Dissecando Discursos: Uma Jornada Crítica

Desenvolvida por: Renata… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise crítica de discursos midiáticos

Esta atividade, intitulada 'Dissecando Discursos: Uma Jornada Crítica', foi concebida para envolver estudantes do 3º ano do Ensino Médio em uma análise profunda e crítica dos diversos discursos apresentados nos meios de comunicação. Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos serão incentivados a assumir um papel ativo em seu processo de aprendizagem. Antes da aula, receberão materiais diversos, incluindo artigos, vídeos e podcasts, que abordam um tema contemporâneo relevante sob várias perspectivas. Durante a atividade em sala de aula, organizados em grupos, eles apresentarão as principais visões de mundo, conflitos de interesse e ideologias que identificaram, fomentando debates críticos entre seus pares. O objetivo é estimular o pensamento analítico dos alunos, capacitando-os a fazer escolhas informadas, desenvolver um senso crítico aguçado e possibilitar uma intervenção crítica efetiva na realidade que os cerca. Através desta atividade, os estudantes terão a oportunidade de explorar diferentes pontos de vista, identificar preconceitos e ideologias, e exercitar suas habilidades argumentativas e analíticas de forma concreta e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são multifacetados e visam promover o desenvolvimento integral dos alunos como cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Pretende-se, primeiramente, aprimorar a capacidade dos estudantes de compreender e analisar criticamente os diferentes discursos apresentados nas mídias, reconhecendo os diversos contextos, visões de mundo e interesses subjacentes. Além disso, busca-se estimular o debate e a articulação de argumentos bem fundamentados, incentivando os alunos a expressar suas próprias opiniões e a respeitar as perspectivas alheias. O exercício de análise e debate contribuirá para o desenvolvimento de habilidades analíticas avançadas, preparando os estudantes para fazer escolhas informadas e intervir criticamente em sua realidade social e cultural.

  • Analisar e interpretar diferentes discursos midiáticos com um olhar crítico.
  • Identificar visões de mundo, conflitos de interesse e ideologias nos discursos analisados.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
  • Estimular a autonomia intelectual para fazer escolhas informadas.
  • Fomentar a intervenção crítica na realidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é centrado na análise crítica de discursos midiáticos, abordando a importância do pensamento crítico na compreensão da realidade. Os alunos aprenderão a identificar e avaliar as diferentes perspectivas, conflitos de interesse e ideologias presentes nos materiais de mídia. Também serão incentivados a refletir sobre como esses discursos impactam a sociedade e o indivíduo, promovendo uma compreensão aprofundada das formas de comunicação e seus efeitos.

  • Teorias da comunicação: Entendendo os discursos midiáticos.
  • Análise crítica de textos, vídeos e podcasts.
  • Conflitos de interesse e ideologias em discursos midiáticos.
  • Técnicas de argumentação e debate.

Metodologia

A metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida' será utilizada para maximizar o engajamento dos alunos e propiciar um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo. Antes da aula, os estudantes acessarão e analisarão os materiais de mídia designados, preparando-se para as atividades em sala. Durante a aula, serão formados grupos para discussão e apresentação dos principais pontos identificados nos materiais, promovendo debates críticos e a troca de ideias. Este método incentiva a autonomia dos alunos, a colaboração e o pensamento crítico.

  • Estudo prévio dos materiais de mídia selecionados.
  • Análise e discussão em grupo dos discursos encontrados.
  • Apresentações dos grupos e debates em classe.
  • Utilização de ferramentas digitais para apoio à pesquisa e apresentação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será conduzida a apresentação dos temas e materiais, seguida de discussões em grupo. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e aos debates críticos entre os alunos.

  • Aula 1: Apresentação, formação dos grupos e início das análises
  • Aula 2: Apresentações finais e debates

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade da análise crítica demonstrada, na capacidade de argumentação e na contribuição para os debates. Será dada especial atenção à compreensão das diversas perspectivas apresentadas nos materiais de mídia, à habilidade de identificar ideologias e conflitos de interesse e à capacidade de expressar pontos de vista fundamentados. A avaliação será tanto individual quanto por equipe, levando em consideração a colaboração entre os membros do grupo e o engajamento com a atividade. Exemplos de critérios avaliativos incluem: profundidade da análise crítica, eficácia da comunicação durante as apresentações e a qualidade das interações durante os debates.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados diversos recursos, incluindo acesso aos materiais de mídia selecionados (artigos, vídeos e podcasts), ferramentas digitais para pesquisa e apresentação, além de espaços adequados para o trabalho em grupo e discussão. Estes recursos são essenciais para apoiar os alunos em sua jornada de análise crítica, permitindo que explorem diferentes perspectivas e desenvolvam suas habilidades argumentativas e analíticas.

  • Acesso a artigos, vídeos e podcasts selecionados sobre o tema.
  • Recursos online para pesquisa complementar.
  • Ferramentas de apresentação digital.
  • Espaço físico adequado para discussão em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo