Construindo Pontes Textuais

Desenvolvida por: Vaucli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Produção de textos expositivos sobre temas controversos da atualidade

A atividade 'Construindo Pontes Textuais' desafia os alunos do 3º ano do Ensino Médio a desenvolverem e aprimorarem suas competências de leitura, escrita e argumentação, por meio da produção de textos expositivos sobre temas atuais e polêmicos. Para tal, serão oferecidos tópicos variados, contemplando questões ambientais, tecnológicas e sociais, entre os quais os alunos deverão escolher aquele que mais lhes interessar. A partir dessa escolha, conduzirão pesquisas, selecionarão e analisarão informações relevantes e, com base nelas, construirão seus argumentos, utilizando de forma adequada elementos e recursos coesivos. Um aspecto diferenciado desta atividade é a exigência de estabelecer conexões com outros textos de diversos gêneros, visando enriquecer os argumentos desenvolvidos e evidenciar competências de intertextualidade e interdiscursividade. Esta prática pedagógica não apenas desenvolve a habilidade de argumentação dos alunos, como também testa sua capacidade de análise crítica e síntese de informações complexas, aspectos fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e participativos na sociedade contemporânea.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa fundamentalmente capacitar os alunos a produzirem textos expositivos coerentes e bem fundamentados sobre temas contemporâneos relevantes. Pretende-se que, ao final, os estudantes estejam aptos a desenvolver argumentos lógicos e robustos, a utilizar de maneira eficaz elementos coesivos na construção textual e a estabelecer conexões significativas com diversos tipos de textos, fortalecendo suas habilidades de leitura crítica. Além disso, o desafio busca incentivar o pensamento crítico e a capacidade de pesquisa, essenciais para a ampliação de seus horizontes culturais e seu desenvolvimento enquanto indivíduos conscientes de seu papel na sociedade.

  • Desenvolver habilidades de escrita e argumentação.
  • Utilizar elementos e recursos coesivos para estruturar textos.
  • Analisar e sintetizar informações provenientes de diversas fontes.
  • Estabelecer conexões entre textos de diferentes gêneros.
  • Fomentar a capacidade de pesquisa e pensamento crítico.

Conteúdo Programático

A preparação para a escrita de textos expositivos argumentativos sobre temáticas contemporâneas contempla o estudo de elementos e recursos de coesão textual, análise de gêneros textuais distintos como notícias, artigos científicos e opiniões, além de estratégias de pesquisa eficaz em fontes confiáveis. Serão abordadas técnicas para estabelecimento de argumentos sólidos, estruturação lógica do texto e embasamento de opiniões com dados verificáveis. Esta preparação inclui também o desenvolvimento de uma perspectiva crítica sobre as informações encontradas, essencial para a defesa de posicionamentos sobre questões complexas da atualidade.

  • Elementos e recursos coesivos na escrita.
  • Análise de gêneros textuais diversos.
  • Técnicas de pesquisa e seleção de fontes confiáveis.
  • Estruturação e desenvolvimento de argumentos.
  • Técnicas para estabelecimento de intertextualidade.

Metodologia

A atividade será realizada utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos serão encorajados a serem protagonistas do seu aprendizado. A abordagem inclui aulas dialogadas para introdução dos conceitos, seguidas de atividades práticas de pesquisa e análise de textos. Os estudantes trabalharão em grupos para debater os tópicos escolhidos, construir seus argumentos e revisar seus textos, favorecendo a construção colaborativa do conhecimento. A utilização de ferramentas digitais será incentivada para a pesquisa e elaboração dos textos.

  • Aulas dialogadas para exploração dos temas e conceitos chave.
  • Atividades práticas de pesquisa e análise textual.
  • Trabalho em grupo para discussão e construção argumentativa.
  • Revisão colaborativa dos textos.
  • Uso de tecnologias digitais para pesquisa e escrita.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totalizará 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira sessão, será feita a apresentação da atividade, exploração dos temas e início da pesquisa. Na segunda aula, os alunos realizarão a escrita, revisão e apresentação dos textos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e início das pesquisas.
  • Aula 2: Escrita, revisão e apresentação dos textos.

Avaliação

A avaliação se dará por meio da análise dos textos produzidos pelos alunos, considerando a clareza, coerência, capacidade argumentativa, uso correto de elementos e recursos coesivos e a adequação na utilização de fontes e intertextos. Será valorizado o esforço de pesquisa e a originalidade na escolha dos argumentos. Além da avaliação textual, será considerada a participação durante as aulas e os debates, visando uma avaliação formativa e participativa. A pontuação será distribuída entre esses critérios, enfatizando a importância de cada etapa do processo de aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos abrangem materiais didáticos para a apresentação de conceitos, textos variados para análise e exemplos de textos argumentativos expositivos. Serão utilizadas plataformas digitais para pesquisa e ferramentas de edição de texto. A sala de aula será equipada com recursos audiovisuais para as apresentações e discussões.

  • Material didático sobre escrita e argumentação.
  • Exemplos de textos de diferentes gêneros.
  • Acesso a bibliotecas e bancos de dados online.
  • Ferramentas de edição de texto.
  • Recursos audiovisuais para apresentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo