Nesta atividade, intitulada 'Cine Debate: as Figuras de Linguagem no Cinema', alunos do 3º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e habilidades analíticas sobre as figuras de linguagem não apenas no contexto textual, mas também dentro da narrativa cinematográfica. O filme escolhido, a ser anunciado com antecedência, servirá como material base para um estudo detalhado e crítico desses elementos expressivos tanto em seu roteiro quanto nos elementos visuais inerentes à obra. Por meio da técnica de Sala de Aula Invertida, os estudantes serão incentivados a assistirem ao filme antes da aula e, posteriormente, formarão grupos para explorar e discutir suas observações sobre a aplicação variada de figuras de linguagem. Essa etapa de grupo culminará em uma apresentação coletiva, durante a qual deverão elucidar quais figuras de linguagem foram identificadas e a importância dessas para o entendimento mais profundo das diferentes camadas de significado dentro da narrativa e da comunicação visual. Essa metodologia visa não só ampliar a compreensão e apreciação dos alunos para com as nuances da linguagem e sua expressividade, mas também desenvolver habilidades críticas e analíticas perante textos e obras multimodais.
O propósito dessa atividade é permitir que os alunos expandam sua compreensão sobre o uso e impacto das figuras de linguagem em diversos tipos de textos, enfatizando a análise crítica e interpretativa de obras cinematográficas. Através deste exercício, visamos desenvolver nos estudantes a habilidade de identificar, analisar e discutir os diferentes recursos estilísticos e expressivos empregados tanto na fala quanto nos elementos visuais de um filme, promovendo uma compreensão mais aprofundada dos métodos de comunicação e expressão artística. Além disso, a capacidade de trabalhar em grupo, argumentar e apresentar suas ideias de forma clara e coerente são competências que estarão sendo exercitadas e aprimoradas ao longo de todo o processo.
O conteúdo desta atividade traz consigo o estudo aprofundado das figuras de linguagem, não limitando o foco ao âmbito escritural, mas expandindo-o para o universo cinematográfico. As figuras de linguagem, enquanto recurso estilístico, servem para enriquecer a obra, adicionando camadas de significado e potencializando o impacto emocional e interpretativo. Nesta análise, seremos capazes de entender de maneira prática como as metáforas, metonímias, hipérboles, entre outras, se manifestam visual e textualmente nos filmes. Este enfoque multidisciplinar, cruzando Literatura e Artes Visuais, proporciona uma experiência imersiva e abrangente, encorajando os alunos a explorar profundamente a materialidade da linguagem e suas possibilidades expressivas.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada nesta atividade, onde os alunos assistirão ao filme designado previamente e desenvolverão uma pesquisa inicial independente. Durante a aula, serão formados grupos para uma troca rica de impressões e análises, onde cada grupo terá como tarefa identificar e discutir as figuras de linguagem encontradas no filme. A utilização desta abordagem visa estimular a autonomia do aluno, o aprendizado colaborativo e a aplicação prática de conhecimentos teóricos. A culminância será uma apresentação em grupo, preparada com base nas discussões, destinada a compartilhar as descobertas com a turma, fortalecendo assim a capacidade de argumentação e síntese.
Dividida em uma sessão de 2 horas, essa atividade começa com uma breve introdução e contextualização pelo professor, seguida da formação dos grupos e discussões focadas nas descobertas individuais e coletivas. Após a consolidação das informações pelo grupo, cada equipe terá tempo para preparar sua apresentação. A atividade culmina com as apresentações dos grupos, seguido de uma sessão de feedback e reflexão conjunta.
A avaliação desta atividade será realizada com base na participação ativa dos alunos nas discussões de grupo, na habilidade de identificar e analisar corretamente as figuras de linguagem no filme, além da qualidade e criatividade das apresentações feitas. Será considerado também o engajamento dos alunos durante a atividade, sua capacidade de trabalhar em equipe e a articulação de suas ideias durante a apresentação. A avaliação contemplará tanto o processo de aprendizagem quanto o produto final, incentivando um feedback construtivo que possa contribuir para a evolução contínua dos alunos.
Para a realização desta atividade, será necessário o acesso ao filme selecionado, disponível para todos os alunos anteriormente à aula. Além disso, será utilizada uma sala de aula equipada com projetor e sistema de som para as apresentações, além de materiais básicos como computador, acesso à internet e softwares de apresentação. Materiais de suporte, como guias de análise fílmica e exemplos de figuras de linguagem, serão disponibilizados pelo professor para facilitar o processo de exploração e análise por parte dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula