Batalha de Ideias: Debate Literário

Desenvolvida por: Rogéri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Debate Literário com Textos Polêmicos

A atividade 'Batalha de Ideias: Debate Literário' visa envolver os alunos em um debate cativante e argumentativo, centrado em temas polêmicos retirados de textos literários. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um tema controverso para debater. Utilizando a metodologia ativa Roda de Debate, os grupos apresentarão suas argumentações, enquanto os demais alunos atuarão como juízes, avaliando a qualidade e a coerência dos argumentos dos colegas. O principal objetivo é explorar a produção e circulação de discursos, fomentar escolhas fundamentadas e promover o pensamento crítico e analítico. Esta atividade desenvolve as habilidades de interpretação, argumentação e análise dentro de diversos gêneros textuais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem concentram-se no desenvolvimento das habilidades de argumentação e criticidade dos alunos em relação a diferentes tipos de discurso. Ao participarem de um debate pautado em textos literários polêmicos, os alunos são encorajados a construir argumentos sólidos e a reconhecer a importância da fundamentação lógica e evidências textuais. Além disso, a interação propicia um ambiente de aprendizado colaborativo, onde os estudantes desenvolvem tanto suas habilidades de comunicação quanto a empatia e compreensão de diferentes pontos de vista.

  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica de discursos e textos.
  • Promover a capacidade de elaboração de escolhas fundamentadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange análises críticas de textos literários e o uso de diferentes estratégias discursivas para construir argumentação. Os alunos serão expostos a diversos gêneros textuais, permitindo uma interpretação mais profunda das linguagens envolvidas e a identificação das intenções comunicativas em cada discurso. A prática do debate em sala de aula contribuirá significativamente para uma compreensão mais ampla da importância dos elementos textuais e contextuais na formação de opiniões fundamentadas.

  • Análise de textos literários de diferentes gêneros.
  • Discursos e suas estratégias de argumentação.
  • Interpretação e construção de argumentos fundamentados.

Metodologia

A metodologia adotada envolverá a dinâmica da Roda de Debate, uma abordagem ativa e colaborativa, fomentando a participação de todos os alunos. Essa dinâmica propicia um ambiente de interação onde cada grupo tem a chance de apresentar e defender seus argumentos, ao mesmo tempo que os demais analisam criticamente as apresentações. Este formato facilita o desenvolvimento de competências essenciais, como a argumentação e o julgamento crítico, enquanto fornece uma plataforma para os alunos exercitarem suas habilidades de comunicação em um contexto estruturado.

  • Divisão dos alunos em grupos para debates.
  • Apresentação e defesa de argumentos em roda de debate.
  • Participação ativa como juízes por parte dos alunos que não estejam apresentando.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado para dois encontros de 60 minutos cada. No primeiro encontro, os alunos serão introduzidos aos temas polêmicos e a metodologia da atividade, enquanto no segundo encontro ocorrerão os debates, seguidos de uma sessão de avaliação conjunta, onde os argumentos serão analisados de acordo com critérios previamente estabelecidos.

  • Aula 1: Introdução aos temas controversos e explicação da metodologia do debate.
  • Aula 2: Realização dos debates e sessão de avaliação conjunta.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, baseada na participação dos alunos durante os debates e na qualidade dos argumentos apresentados. Serão considerados critérios como organização e coerência dos argumentos, uso adequado de evidências textuais, clareza na comunicação e respeito às opiniões divergentes. Exemplos incluem a atribuição de notas para a estrutura lógica dos argumentos apresentados, a originalidade das ideias e a capacidade de responder contrargumentos de forma eficaz. Além disso, a participação como juízes cobrará dos alunos a habilidade de identificar pontos fortes e fracos dos argumentos dos colegas, fornecendo feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a atividade consistem em textos literários que servirão como base para os debates e recursos visuais que podem auxiliar na organização das ideias dos grupos. O uso de ferramentas digitais como apresentações multimídia pode enriquecer as apresentações, enquanto formulários de feedback servem para estruturar a avaliação pelos alunos.

  • Textos literários selecionados.
  • Recursos visuais e multimídia para apresentação.
  • Formulários de feedback para avaliação dos argumentos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo