Jornalista Por Um Dia

Desenvolvida por: Ana Te… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação e Produção de Texto Jornalístico

Nesta atividade desenvolvida para alunos do 3º ano do Ensino Médio, os estudantes assumirão o papel de jornalistas para analisar textos noticiosos de diversas fontes. A proposta incentiva a análise crítica e comparativa dos textos, visando identificar graus de parcialidade e a construção de sentidos por meio das escolhas discursivas dos autores. A atividade busca desenvolver o senso crítico dos estudantes ao lerem notícias, estimulando a reflexão sobre as intenções que podem permear a produção de informação. Por grupos, os estudantes realizarão a análise de artigos, preparando uma apresentação que evidencie diferentes abordagens e interpretações. Ao final, o compartilhamento das leituras críticas possibilitará um debate orientado pelo professor, promovendo a discussão das práticas jornalísticas e a construção colaborativa do conhecimento. O exercício mobiliza habilidades necessárias para a leitura crítica do mundo, tão urgente no contexto atual onde a circulação de informações, muitas vezes enviesadas, é um desafio para a formação cidadã.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade Jornalista Por Um Dia são desenvolvidos com vistas a capacitar os alunos na análise crítica de textos jornalísticos, construindo a capacidade de perceber parcialidades e a produção de sentidos em textos noticiosos. A proposta almeja que os estudantes consigam avaliar a profundidade dos textos, reconhecendo qualidades argumentativas e limitantes nas informações apresentadas. Além disso, espera-se que aprimorem suas habilidades de interpretação e produção de texto no âmbito jornalístico, essencial para o raciocínio autônomo e crítico, características imprescindíveis para o ingresso no ensino superior e na atuação no mercado de trabalho.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica de textos jornalísticos.
  • Para desenvolver habilidades de análise crítica de textos jornalísticos, iniciamos por expor os alunos a uma gama diversificada de textos noticiosos provenientes de diferentes meios de comunicação. Esses materiais servirão como base para a prática da crítica analítica. Os alunos, divididos em grupos heterogêneos, serão orientados a observar não apenas o conteúdo das notícias, mas também a forma como são estruturadas e apresentadas. A prática de identificar nuances nos textos ajuda os estudantes a perceberem questões de parcialidade e os elementos que podem influenciar a interpretação do leitor.

    Durante a atividade, serão promovidas discussões guiadas em sala, nas quais cada grupo terá a responsabilidade de apresentar suas observações acerca dos diferentes textos lidos. Perguntas norteadoras, como 'Qual é a tese principal do autor?' e 'A quem o texto beneficia?' servirão para estimular reflexões e fomentar o diálogo crítico entre os alunos. Essa prática não apenas enriquece o entendimento individual e coletivo, mas também aprimora a capacidade de avaliar criticamente informações recebidas nos diversos meios de comunicação, uma competência essencial no mundo contemporâneo.

  • Identificar e discutir parcialidades em textos noticiosos.
  • Para alcançar o objetivo de identificar e discutir parcialidades em textos noticiosos, iniciaremos promovendo atividades práticas em que os alunos possam comparar artigos de diferentes fontes que abordam o mesmo tema. Cada grupo de alunos receberá notícias de veículos com linhas editoriais distintas, permitindo que analisem as discrepâncias na cobertura jornalística. Por exemplo, ao estudar um acontecimento político, os estudantes podem receber textos que enfatizam diferentes ângulos da história, sendo um de um jornal considerado de linha editorial mais conservadora e outro de um periódico com tendência progressista. Isso ajuda a perceber como o viés editorial pode influenciar o conteúdo noticioso.

    Durante as sessões de debate, encorajaremos os grupos a utilizar um guia de análise para identificar elementos sutis que apontam para parcialidade nos textos, como a escolha de adjetivos, a seleção de fontes ou a ênfase em fatos específicos. Discutir perguntas como 'Quais interesses parecem ser atendidos por essa narrativa?' e 'Quais vozes são amplificadas ou marginalizadas?' permite que os alunos avancem em sua compreensão sobre como a linguagem pode ser usada para direcionar as interpretações dos leitores. Além disso, incentivaremos a comparação de manchetes e subtítulos, já que essas partes do texto são frequentemente empregadas para atrair atenção e podem, por vezes, introduzir um viés desde o início da leitura.

  • Estimular a percepção dos efeitos de sentido em diferentes abordagens jornalísticas.
  • Consolidar habilidades de interpretação e produção de texto acadêmico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP15: Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
  • EM13LP38: Analisar os diferentes graus de parcialidade/imparcialidade (no limite, a não neutralidade) em textos noticiosos, comparando relatos de diferentes fontes e analisando o recorte feito de fatos/dados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas realizadas pelo autor do texto, de forma a manter uma atitude crítica diante dos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas como produtor.
  • EM13LP54: Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias - mediante seleção e apropriação de recursos textuais e expressivos do repertório artístico -, e/ou produções derivadas (paródias, estilizações, fanfics, fanclipes etc.), como forma de dialogar crítica e/ou subjetivamente com o texto literário.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático delineado para a atividade Jornalista Por Um Dia centra-se nos aspectos centrais do jornalismo, mormente na produção e interpretação de textos de cunho noticioso. Esta abordagem se estende a análise criteriosa sobre imparcialidade, objetividade e a ética jornalística, elementos basilares para as práticas de comunicação em diversas mídias. O conteúdo abarca, ainda, os diferentes tipos de textos jornalísticos, suas estruturas e finalidades, auxiliando os estudantes a compreenderem e diferenciarem entre notícia, reportagem, editorial e comentário. De modo a ampliar o repertório cultural dos alunos, a atividade discorre sobre o emprego responsável das informações e a relevância de verificar a veracidade das notícias veiculadas.

  • Análise de imparcialidade nos textos jornalísticos.
  • Aspectos da estrutura textual de notícias e reportagens.
  • Ética e responsabilidades na prática jornalística.
  • Critérios para a verificação de informações e fontes.

Metodologia

A metodologia para a execução da atividade Jornalista Por Um Dia envolve a cooperação em pequenos grupos, proporcionando um ambiente colaborativo para a leitura e análise dos textos noticiosos. Tal abordagem visa desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação efetiva entre os alunos. A prática orientada pela observação de notícias impressas e digitais promoverá a análise comparativa, incentivando os estudantes a suscitarem hipóteses sobre as possíveis interpretações dos fatos. A discussão final será essencial para compartilhar diferentes perspectivas, enquanto o professor, como mediador, poderá agregar conhecimento sobre práticas jornalísticas e a importância da criticidade na leitura das informações.

  • Trabalho em equipe para análise comparativa de textos.
  • Discussão guiada sobre o impacto das escolhas linguísticas e autorais.
  • Medição de debates para consolidar a compreensão da imparcialidade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma única aula de 60 minutos, onde os alunos terão a oportunidade de interagir com textos noticiosos e realizar análises críticas em ritmo colaborativo. A sessão será dividida em momentos específicos: leitura e análise dos textos, discussão em grupos sobre as descobertas feitas, e finalmente a apresentação destas análises para toda a turma. O cronograma foi preparado para maximizar o tempo em aprofundamento dos conteúdos, assegurando que todos os alunos tenham a oportunidade de compartilhar suas ideias e aprender com as interpretações dos demais.

  • Aula 1: Introdução ao tema e dinâmica de análise crítica dos textos; trabalho em grupos para elaboração das análises e organização para apresentação e discussão em plenária dos resultados.
  • Momento 1: Introdução ao Tema e Discussão Inicial (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos os objetivos da atividade 'Jornalista Por Um Dia'. Explique a importância da análise crítica de textos jornalísticos no contexto atual de circulação de informação. Permita que os alunos expressam suas ideias iniciais sobre o tema. É importante que você observe se os estudantes compreendem a relevância do tema proposto.

    Momento 2: Formação de Grupos e Seleção de Textos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos heterogêneos com 4 a 5 alunos cada. Distribua textos jornalísticos variados, garantindo que cada grupo tenha acesso a diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema. Oriente os alunos a fazerem uma leitura inicial dos textos. Observe se todos estão engajados na leitura.

    Momento 3: Análise Crítica e Discussão em Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Incentive os grupos a analisarem criticamente os textos focando em aspectos como parcialidade, estrutura textual e escolhas discursivas. Disponibilize um roteiro com perguntas como: 'Quais são os possíveis vieses do autor?' ou 'Como o texto busca convencer o leitor?'. É fundamental que você circule entre os grupos para oferecer suporte e sugestões de diferentes perspectivas de análise.

    Momento 4: Preparação para Apresentação (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que os grupos organizem suas notas e preparem uma apresentação curta (3 minutos por grupo) sobre suas descobertas. Oriente-os a sintetizar as análises criticas e a destacar evidências específicas dos textos. Estimule discussões para que os alunos se sintam preparados para responder a perguntas dos colegas.

    Momento 5: Apresentação e Discussão em Plenária (Estimativa: 10 minutos)
    Cada grupo apresenta seus achados à turma. Após as apresentações, inicie um debate destacando os diferentes enfoques apresentados. Questione os alunos sobre o impacto das descobertas no entendimento de notícias. Ofereça feedback construtivo e incentive a participação de todos nas discussões.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos se sintam incluídos, permita que os grupos escolham o formato de apresentação com o qual se sintam mais confortáveis, como slides, poster ou apenas oral, de acordo com os recursos disponíveis. Caso algum aluno tenha dificuldades em leitura ou escrita, sugira que contribuam mais intensamente nas discussões, oferecendo apoio na leitura dos textos em voz alta ou com recursos audiovisuais, se necessário. Considere também a possibilidade de utilizar legendas em vídeos ou apresentar textos em fontes maiores para alunos com dificuldades visuais. Lembre-se de que a inclusão é um esforço coletivo, e é essencial que você promova um ambiente acolhedor e motivador, reforçando o respeito e a colaboração entre os alunos.

Avaliação

Para esta atividade, a avaliação será formativa e contínua, focando no desenvolvimento de habilidades críticas e argumentativas dos alunos. Serão utilizadas diferentes metodologias que incluem: 1. Observação direta durante as discussões em grupo para identificar o engajamento e a fluência argumentativa dos estudantes. Será observado a capacidade dos estudantes em defender suas análises e sustentar suas opiniões com base nos textos lidos. 2. Avaliação dos relatórios de análise dos grupos quanto à clareza, coerência e criticidade, com devolutiva escrita do professor para reforçar pontos fortes e indicar aspectos a serem trabalhados. 3. Feedback qualitativo durante a apresentação das análises em sala de aula, visando encorajar uma reflexão imediata sobre as abordagens adotadas pelos grupos. Em todas as opções, há a consideração de possíveis acomodações para alunos com necessidades específicas, promovendo um ambiente inclusivo e equitativo.

  • Observação durante as dinâmicas de grupo e debates.
  • Análise crítica dos relatórios de grupo.
  • Feedback durante apresentações orais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, os alunos terão à disposição uma variedade de recursos que contribuirão para um entendimento mais profundo do conteúdo. Materiais impressos e digitais de textos noticiosos em formatos variados proporcionarão diferentes perspectivas e ajudarão na formação de uma crítica contundente e bem-informada. Além disso, o uso de projetores e slides para apresentações assegurará a clareza de comunicação entre os grupos, enquanto o formato de trabalho em equipe estimulará a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento. Ademais, os recursos online possibilitarão o acesso a uma diversidade maior de fontes e estilos de escrita, refletindo as variações da prática jornalística atual.

  • Textos noticiosos impressos e digitais.
  • Os textos noticiosos impressos podem ser acessados por meio da coleção de jornais e revistas disponíveis na biblioteca da escola ou adquiridos em bancas de jornal locais que oferecem uma variedade de publicações diárias e semanais. Já os textos noticiosos digitais estão acessíveis através de portais de notícias na internet, como os sites oficiais dos principais jornais e revistas nacionais e internacionais. Para acesso digital, é essencial que os alunos tenham acesso a computadores ou dispositivos com conexão à internet, o que pode ser disponibilizado pelo laboratório de informática da escola ou por meio de dispositivos pessoais com wifi. Incentive os alunos a explorarem diferentes fontes para garantir uma variedade de perspectivas na análise.

  • Projetor e slides para apresentação.
  • O acesso ao projetor e slides para apresentação pode ser feito através da sala de multimeios da escola, onde normalmente esses equipamentos estão disponíveis para uso durante as aulas. O professor deve garantir que o projetor esteja reservado para o dia da atividade, caso a escola exija agendamento prévio. Para preparar os slides, é essencial que o professor e os alunos tenham acesso a um computador com software de apresentação, como Microsoft PowerPoint, Google Slides ou LibreOffice Impress. Esses softwares estão disponíveis nos computadores do laboratório de informática da escola, ou podem ser acessados online, nos casos de ferramentas baseadas na web, como o Google Slides, desde que haja conexão à internet. Em caso de necessidade, o professor pode solicitar o auxílio do técnico de informática da escola para a instalação ou configuração dos equipamentos e softwares necessários.

  • Acesso a computadores e internet.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o dia a dia do professor é repleto de desafios e demandas variadas. No entanto, a inclusão e acessibilidade são princípios essenciais na educação contemporânea e merecem nossa atenção. Para garantir que todos os alunos possam participar integralmente, recomenda-se a utilização de materiais que sejam acessíveis digitalmente, com opções de leitura por softwares de voz, ampliando assim o acesso a alunos com dificuldades visuais ou leitoras. Propiciar variados modelos de apresentação, respeitando diferenças de estilo, também é uma prática inclusiva. Quanto à metodologia, adaptar ritmos de trabalho em grupo pode ser necessário para alunos que precisem de mais tempo ou apoio extra na compreensão dos textos. A comunicação direta e respeitosa é crucial para que todos sintam-se confortáveis em expressar suas opiniões, assim como a criação de um ambiente respeitoso e acolhedor, onde a diversidade é celebrada como parte do aprendizado.

  • Uso de softwares de leitura de texto para acessibilidade visual.
  • Flexibilização das apresentações para contemplar variações individuais.
  • Apoio extra para alunos que necessitam de mais tempo ou assistência.

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