Produção Científica na Prática

Desenvolvida por: Regina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Pesquisa Científica e Comunicação de Resultados

A atividade 'Produção Científica na Prática' visa introduzir os alunos do 3º ano do Ensino Médio ao mundo da pesquisa científica. Durante o projeto, os estudantes escolherão um tema de seu interesse para realizar uma investigação completa, que incluirá pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. O processo incentivará o desenvolvimento de cada etapa da pesquisa, como problematização, levantamento de hipóteses, metodologia e análise de resultados. O principal objetivo é capacitar os alunos para formatar suas descobertas de forma acadêmica, enfatizando uma comunicação clara e precisa dos resultados. Além disso, promoverá habilidades críticas e colaborativas por meio da apreciação e interatividade nos seminários finais, onde os alunos apresentarão seus projetos para os colegas.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade está centrada em dotar os alunos de uma compreensão prática sobre produção acadêmica e métodos de pesquisa científica. O projeto visa desenvolver habilidades que incluem a identificação de um problema de pesquisa, execução de uma investigação sistemática e comunicação eficaz dos resultados. Os estudantes também terão a oportunidade de aprender a trabalhar em equipe, apresentando seus trabalhos e participando criticamente das apresentações dos colegas. Com esses objetivos, busca-se preparar os alunos para os desafios acadêmicos do ensino superior.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa científica.
  • Promover a comunicação eficaz de resultados acadêmicos.
  • Fomentar o espírito crítico e a colaboração entre pares.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG704: Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede.
  • EM13LP30: Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo, experimento científico, levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os resultados, tendo em vista os objetivos pretendidos e demais elementos do contexto de produção, como forma de compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
  • EM13LP44: Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.), identificando valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização e explicando os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foi estruturado para guiar os alunos em cada etapa do processo de pesquisa científica. Desde a escolha do tema, passando pela formulação de hipóteses, até a coleta e análise de dados, o programa pretende proporcionar uma experiência prática que sequencie esses estágios essenciais na construção do conhecimento científico. Este conteúdo também ajuda a entender a formatação e normatização das descobertas de acordo com os padrões acadêmicos.

  • Escolha e delimitação de tema de pesquisa.
  • Levantamento de hipóteses.
  • Planejamento e execução de metodologia de pesquisa.
  • Análise e interpretação de dados.
  • Normatização e apresentação de trabalhos acadêmicos.

Metodologia

A metodologia usada nesta aula prática baseia-se na execução de um projeto de pesquisa, favorecendo a autonomia e o protagonismo dos alunos. As metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, são fundamentais para este processo. Durante a atividade, os alunos são incentivados a trabalhar colaborativamente, compartilhar ideias e discutir soluções. Essa abordagem prática visa ao desenvolvimento de competências investigativas e à comunicação eficaz dentro do contexto escolar.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Pesquisa ativa e colaborativa.
  • Seminários para apresentação e avaliação dos projetos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de 18 horas foi cuidadosamente elaborado para garantir o acompanhamento detalhado de cada etapa da pesquisa. Com aulas de 60 minutos, o objetivo é disponibilizar tempo suficiente para pesquisa, escrita e apresentação dos projetos. Desta forma, busca-se promover um desenvolvimento gradativo e consistente no conhecimento científico, respeitando o tempo necessário para a maturação das ideias e a solidificação das aprendizagens.

  • Aula 1: Introdução à Pesquisa Científica.
  • Aula 2: Escolha do tema e formulação de hipóteses.
  • Aula 3: Planejamento da metodologia de pesquisa.
  • Aula 4: Revisão bibliográfica.
  • Aula 5: Coleta de dados.
  • Aula 6: Análise dos dados coletados.
  • Aula 7: Discussão dos resultados.
  • Aula 8: Composição do relatório de pesquisa.
  • Aula 9: Normatização do trabalho.
  • Aula 10: Primeira revisão por pares.
  • Aula 11: Recebimento de feedback.
  • Aula 12: Ajustes no projeto.
  • Aula 13: Elaboração da apresentação.
  • Aula 14: Treinamento para o seminário.
  • Aula 15: Apresentação dos trabalhos.
  • Aula 16: Avaliação crítica das apresentações.
  • Aula 17: Reflexão e autoavaliação.
  • Aula 18: Encerramento e feedback final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e variada, contemplando aspectos como planejamento, execução e apresentação do projeto. Cada grupo será inicialmente avaliado pelo rigor na escolha e delimitação do tema de pesquisa, seguido pela coerência do estudo e pela capacidade de interpretar e discutir os dados. A apresentação no seminário será outro componente essencial da avaliação, analisando clareza na comunicação dos resultados e capacidade de argumentação. Os critérios incluem originalidade do tema, consistência da metodologia aplicada, articulação teórica e prática, e a habilidade de debate durante o seminário. Exemplos de métricas: elaboração clara do problema, qualidade do levantamento bibliográfico, capacidade de análise crítica e qualidade da apresentação visual e oral.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais selecionados são pensados para suportar um ambiente de pesquisa envolvente e abrangente. Ferramentas digitais para catalogação e análise de dados são complementadas por acessos a bancos de dados acadêmicos. Além disso, o uso de plataformas de apresentação digital garante que os alunos possam preparar e demonstrar visualmente suas descobertas. Manuscritos e guias de normatização também ajudam na formatação correta dos trabalhos acadêmicos, apoiando a qualidade e profissionalismo na apresentação final.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Software de edição de texto e planilhas.
  • Ferramentas para análise de dados.
  • Biblioteca física e digital.
  • Projetor e equipamento audiovisual.
  • Guias e normas de formatação científica.

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