De Repórter a Editor: Criando seu Jornal

Desenvolvida por: Cimara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção jornalística e multimídia

Na atividade 'De Repórter a Editor: Criando seu Jornal', os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão incentivados a explorar o universo jornalístico, assumindo papéis desde repórteres até editores. Divididos em equipes, cada uma ficará responsável por desenvolver uma seção específica de um jornal escolar, cobrindo áreas como notícias locais, cultura e esportes. Esse projeto pedirá que os estudantes realizem pesquisas aprofundadas, conduzam entrevistas com membros da escola e da comunidade, além de redigir e editar artigos. Esta iniciativa visa simular o ambiente dinâmico de uma redação, fomentando o desenvolvimento de habilidades essenciais como escrita criativa, pesquisa, colaboração em grupo e pensamento crítico. O resultado final será a produção de um jornal, seja ele impresso ou digital, que será compartilhado com toda a comunidade escolar, permitindo que o trabalho dos alunos seja reconhecido e apreciado por um público mais amplo.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto busca capacitar os alunos na prática jornalística integrada, desde a pesquisa inicial até a publicação final de um material. Visa incentivar a habilidade de escrita, essencial para a comunicação eficaz, além de aprimorar a capacidade de pesquisa, crucial para a obtenção de informações confiáveis e pertinentes. Fomenta, também, o trabalho em equipe, ao dividir os estudantes em grupos com funções distintas, mas complementares, estimulando assim o desenvolvimento de um ambiente colaborativo. Outro ponto de destaque é a promoção do senso crítico, importante tanto na seleção das notícias a serem cobertas quanto na maneira de abordá-las, permitindo aos alunos uma compreensão mais aprofundada da realidade que os cerca.

  • Desenvolver habilidades de escrita e comunicação eficaz
  • Aprimorar técnicas de pesquisa e verificação de informações
  • Estimular o trabalho em equipe e a gestão de projetos
  • Promover o senso crítico e a reflexão sobre a realidade
  • Familiarizar os alunos com o ambiente e rotinas de uma redação jornalística

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG301 - Utilizar as linguagens verbal, visual, audiovisual, digital, corporal, artística e gráfica, nas diversas práticas sociais, para se expressar, partilhar e construir sentidos e significados e produzir conhecimento.
  • EM13LGG602 - Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se informar, informar e ser informado, bem como para construir conhecimentos e socializá-los.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba o estudo da estrutura de um jornal e dos diferentes gêneros textuais presentes em suas seções. Além disso, inclui o desenvolvimento de técnicas de entrevista e coleta de informações, bem como a verificação da credibilidade das fontes. A atividade também contempla o aprimoramento da escrita jornalística, focando na objetividade, clareza e precisão. Complementarmente, será abordada a importância do trabalho colaborativo dentro de uma redação, a ética jornalística e o impacto das notícias na sociedade.

  • Estrutura e seções de um jornal
  • Gêneros textuais jornalísticos
  • Técnicas de entrevista e coleta de informações
  • Avaliação da credibilidade das fontes
  • Escrita jornalística: objetividade, clareza e precisão
  • Trabalho colaborativo em redação
  • Ética jornalística
  • Impacto das notícias na sociedade

Metodologia

Adotando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade pedagógica guiará os alunos por um processo de aprendizado dinâmico e participativo. Inicia-se com uma exposição teórica sobre o jornalismo, seguida de demonstrações de como realizar entrevistas e pesquisas. Posteriormente, os alunos, organizados em grupos, assumirão responsabilidades específicas dentro da criação do jornal, estimulando a divisão de tarefas e a colaboração mútua. A reflexão sobre os trabalhos e a autocorreção serão incentivadas, criando um ciclo contínuo de aprendizado e aprimoramento.

  • Exposição teórica sobre jornalismo e ética
  • Demonstração de técnicas de pesquisa e entrevista
  • Produção de conteúdo em grupos divididos por seções
  • Reuniões periódicas para discussão do progresso e integração das seções
  • Feedback dos professores e autocorreção

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão abordados os conceitos teóricos e apresentadas as técnicas jornalísticas. Também ocorrerá a divisão de tarefas e a organização dos grupos. A segunda aula será dedicada à produção do conteúdo, revisão e finalização do jornal, preparando o material para sua divulgação na escola.

  • Aula 1: Introdução ao jornalismo e divisão de equipes.
  • Aula 2: Produção, revisão e finalização do jornal.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo de criação do jornal, desde a fase de planejamento até a publicação final. Consideraremos a qualidade jornalística dos textos, a criatividade, o respeito aos princípios éticos, a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de cumprir prazos. Além disso, a reflexão crítica sobre o trabalho realizado e a capacidade de realizar melhorias com base em feedback também serão aspectos avaliados. O produto final, o jornal, será apresentado para toda a escola, permitindo também uma avaliação por parte da comunidade escolar.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos de escritório, acesso a computadores com programas de edição de texto e internet para pesquisa. Recomenda-se também a utilização de gravadores ou smartphones para as entrevistas, e câmeras fotográficas para registro visual, fortalecendo a seção de notícias locais e culturais. Além disso, a disponibilidade de uma plataforma digital para a publicação do jornal digital será considerada um recurso valioso.

  • Materiais de escritório (papel, canetas)
  • Computadores com softwares de edição de texto
  • Acesso à Internet para pesquisa
  • Gravadores ou smartphones para entrevistas
  • Câmeras fotográficas para registros visuais
  • Plataforma digital para publicação do jornal

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