam o contexto histórico e cultural das funções da linguagem, e conectem a teoria com a prática, fortalecendo sua capacidade de comunicação efetiva.

  • Analisar criticamente o uso das funções da linguagem em diferentes contextos.
  • Desenvolver habilidades de argumentação eficaz.
  • Compreender a aplicabilidade prática das funções da linguagem no cotidiano.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP26: Analisar criticamente os usos da linguagem em práticas sociais de diferentes contextos e esferas.
  • EM13LP18: Confrontar e analisar informações e equipes argumentativas, hiperbólicas ou não.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foca em aprofundar a compreensão das funções da linguagem por meio de análise e discussão. Aborda as características, usos e importâncias das funções da linguagem, e promove a reflexão crítica sobre como se manifestam no cotidiano. Permite o entendimento da comunicação como ferramenta complexa de interação social, ajustando o foco nas funções específicas em diferentes contextos de uso da língua.

  • Características das funções da linguagem.
  • Usos das funções da linguagem em diferentes contextos.
  • Importância de cada função no cotidiano.

Metodologia

A metodologia aplicada na 'Batalha de Funções' facilita o envolvimento e comprometimento dos alunos com o aprendizado. Utilizando a roda de debate como estratégia central, os alunos são motivados a colaborar em grupos, desenvolver argumentos e aprimorar habilidades comunicativas. O mediador orienta as discussões, garantindo um ambiente desafiador e criativo, que incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico e a aplicação das teorias linguísticas na prática.

  • Roda de debate.
  • Trabalho em grupo.
  • Estudo de casos do cotidiano.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi estruturado para otimizar o tempo da atividade, possibilitando que os alunos tenham uma experiência completa de aprendizado em duas horas. Dividida em duas sessões de 60 minutos, a atividade inclui introdução e contextualização na primeira aula e o debate prático na segunda, permitindo que os alunos assimilem os conteúdos antes de aplicarem seus conhecimentos em discussões práticas.

  • Aula 1: Introdução e divisão dos grupos. Apresentação teórica das funções da linguagem e preparação dos argumentos.
  • Aula 2: Realização do debate, análise crítica entre os grupos e avaliação coletiva dos argumentos apresentados.

Avaliação

A avaliação dos alunos será compreensiva, considerando a participação individual e em grupo durante a atividade, a qualidade dos argumentos apresentados e a capacidade de aplicar teorias linguísticas em situações práticas. Cada aluno receberá feedback do mediador sobre seu desempenho no debate, com foco em como eles utilizaram seu conhecimento para defender a relevância de sua função da linguagem. Exemplos de avaliação incluem análise da coerência e clareza dos argumentos e a habilidade em relacionar os conceitos discutidos com situações reais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade foram selecionados para apoiar o aprendizado ativo e o engajamento dos alunos. O uso de materiais de apoio, como textos e vídeos explicativos, fornecem contexto e exemplos para auxiliar na compreensão das funções da linguagem. Equipamentos de apoio, como quadro branco ou projetor, são úteis para a visualização de conceitos importantes e dar suporte às apresentações durante o debate.

  • Textos e vídeos explicativos.
  • Quadro branco ou projetor.
  • Materiais para anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo