A atividade 'Criando Conexões Contemporâneas' foi desenvolvida para engajar os alunos do 3º ano do Ensino Médio na exploração crítica de obras da literatura contemporânea brasileira, motivando-os a estabelecer ligações com o zeitgeist atual em diversas esferas, como política, sociedade, cultura e tecnologia. Os alunos serão alocados em grupos e receberão cartões informativos sobre variadas obras literárias. A missão é investigar e identificar conexões entre os temas, personagens e narrativas dessas obras com acontecimentos e tendências do mundo contemporâneo. Essa abordagem permitirá aos estudantes não apenas a compreensão profunda dos textos, mas também o desenvolvimento de habilidades analíticas, críticas, de pesquisa, argumentação e apresentação, além de promover a construção coletiva do conhecimento e a valorização da literatura nacional como espelho e crítica da realidade vigente.
Esta atividade visa fomentar nos alunos do Ensino Médio uma compreensão aprofundada da literatura contemporânea brasileira em relação ao seu contexto, estimulando a análise crítica e reflexiva. O objetivo é desenvolver habilidades de investigação e argumentação ao encorajar os estudantes a estabelecer conexões entre a literatura e os eventos atuais, abrangendo âmbitos político, social, cultural e tecnológico. Almejamos, assim, cultivar nos alunos a capacidade de interpretar obras literárias à luz de contextos contemporâneos, além de aprimorar suas competências comunicativas, tanto na expressão oral quanto na escrita.
O conteúdo programático está centrado na análise de obras da literatura contemporânea brasileira, enfatizando a abordagem crítica e comparativa com o contexto atual. Serão exploradas as caracterizações, temas e abordagens contidas nas obras, avaliando sua relevância e reflexo em discussões contemporâneas, propiciando uma imersão na atualidade socio-política e cultural através da literatura.
A metodologia empregada será baseada em aprendizagem ativa, onde os alunos terão papel central na descoberta, análise e discussão dos temas. Grupos de trabalho serão formados para fomentar a colaboração e o debate. Cada grupo receberá cartões com informações sobre as obras, iniciando a pesquisa sob orientação do professor. O uso de tecnologias digitais será incentivado para a investigação. As apresentações finais dos grupos serão momentos de compartilhamento de descobertas, fomentando a argumentação e a expressão oral.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após uma introdução teórica, os alunos serão agrupados e iniciarão a pesquisa. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas pesquisas e realizarão as apresentações.
A avaliação será realizada com base na profundidade da análise apresentada, capacidade de estabelecer conexões relevantes entre a obra literária e o contexto contemporâneo, qualidade da argumentação, criatividade, e eficácia da apresentação em comunicar os achados. Será considerado também o envolvimento do grupo na pesquisa e na discussão. O professor pode aplicar uma rubrica de avaliação, considerando esses critérios para garantir uma avaliação justa e construtiva.
Os recursos necessários incluem cartões informativos sobre as obras literárias, acesso à internet para pesquisa, projeção para apresentações, além de materiais de apoio para anotações. Ferramentas digitais, como plataformas de apresentação e bases de dados acadêmicas, serão fundamentais para a pesquisa e preparação das apresentações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula