Investigação Literária em Minecraft

Desenvolvida por: Dorian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Literatura e Tecnologia

Na atividade 'Investigação Literária em Minecraft', os alunos do 3º ano do Ensino Médio terão a oportunidade única de combinar a análise literária com a criatividade e a tecnologia. Utilizando o jogo Minecraft, os estudantes serão desafiados a criar cenários inspirados em obras literárias que foram estudadas durante o ano. Este projeto permitirá que os alunos explorem as características principais das obras escolhidas, como cenas, personagens e eventos chave, de uma forma interativa e imersiva. Os grupos deverão selecionar elementos visuais e textuais que reflitam as funções da linguagem e as intenções do autor, integrando-os aos seus cenários no jogo. A apresentação destes projetos será uma etapa crucial, pois os alunos precisarão explicar como os elementos criados e selecionados correspondem às temáticas e estilos literários das obras, demonstrando um entendimento profundo tanto do texto quanto do potencial educativo do jogo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda das obras literárias estudadas, mediante a utilização de uma ferramenta interativa e engajadora como o Minecraft. Eles desenvolverão habilidades de análise literária, criatividade, trabalho em equipe e apresentação, à medida que traduzem textos escritos para construções e narrativas visuais. Este projeto visa também reforçar a compreensão das intenções comunicativas e estilísticas dos autores, encorajando uma apreciação mais aprofundada da literatura e suas conexões com outros meios de comunicação e expressão.

  • Desenvolver habilidades de interpretação e análise literária.
  • Explorar a criatividade ao transpor obras literárias para o ambiente do Minecraft.
  • Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe e de comunicação.
  • Estimular o pensamento crítico ao conectar elementos literários com a construção no jogo.
  • Apresentar as construções de forma coesa, demonstrando a compreensão das obras.

Conteúdo Programático

A atividade abordará o estudo de obras literárias de maneira integrada à tecnologia, incentivando os alunos a explorar ambientes, personagens e eventos literários por meio do Minecraft. Este conteúdo programático visa aprofundar o conhecimento literário com um foco especial nas funções da linguagem e nas técnicas narrativas, ao mesmo tempo em que introduz a tecnologia como uma ferramenta pedagógica. A aplicação prática no jogo servirá como um ponto de encontro entre a literatura e a visualização criativa, favorecendo assim a consolidação dos conceitos estudados de maneira inovadora e envolvente.

  • Funcções da linguagem nas obras literárias
  • Análise de personagens e cenários literários
  • Técnicas narrativas e estilísticas dos autores
  • Interação entre literatura e tecnologia
  • Apresentação e análise crítica de projetos

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, juntamente com a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos serão apresentados ao projeto e aos objetivos de aprendizagem. Em seguida, eles deverão realizar pesquisas autônomas sobre as obras literárias escolhidas e como essas podem ser representadas no Minecraft. Os grupos discutirão suas ideias e começarão a construção dos cenários no jogo, aplicando os conceitos estudados. A fase final incluirá a apresentação dos projetos para a turma, permitindo a troca de feedbacks entre os grupos e a reflexão crítica sobre os trabalhos desenvolvidos.

  • Apresentação do projeto e objetivos de aprendizagem.
  • Pesquisa autônoma sobre as obras e planejamento do projeto no Minecraft.
  • Construção dos cenários em grupos.
  • Apresentação dos projetos e discussão em sala.
  • Reflexão crítica e feedbacks.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, farão a seleção das obras literárias e iniciarão o planejamento de seus cenários no Minecraft. A segunda aula será dedicada à finalização das construções no jogo e à preparação das apresentações, que ocorrerão no final dessa etapa.

  • Aula 1: Introdução, seleção das obras e início do planejamento.
  • Aula 2: Finalização das construções e apresentações.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na análise crítica dos trabalhos, levando em consideração a originalidade e a fidelidade das construções em relação às obras literárias selecionadas, a profundidade da análise literária apresentada e a clareza na comunicação das ideias. Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo, ponderando-se o envolvimento no projeto, a cooperação entre os membros da equipe e a eficácia das apresentações. Exemplos de critérios incluem a criatividade na transposição das obras para o Minecraft, a qualidade e a precisão das informações literárias compartilhadas e a habilidade de argumentação durante as apresentações.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como computadores com acesso ao Minecraft, conexão estável de internet e materiais de apoio para a pesquisa sobre as obras literárias. Adicionalmente, pode-se utilizar quadros brancos ou digitais para o planejamento dos projetos e recursos audiovisuais para as apresentações finais. A disponibilização de guias ou tutoriais sobre o Minecraft também pode auxiliar os alunos menos familiarizados com o jogo.

  • Computadores com acesso ao Minecraft.
  • Conexão de internet estável.
  • Materiais de apoio para pesquisa.
  • Quadros brancos ou digitais.
  • Recursos audiovisuais para apresentações.
  • Guias ou tutoriais do Minecraft.

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