Mídias e Mensagens: Decifrando o Código

Desenvolvida por: Mellan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise Crítica da Mídia

A atividade 'Mídias e Mensagens: Decifrando o Código' tem como objetivo inserir os alunos do 3º ano do Ensino Médio em um ambiente de reflexão crítica sobre as diversas formas de mídia e suas mensagens. A partir de uma Roda de Debate, os estudantes irão explorar como jornais, televisão e mídias sociais não apenas informam, mas também moldam percepções, ideologias e preconceitos. Em grupos, eles deverão identificar exemplos de conflitos de interesse e ideologias em conteúdos midiáticos selecionados e discutir suas descobertas. Essas discussões servirão de base para a posterior elaboração de um ensaio argumentativo, onde cada aluno apresentará sua visão crítica sobre o impacto das mídias na sociedade e nas suas próprias concepções de mundo. Este exercício de análise e produção escrita visa desenvolver habilidades de pensamento crítico, de argumentação e de compreensão das complexidades envolvendo as mídias e seu papel na construção social.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade giram em torno do desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos estudantes sobre conteúdos midiáticos, reforçando a importância da compreensão do impacto das ideologias, dos conflitos de interesse e dos preconceitos na comunicação massiva. Adicionalmente, busca-se aprimorar habilidades de argumentação escrita e oral, incentivando os alunos a formular e defender suas ideias com base em evidências e raciocínio lógico. Este exercício contribuirá para a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e preparados para interagir com a variedade de discursos presentes nas mídias contemporâneas.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica de conteúdos midiáticos.
  • Reconhecer e argumentar sobre o papel das ideologias, conflitos de interesse e preconceitos na mídia.
  • Aprimorar habilidades de escrita e construção de ensaios argumentativos.
  • Estimular a discussão e o debate construtivo em grupo sobre temas atuais veiculados pelas mídias.
  • Fomentar a capacidade de reflexão sobre o impacto das mídias nas visões de mundo individuais e na sociedade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático destina-se a cobrir aspectos fundamentais da análise de mídia, focando na identificação de ideologias, preconceitos e conflitos de interesse em diferentes formatos e plataformas. Inclui o estudo das características de diversos tipos de mídia, tais como jornalismo impresso, televisão e redes sociais, e a forma como cada um influencia e é influenciado pela sociedade. Também abordará técnicas de construção de argumentos sólidos e estratégias de escrita eficaz para a produção de ensaios críticos.

  • Características das diversas formas de mídia e seus impactos sociais.
  • Identificação de ideologias e preconceitos em conteúdos midiáticos.
  • Análise de conflitos de interesse nas mensagens da mídia.
  • Técnicas de argumentação e estruturação de ensaios argumentativos.

Metodologia

A metodologia ativa escolhida, Roda de Debate, promove o envolvimento ativo dos alunos na análise crítica dos conteúdos mediáticos. O primeiro passo envolverá a formação de grupos, onde os alunos selecionarão exemplos de diferentes tipos de mídia para análise. Seguindo uma abordagem interativa, a discussão em grupo permitirá que compartilhem perspectivas e construam coletivamente uma visão crítica dos conteúdos analisados. Posteriormente, cada aluno desenvolverá individualmente um ensaio argumentativo, aplicando os conceitos debatidos e as habilidades de argumentação estudadas. Este processo incentiva não apenas uma aprendizagem colaborativa, mas também o desenvolvimento da autonomia do aluno em sua produção intelectual.

  • Formação de grupos para discussão e análise de conteúdos midiáticos.
  • Realização de Roda de Debate para discutir as descobertas e compartilhar perspectivas.
  • Elaboração individual de um ensaio argumentativo com base nas discussões.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em 2.4 aulas de 50 minutos, permitindo tempo suficiente para debate, discussão e escrita. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema e a formação dos grupos. A segunda aula será destinada à análise e discussão dos conteúdos midiáticos em grupos. Por fim, a última parte será dedicada à elaboração dos ensaios argumentativos, com um momento final para compartilhamento de insights.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos.
  • Aula 2: Análise e discussão dos conteúdos midiáticos em grupos.
  • Aula 3 (parte 1): Elaboração dos ensaios argumentativos.
  • Aula 3 (parte 2): Compartilhamento de insights e conclusão.

Avaliação

A avaliação será realizada com base na participação ativa nas discussões em grupo, na qualidade da análise crítica demonstrada durante a Roda de Debate e na profundidade e coerência do ensaio argumentativo. Será dada especial atenção à habilidade de identificar e argumentar sobre ideologias, preconceitos e conflitos de interesse, assim como à capacidade de construir argumentos lógicos e persuasivos. Exemplos bem-sucedidos incluirão evidências específicas dos conteúdos midiáticos analisados, reflexão sobre o impacto desses conteúdos na sociedade e visões pessoais bem fundamentadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso a uma variedade de conteúdos midiáticos, incluindo jornais, programas de televisão e plataformas de mídia social. Outras ferramentas englobam materiais para a elaboração de ensaios, como computadores ou papel e caneta, além de um espaço que permita a realização de debates em grupo. Materiais de apoio para a estruturação de argumentos e ensaios argumentativos também serão fornecidos, servindo como guia para a análise e a redação.

  • Acesso a diversos tipos de mídia (jornais, TV, mídias sociais).
  • Materiais para escrita (computadores, papel e caneta).
  • Espaço adequado para debates em grupo.
  • Guias para análise crítica e estruturação de ensaios.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo