Cine-Fórum: Análise e Produção de Texto

Desenvolvida por: Alice … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Análise crítica da mídia

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão imersos no universo cinematográfico, com enfoque em filmes e documentários que tratam de temáticas sociais pertinentes. Através da análise e discussão destas obras, os estudantes serão incentivados a desenvolver um olhar crítico sobre os assuntos abordados e sua relação com a sociedade atual. O ponto alto da atividade será o fórum de discussão, propiciando um espaço de diálogo e reflexão sobre os temas vistos, com especial atenção às competências e habilidades requeridas na redação do ENEM. Por fim, a produção textual será o instrumento pelo qual os alunos poderão articular suas ideias, opiniões e argumentos, aplicando as normas da gramática normativa e elementos de estilística, demonstrando capacidade argumentativa e reflexiva sobre os temas discutidos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover a conscientização crítica e a capacidade de argumentação dos alunos, por meio da análise de filmes e documentários de cunho social. Pretende-se com isso estimular o desenvolvimento da capacidade de interpretação de textos multimodais, a articulação de ideias e a argumentação consistente, elementos fundamentais na composição de textos dissertativo-argumentativos, como os demandados pelo ENEM. Além disso, espera-se que os estudantes aprimorem suas habilidades lingüísticas, tanto em relação à gramática normativa quanto aos aspectos estilísticos da produção textual.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica de conteúdos multimodais.
  • Promover a capacidade argumentativa e articulação de ideias.
  • Estimular a reflexão crítica sobre temáticas sociais relevantes.
  • Aprimorar o conhecimento sobre gramática normativa e estilística na produção textual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG301 - Analisar, de ponto de vista crítico, conteúdos veiculados nos meios de comunicação, para desenvolver e projetar práticas de consumo e produção conscientes na cultura de massa.
  • EM13LGG703 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
  • EM13LP46 - Produzir textos de gêneros discursivos variados, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EM13LP53 - Aplicar as regras da norma padrão da língua portuguesa nas produções textuais.
  • EM13LGG604 - Avaliar a função social das diferentes linguagens e suas tecnologias, reconhecendo-as como meio de construção de conhecimento e de direitos.

Conteúdo Programático

A atividade prevê a análise de conteúdos cinematográficos ligados a temáticas sociais, desenvolvendo nos alunos a habilidade de leitura crítica que abrange desde a decodificação de textos multimodais até a interpretação e argumentação sobre questões sociais contemporâneas. A incursão pelos aspectos gramaticais e estilísticos na produção textual visa aprofundar o conhecimento linguístico dos alunos, preparando-os para uma comunicação eficaz e para a produção de textos crítico-reflexivos.

  • Análise crítica de filmes e documentários.
  • Debate e discussão em fórum sobre temáticas sociais.
  • Regras da gramática normativa e estilística na produção textual.
  • Produção de textos dissertativo-argumentativos com foco nas temáticas debatidas.

Metodologia

A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será aplicada na presente atividade. Inicialmente, os alunos assistirão aos filmes e documentários selecionados, seguidos de uma análise guiada para identificar elementos significativos relacionados às temáticas sociais. Esta análise será a base para o fórum de discussão, onde os estudantes terão a oportunidade de expressar suas opiniões, argumentar e debater com os colegas. Por fim, a produção textual permitirá aos alunos consolidar seus conhecimentos e posicionamentos sobre os temas discutidos, aplicando conceitos debatidos ao longo das sessões.

  • Exibição dos filmes/documentários.
  • Análise guiada das obras.
  • Fórum de discussão em grupo.
  • Produção textual individual.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade é projetada para ser executada em uma carga horária total de 20 horas, divididas em 20 aulas de 60 minutos cada. Cada fase da atividade está alocada de maneira a garantir uma progressão lógica e pedagógica, desde a imersão nas obras cinematográficas até a produção textual crítica e reflexiva pelos alunos.

  • Aula 1-3: Seleção e exibição dos filmes/documentários.
  • Aula 4-6: Análise guiada das obras cinematográficas.
  • Aula 7-9: Preparação e realização do fórum de discussão.
  • Aula 10-12: Debate e compartilhamento de impressões no fórum.
  • Aula 13-15: Estudo de gramática normativa e estilística.
  • Aula 16-20: Produção, revisão e apresentação dos textos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada por meio da análise dos textos produzidos pelos alunos, levando em consideração a coerência, coesão, argumentação, uso adequado da norma padrão da língua portuguesa e a capacidade de articulação das ideias com os conceitos discutidos durante as análises e debates. Além disso, a participação ativa e a contribuição para o fórum de discussão também serão consideradas como critérios avaliativos. Será dado feedback individualizado aos alunos, buscando reconhecer os avanços e apontar caminhos para o desenvolvimento das habilidades de escrita e de argumentação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como: acesso a filmes e documentários (preferencialmente com direitos autorais para exibição em ambiente educacional), projetor e tela para a exibição, ambiente virtual para hospedagem do fórum de discussões, material para anotações e pesquisas complementares, e acesso a computadores ou dispositivos móveis para a escrita e revisão dos textos. O uso de recursos digitais será fundamental para o enriquecimento da experiência de aprendizagem, facilitando o acesso a informações, a interação entre os alunos e a produção textual.

  • Acesso a filmes e documentários.
  • Projetor e tela para exibição.
  • Ambiente virtual para o fórum de discussões.
  • Computadores ou dispositivos móveis.
  • Material para anotações.
  • Guias de análise fílmica.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo