A atividade 'MÃdias e Mensagens: Decifrando o Código' tem como objetivo inserir os alunos do 3º ano do Ensino Médio em um ambiente de reflexão crítica sobre as diversas formas de mídia e suas mensagens. A partir de uma Roda de Debate, os estudantes irão explorar como jornais, televisão e mídias sociais não apenas informam, mas também moldam percepções, ideologias e preconceitos. Em grupos, eles deverão identificar exemplos de conflitos de interesse e ideologias em conteúdos midiáticos selecionados e discutir suas descobertas. Essas discussões servirão de base para a posterior elaboração de um ensaio argumentativo, onde cada aluno apresentará sua visão crítica sobre o impacto das mídias na sociedade e nas suas próprias concepções de mundo. Este exercício de análise e produção escrita visa desenvolver habilidades de pensamento crítico, de argumentação e de compreensão das complexidades envolvendo as mídias e seu papel na construção social.
Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade giram em torno do desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos estudantes sobre conteúdos midiáticos, reforçando a importância da compreensão do impacto das ideologias, dos conflitos de interesse e dos preconceitos na comunicação massiva. Adicionalmente, busca-se aprimorar habilidades de argumentação escrita e oral, incentivando os alunos a formular e defender suas ideias com base em evidências e raciocínio lógico. Este exercício contribuirá para a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e preparados para interagir com a variedade de discursos presentes nas mídias contemporâneas.
O conteúdo programático destina-se a cobrir aspectos fundamentais da análise de mídia, focando na identificação de ideologias, preconceitos e conflitos de interesse em diferentes formatos e plataformas. Inclui o estudo das características de diversos tipos de mídia, tais como jornalismo impresso, televisão e redes sociais, e a forma como cada um influencia e é influenciado pela sociedade. Também abordará técnicas de construção de argumentos sólidos e estratégias de escrita eficaz para a produção de ensaios críticos.
A metodologia ativa escolhida, Roda de Debate, promove o envolvimento ativo dos alunos na análise crítica dos conteúdos mediáticos. O primeiro passo envolverá a formação de grupos, onde os alunos selecionarão exemplos de diferentes tipos de mídia para análise. Seguindo uma abordagem interativa, a discussão em grupo permitirá que compartilhem perspectivas e construam coletivamente uma visão crítica dos conteúdos analisados. Posteriormente, cada aluno desenvolverá individualmente um ensaio argumentativo, aplicando os conceitos debatidos e as habilidades de argumentação estudadas. Este processo incentiva não apenas uma aprendizagem colaborativa, mas também o desenvolvimento da autonomia do aluno em sua produção intelectual.
A atividade será executada em 2.4 aulas de 50 minutos, permitindo tempo suficiente para debate, discussão e escrita. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema e a formação dos grupos. A segunda aula será destinada à análise e discussão dos conteúdos midiáticos em grupos. Por fim, a última parte será dedicada à elaboração dos ensaios argumentativos, com um momento final para compartilhamento de insights.
A avaliação será realizada com base na participação ativa nas discussões em grupo, na qualidade da análise crítica demonstrada durante a Roda de Debate e na profundidade e coerência do ensaio argumentativo. Será dada especial atenção à habilidade de identificar e argumentar sobre ideologias, preconceitos e conflitos de interesse, assim como à capacidade de construir argumentos lógicos e persuasivos. Exemplos bem-sucedidos incluirão evidências específicas dos conteúdos midiáticos analisados, reflexão sobre o impacto desses conteúdos na sociedade e visões pessoais bem fundamentadas.
Os recursos necessários incluem acesso a uma variedade de conteúdos midiáticos, incluindo jornais, programas de televisão e plataformas de mídia social. Outras ferramentas englobam materiais para a elaboração de ensaios, como computadores ou papel e caneta, além de um espaço que permita a realização de debates em grupo. Materiais de apoio para a estruturação de argumentos e ensaios argumentativos também serão fornecidos, servindo como guia para a análise e a redação.
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