Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão imersos no universo cinematográfico, com enfoque em filmes e documentários que tratam de temáticas sociais pertinentes. Através da análise e discussão destas obras, os estudantes serão incentivados a desenvolver um olhar crítico sobre os assuntos abordados e sua relação com a sociedade atual. O ponto alto da atividade será o fórum de discussão, propiciando um espaço de diálogo e reflexão sobre os temas vistos, com especial atenção às competências e habilidades requeridas na redação do ENEM. Por fim, a produção textual será o instrumento pelo qual os alunos poderão articular suas ideias, opiniões e argumentos, aplicando as normas da gramática normativa e elementos de estilística, demonstrando capacidade argumentativa e reflexiva sobre os temas discutidos.
O objetivo desta atividade é promover a conscientização crítica e a capacidade de argumentação dos alunos, por meio da análise de filmes e documentários de cunho social. Pretende-se com isso estimular o desenvolvimento da capacidade de interpretação de textos multimodais, a articulação de ideias e a argumentação consistente, elementos fundamentais na composição de textos dissertativo-argumentativos, como os demandados pelo ENEM. Além disso, espera-se que os estudantes aprimorem suas habilidades lingüísticas, tanto em relação à gramática normativa quanto aos aspectos estilísticos da produção textual.
A atividade prevê a análise de conteúdos cinematográficos ligados a temáticas sociais, desenvolvendo nos alunos a habilidade de leitura crítica que abrange desde a decodificação de textos multimodais até a interpretação e argumentação sobre questões sociais contemporâneas. A incursão pelos aspectos gramaticais e estilísticos na produção textual visa aprofundar o conhecimento linguístico dos alunos, preparando-os para uma comunicação eficaz e para a produção de textos crítico-reflexivos.
A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será aplicada na presente atividade. Inicialmente, os alunos assistirão aos filmes e documentários selecionados, seguidos de uma análise guiada para identificar elementos significativos relacionados às temáticas sociais. Esta análise será a base para o fórum de discussão, onde os estudantes terão a oportunidade de expressar suas opiniões, argumentar e debater com os colegas. Por fim, a produção textual permitirá aos alunos consolidar seus conhecimentos e posicionamentos sobre os temas discutidos, aplicando conceitos debatidos ao longo das sessões.
A atividade é projetada para ser executada em uma carga horária total de 20 horas, divididas em 20 aulas de 60 minutos cada. Cada fase da atividade está alocada de maneira a garantir uma progressão lógica e pedagógica, desde a imersão nas obras cinematográficas até a produção textual crítica e reflexiva pelos alunos.
A avaliação desta atividade será realizada por meio da análise dos textos produzidos pelos alunos, levando em consideração a coerência, coesão, argumentação, uso adequado da norma padrão da língua portuguesa e a capacidade de articulação das ideias com os conceitos discutidos durante as análises e debates. Além disso, a participação ativa e a contribuição para o fórum de discussão também serão consideradas como critérios avaliativos. Será dado feedback individualizado aos alunos, buscando reconhecer os avanços e apontar caminhos para o desenvolvimento das habilidades de escrita e de argumentação.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como: acesso a filmes e documentários (preferencialmente com direitos autorais para exibição em ambiente educacional), projetor e tela para a exibição, ambiente virtual para hospedagem do fórum de discussões, material para anotações e pesquisas complementares, e acesso a computadores ou dispositivos móveis para a escrita e revisão dos textos. O uso de recursos digitais será fundamental para o enriquecimento da experiência de aprendizagem, facilitando o acesso a informações, a interação entre os alunos e a produção textual.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula