Desvendando o Jornal: Análise Crítica e Redação

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Área do Conhecimento/Disciplinas: Interpretação e Produção de Texto
Temática: Análise Crítica de Mídia

Durante esta aula, os estudantes investigarão diferentes seções de um jornal, discutindo o papel das linguagens e ferramentas digitais na produção de notícias. A atividade se inicia com uma roda de debate sobre a mídia contemporânea, seguida de análise de jornais impressos e digitais. Os alunos devem investigar temas relevantes e identificar o uso das mídias digitais, além de explorar aspectos éticos e a objetividade dos textos. Por fim, eles redigem suas próprias matérias, focando na clareza e objetividade, estimulando a prática de redação persuasiva e reflexiva. Este exercício visa relacionar o ensino de língua com questões contemporâneas, preparando-os para diversas avaliações externas, como o ENEM.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa capacitar os estudantes a compreender criticamente os conteúdos midiáticos, desenvolver análises profundas sobre a produção de notícias e praticar habilidades de redação. Focados em interpretar e produzir textos coesos, os alunos discutirão os desafios éticos da comunicação digital, construindo uma consciência crítica essencial para sua formação cidadã e acadêmica.

  • Compreender o papel das linguagens digitais na comunicação
  • Desenvolver habilidades de análise crítica de textos
  • Redigir textos persuasivos e coesos
  • Refletir sobre ética na comunicação

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG701: Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
  • EM13LGG702: Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.
  • EM13LGG703: Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático se alicerça na análise crítica da mídia, focando nas habilidades de escrita e interpretação de textos jornalísticos. Os alunos desenvolverão competências para decodificar e produzir notícias de forma crítica, entendendo o contexto e as ferramentas digitais que permeiam essas práticas. Além disso, a atividade promove a discussão dos riscos e das responsabilidades éticas envolvidas na comunicação.

  • Análise crítica de mídias impressas e digitais
  • Produção de textos jornalísticos
  • Discussão sobre ética na mídia
  • Uso de ferramentas digitais na produção textual

Metodologia

Adotaremos a metodologia da roda de debate, que incentivará a participação ativa dos alunos, permitindo-lhes expressar suas opiniões e refinar sua argumentação. Seguido de prática de análise de textos e produção de matéria jornalística para consolidar o aprendizado, essa abordagem efetiva permitirá que os alunos experimentem uma situação real de escrita, relacionando teoria e prática.

  • Roda de Debate
  • Análise Crítica de Textos
  • Produção de Texto
  • Discussão em Grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma aula de 50 minutos, estruturada para maximizar envolvimento e aprendizado. O tempo será cuidadosamente dividido entre as atividades de debate, análise e produção, garantindo que os alunos tenham oportunidade de rever conceitos e aplicar seus conhecimentos na redação das notícias.

  • Aula 1: Introdução à Análise Crítica, debate sobre mídia e produção de texto
  • Momento 1: Abertura e Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula contextualizando os alunos sobre a importância da análise crítica das mídias impressas e digitais. Explique os objetivos da aula e como as atividades serão conduzidas. Destaque a relação com questões contemporâneas e avaliações externas, como o ENEM. É importante que você mantenha os alunos engajados, utilizando exemplos práticos de como a mídia influencia o dia a dia.

    Momento 2: Roda de Debate sobre Mídia Contemporânea (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em círculo e inicie um debate sobre mídia contemporânea. Permita que os alunos expressem suas opiniões sobre a objetividade das notícias, o papel das redes sociais na disseminação de informações, e os desafios éticos associados. Observe se todos têm a oportunidade de falar e incentive a participação respeitosa. Intervenha futuramente trazendo dados ou exemplos, se necessário, para enriquecer a discussão e garantir que diferentes pontos de vista sejam considerados.

    Momento 3: Análise de Jornais Impressos e Digitais (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua exemplares de jornais impressos e acesse jornais digitais com a turma. Instrua os alunos a compararem as abordagens e a apresentação de notícias nos diferentes meios. Solicite que identifiquem o uso de linguagem e ferramentas digitais nas versões online. Avalie o entendimento observando as discussões em pequenas duplas ou grupos, onde devem compartilhar suas análises.

    Momento 4: Produção de Texto Jornalístico (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que os alunos comecem a esboçar uma matéria jornalística curta sobre um tema relevante ou um dos discutidos anteriormente. Foque na clareza e objetividade. É crucial que você forneça feedback imediato sobre suas escolhas editoriais, estilísticas e a coerência dos argumentos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para incluir todos os alunos, adapte as atividades para garantir o máximo de acessibilidade. Por exemplo, use materiais impressos com fonte maior ou disponibilize um leitor de tela para alunos com deficiência visual. Incentive o uso de aplicativos de tradução em tempo real, se houver alunos com dificuldade no idioma. Durante os debates, seja um facilitador, assegurando que todos os alunos tenham tempo de fala e que suas opiniões sejam valorizadas. Promova um ambiente onde as diferentes perspectivas sejam respeitadas e integrações sejam contínuas.

Avaliação

A avaliação será realizada através de uma análise qualitativa das redações dos alunos e da participação durante o debate. Serão avaliados a capacidade crítica, a clareza na escrita e o uso adequado das ferramentas digitais. Além disso, o feedback construtivo será utilizado para orientar o desenvolvimento contínuo das valências comunicativas dos alunos.

  • Avaliação Qualitativa de Redações
  • Participação no Debate
  • Capacidade de Análise Crítica

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem jornais impressos e digitais, dispositivos para acesso à internet e ferramentas de edição de texto. Esses recursos permitirão uma exploração prática e crítica dos temas tratados, fomentando um aprendizado ativo e conectado com o contexto digital atual.

  • Jornais Impressos e Digitais
  • Acesso à Internet
  • Ferramentas de Edição de Texto

Inclusão e acessibilidade

Entendemos os desafios do ambiente educacional, e nossa proposta busca garantir um espaço onde todos os alunos se sintam incluídos e motivados a participar. Sugerimos o uso de textos com diversas linguagens e gêneros para contemplar diferentes estilos de aprendizagem, além de promover debates que respeitam e valorizam todas as perspectivas, fomentando um senso de segurança e respeito mútuo. É importante que o professor esteja atento aos sinais de dificuldade, ajustando dinamicamente as atividades para promover a inclusão plena.

  • Diversidade de Textos e Linguagens
  • Debates Inclusivos e Respeitosos
  • Monitoramento Contínuo de Participação

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