Café com Texto: Uma Roda de Debates Literários

Desenvolvida por: Marcia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Literatura Contemporânea e Sociedade

A atividade 'Café com Texto: Uma Roda de Debates Literários' é inspirada nas dinâmicas dos saraus literários e propõe uma imersão nos universos moderno e pós-moderno da literatura brasileira, estabelecendo conexões com temas atuais e discussões contemporâneas. Os alunos serão incentivados a selecionar obras e trechos que dialoguem com aspectos da atualidade como identidade, política, meio ambiente e sociedade. A ideia é promover uma análise crítica por meio da leitura, compartilhamento de perspectivas e discussões guiadas que entrelacem literatura e vivências individuais, visando a reflexão sobre o papel do ser humano na sociedade. Essa abordagem tem o objetivo de estimular o pensamento crítico, a expressão de ideias e a percepção de conexões entre o passado literário e o presente. Os debates em grupo funcionam como um espaço de acolhimento para diversas vozes, facilitando a expressão e a argumentação, enquanto os participantes exploram juntos os diferentes significados e interpretações das obras, sempre num ambiente de respeito pelas diferentes opiniões.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é expandir a compreensão dos alunos sobre a literatura brasileira dos períodos moderno e pós-moderno, contextualizando-a dentro de temas e problemas contemporâneos. Almeja-se que, por meio da análise textual e das discussões em grupo, os estudantes desenvolvam habilidades críticas para entender e questionar o mundo ao seu redor, bem como para reconhecer a relevância e o impacto da literatura na sociedade e nas suas próprias vidas. Além disso, visa-se fomentar a eloquência, a escuta ativa e a capacidade de elaborar argumentações sólidas, incentivando o compartilhamento de pontos de vista e a valorização da diversidade de pensamento.

  • Compreender o contexto histórico e social das obras literárias modernas e pós-modernas brasileiras.
  • Analisar como as questões contemporâneas estão presentes nas obras literárias estudadas.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação.
  • Estimular a capacidade de conexão entre literatura, história e vivências pessoais.
  • Promover a expressão de ideias, respeitando a diversidade de opiniões e perspectivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG703 - Analisar processos de significação em diferentes textos, considerando escolhas linguísticas, discursivas e estilísticas e correlacionando os textos com seus contextos de produção e circulação e com as condições de recepção.
  • EM13LGG702 - Utilizar as diferentes linguagens, seus códigos e suas tecnologias como ferramentas críticas e criativas na compreensão e produção de textos e projetos autorais em diferentes mídias.
  • EM13LP26 - Relacionar textos literários e não literários em diferentes mídias e gêneros, quanto a temas, posições defendidas pelos autores, recursos expressivos, estratégias argumentativas, entre outros aspectos.
  • EM13LP46 - Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas de relevância social, cultural, ambiental, política, linguística, científica, tecnológica ou ética, textos argumentativos orais e multimodais, como painéis, fóruns, discussões dirigidas, seminários, peças teatrais curtas, dentre outros, usando a língua portuguesa de forma adequada.

Conteúdo Programático

Neste plano de atividade, estamos explorando a literatura brasileira moderna e pós-moderna através de um formato dinâmico e participativo de roda de debates. Ao colocarmos em prática a leitura crítica de textos que se relacionam com questões atuais, os estudantes entrarão em contato com uma gama diversa de ideias e sentimentos expressos na literatura. Essa abordagem permite não apenas a aprendizagem sobre o contexto histórico de cada obra, mas também sobre como esses textos continuam relevantes e ressoam com as experiências e desafios contemporâneos.

  • Contexto histórico-literário dos períodos moderno e pós-moderno no Brasil.
  • Análise de temas contemporâneos em obras literárias brasileiras.
  • Debate sobre questões de identidade, política, meio ambiente e sociedade nas obras.
  • Metodologias ativas para a promoção do pensamento crítico.
  • Técnicas de argumentação e expressão de ideias.

Metodologia

Utilizando uma combinação de metodologias ativas, como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos, e roda de debates, a atividade fomenta a interação direta dos alunos com os temas propostos, fazendo com que o aprendizado seja mais significativo. Os alunos iniciarão o trabalho de pesquisa em casa, seguido de uma seleção de textos para leitura e análise, que posteriormente será discutida em grupo. Essa estrutura promove tanto a autonomia do aluno no processo de aprendizagem quanto a colaboração entre os participantes, essenciais para o desenvolvimento de habilidades críticas e argumentativas.

  • Sala de aula invertida para exploração inicial dos temas.
  • Seleção de textos e obras para leitura domiciliar.
  • Utilização da aprendizagem baseada em projetos para análise das obras.
  • Roda de debates para discussão dos temas e expressão das análises.
  • Recurso a técnicas de argumentação e feedback construtivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, será realizada uma introdução aos temas e metodologia de trabalho. Os alunos também começarão a seleção e leitura de textos. Na segunda aula, ocorrerá a roda de debates, onde os alunos terão a oportunidade de apresentar suas análises, discutir diferentes perspectivas e construir conjuntamente uma compreensão ampliada dos temas abordados.

  • Aula 1: Introdução aos temas e metodologias. Início da seleção e leitura de textos.
  • Aula 2: Realização da roda de debates e discussão em grupo.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e na qualidade das análises textuais apresentadas. Serão valorizadas a capacidade de argumentação, a profundidade na análise dos textos e a habilidade de relacionar os temas literários com as questões contemporâneas. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar o desenvolvimento contínuo dos estudantes. A participação nas etapas preparatórias, como a leitura e seleção de textos, também serão consideradas na avaliação final.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários computadores ou tablets com acesso à internet para a pesquisa de textos e obras literárias, além de livros físicos e e-books relevantes aos períodos estudados. Ambientes virtuais de aprendizagem, como fóruns e áreas para compartilhamento de documentos, podem auxiliar na organização e discussão prévia à roda de debates. Papel, canetas e um espaço aconchegante e estimulante para a realização do debate são essenciais para outorgar um ambiente propício à expressão e à troca de ideias.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Acesso a bibliotecas físicas e digitais.
  • Livros, artigos e e-books dos períodos moderno e pós-moderno.
  • Plataformas virtuais de aprendizagem para debate e troca de ideias.
  • Espaço físico preparado para roda de debates.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo