Círculo Literário Afro-Latino

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Literatura Afro-Latino-Americana

O Círculo Literário Afro-Latino consiste em uma atividade pedagógica planejada para alunos do 3º ano do Ensino Médio, que visa explorar e analisar obras literárias produzidas por autores afro-latino-americanos. Através da divisão da turma em pequenos grupos, esta atividade busca promover o diálogo, a colaboração e a análise crítica sobre temas como representatividade, descolonização e antirracismo presentes nas obras selecionadas. Cada grupo será responsável pela leitura de uma obra (livro ou conto), conduzindo posteriormente uma apresentação para a classe sobre os principais aspectos da narrativa, incluindo a abordagem dos temas propostos e a reflexão sobre a relevância da representatividade cultural e social veiculada. O objetivo é criar um espaço de discussão e reflexão coletiva que fomenta não apenas a compreensão literária, mas também a consciência social e histórica, enfatizando a importância da literatura afro-latino-americana na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Objetivos de Aprendizagem

A implementação desta atividade visa atingir múltiplos objetivos educacionais, incluindo o desenvolvimento da capacidade de análise literária crítica, o fomento do debate sobre questões de antirracismo e descolonização, e a promoção do reconhecimento da importância da representatividade negra na literatura. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e discutir os temas e questões sociais e históricas presentes nas obras lidas, além de compreender e valorizar a contribuição dos escritores afro-latino-americanos para a literatura mundial.

  • Promover a análise crítica de obras literárias afro-latino-americanas.
  • Fomentar discussões sobre representatividade, antirracismo e descolonização na literatura.
  • Desenvolver habilidades de apresentação oral e debate em grupo.
  • Estimular a apreciação pela diversidade cultural e histórica presente na literatura afro-latino-americana.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Utilizar as diferentes linguagens
  • EM13LP19 - Analisar e produzir textos
  • EM13LGG703 - Compreender e utilizar as linguagens
  • EM13LP53 - Participar de práticas de discussão
  • EM13LP46 - Engajar-se na análise de diversidades linguísticas

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba um estudo dirigido da literatura afro-latino-americana, abordando aspectos como a narrativa literária, contextos históricos e sociais relevantes às obras, e o papel da literatura no debate sobre questões raciais e de descolonização. Através da leitura e análise de obras selecionadas, os alunos explorarão a diversidade de vozes e perspectivas presentes nesse segmento literário, desenvolvendo assim uma compreensão mais aprofundada e crítica da literatura e sua função social.

  • Análise literária de obras afro-latino-americanas
  • Contextualização histórica e social das obras
  • Debates sobre representatividade e descolonização na literatura
  • Estudo sobre a contribuição da literatura afro-latino-americana para o entendimento de questões raciais

Metodologia

Através da metodologia ativa, os alunos serão protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem. Após a divisão da turma em grupos, cada um será encarregado de ler a obra designada, conduzindo uma pesquisa sobre o autor e o contexto histórico-social da narrativa. Os grupos deverão então preparar uma apresentação, utilizando recursos visuais, dramatizações ou qualquer outro meio que considerem pertinente para compartilhar suas análises e discussões com a classe. Este método incentiva a participação ativa dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico.

  • Leitura e análise de textos literários
  • Pesquisa sobre contexto histórico-social das obras
  • Preparação de apresentações em grupo
  • Sessões de debate e discussão em classe

Aulas e Sequências Didáticas

A realização da atividade será dividida em dois encontros de 60 minutos cada. No primeiro encontro, os grupos receberão as obras e iniciarão a leitura e investigação. O segundo encontro será dedicado às apresentações dos grupos e às discussões subsequentes, permitindo uma troca rica entre os alunos e o aprofundamento na análise das questões abordadas.

  • Aula 1: Distribuição das obras e início da leitura e pesquisa.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e discussão em classe.

Avaliação

A avaliação será realizada com base na participação dos alunos durante as discussões, na qualidade da análise literária apresentada pelos grupos e na capacidade de relacionar as obras com os temas propostos (representatividade, descolonização e antirracismo). Será considerado ainda o engajamento dos alunos na preparação e execução das apresentações. Ferramentas como rubricas detalhadas, que levem em conta a argumentação, clareza, criatividade e profundidade de análise, serão utilizadas para garantir uma avaliação justa e coerente.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, serão necessários livros ou contos afro-latino-americanos, acesso à internet para pesquisa sobre os autores e contextos, além de materiais para as apresentações, como projetor, computador e materiais para confecção de cartazes ou outros recursos visuais. Incentiva-se também o uso de plataformas digitais para a organização e compartilhamento das ideias e pesquisas realizadas pelos grupos.

  • Livros ou contos afro-latino-americanos
  • Acesso à internet
  • Projetor e computador para apresentações
  • Materiais para confecção de recursos visuais
  • Plataformas digitais para organização e compartilhamento de ideias

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo