Fanfics como Ferramentas de Interpretação Crítica

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Interpretação textual e análise crítica

Esta proposta de atividade pedagógica visa explorar textos de fanfiction como meio de promover a reflexão crítica e a interpretação de realidades sociais e culturais entre alunos do 3º ano do Ensino Médio. Através da leitura prévia de textos selecionados com temáticas relevantes, os estudantes são convidados a investigar e debater a respeito das diversas visões de mundo, conflitos de interesse e ideologias imbricadas nessas narrativas. Em sala de aula, organizados em grupos, os alunos devem discutir as narrativas lidas e apresentar suas análises, evidenciando a capacidade de tais textos em refletir ou contestar aspectos da realidade social. O objetivo é fomentar uma compreensão crítica dos conteúdos veiculados através de fanfics, bem como desenvolver habilidades de articulação de pensamento, argumentação e análise crítica.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento de habilidades críticas e interpretativas dos alunos ao se debruçarem sobre textos de fanfiction, um gênero narrativo contemporâneo e relevante no cenário cultural atual. Espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar, analisar e discutir as visões de mundo, conflitos de interesse e ideologias presentes nas histórias lidas, relacionando-os com contextos sociais, culturais e políticos reais. Desta forma, pretende-se ampliar as capacidades de argumentação e expressão dos alunos, bem como promover a valorização de diferentes modalidades textuais como ferramentas de reflexão e transformação social.

  • Desenvolver habilidades de interpretação crítica em relação aos textos lidos
  • Analisar e debater visões de mundo, conflitos e ideologias presentes nas fanfics
  • Conectar as narrativas com realidades sociais e culturais
  • Promover a articulação de argumentos e a expressão de pontos de vista de maneira coesa e fundamentada
  • Estimular a valorização de gêneros textuais contemporâneos na análise de questões sociais

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG105: Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade inclui o estudo e análise de fanfictions como recursos literários modernos, que refletem e questionam aspectos socioculturais. Através da análise desses textos, os alunos irão explorar diferentes temáticas, visões de mundo e ideologias, utilizando essas narrativas como ponto de partida para debates críticos sobre questões reais. Esse processo de análise e reflexão visa aprofundar o entendimento dos alunos acerca das dinâmicas sociais e culturais contemporâneas, além de promover a capacidade de articular pensamentos e argumentos críticos.

  • Introdução aos gêneros textuais modernos e à fanfiction
  • Análise de temas socioculturais em fanfics
  • Debate sobre visões de mundo e ideologias nas fanfictions
  • Relação entre fanfics e realidades sociais
  • Técnicas de articulação de argumentos e de apresentação

Metodologia

Aplicando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos serão responsáveis pela leitura prévia de textos selecionados antes de virem à aula, invertendo o modelo tradicional de ensino. Em sala, divididos em grupos, trabalharão na análise crítica das fanfictions, focando em visões de mundo e conexões com a realidade. A apresentação dos resultados dessas análises será realizada em forma de debate, permitindo o compartilhamento de perspectivas e a prática de argumentação. Essa abordagem promove a autonomia do aluno, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas essenciais.

  • Leitura prévia e seleção de fanfics pelos alunos
  • Divisão em grupos para análise e discussão dos textos
  • Debates em sala sobre as análises feitas pelos grupos
  • Apresentação das conclusões de cada grupo
  • Feedback coletivo e reflexão orientada pelo professor

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a discussão em grupos sobre as leituras prévias e o início das análises críticas. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos, debates e ao feedback final.

  • Aula 1: Discussão em grupos e análise das fanfics selecionadas
  • Aula 2: Apresentações dos grupos, debates e feedback

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e nos debates, na qualidade e profundidade das análises apresentadas, bem como na capacidade de articulação de argumentos e na apresentação de suas conclusões. Serão considerados elementos como a originalidade do pensamento crítico, a coerência e pertinência das análises em relação aos textos, além da habilidade de conectar as discussões com questões sociais mais amplas. Exemplos de critérios podem incluir clareza de expressão, uso eficaz de evidências textuais, e engajamento produtivo com as ideias dos colegas. A avaliação visará também identificar o desenvolvimento de habilidades de análise crítica, trabalho em equipe e comunicação efetiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários textos de fanfiction previamente selecionados pelo professor, que tenham relevância social e cultural. Além disso, será preciso acesso à sala de aula que permita a organização de grupos de debate, equipamentos para a apresentação dos resultados das análises (como projetor e computador) e materiais para anotação e organização das ideias durante as discussões. Recursos digitais como fóruns de discussão online também podem ser usados para complementar as discussões em sala.

  • Textos de fanfiction selecionados
  • Sala de aula adequada para trabalho em grupo
  • Projetor e computador para apresentações
  • Materiais para anotação
  • Acesso à internet e plataformas digitais para discussão

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo