Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio participarão de um Quiz Interativo em espanhol, conectando-se à tecnologia e às metas globais para um futuro sustentável. Através deste jogo, eles terão a oportunidade de explorar fatos e curiosidades relacionados à saúde (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS 3) e às cidades sustentáveis (ODS 11), dois temas críticos para a conscientização global atual. Esta atividade não só visa verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre estes temas importantes, mas também estimular a absorção de novos conhecimentos através de explicações detalhadas fornecidas após cada resposta. Este quiz interativo é mais do que um simples jogo; é uma ferramenta dinâmica para a prática do idioma espanhol, permitindo aos alunos expandir seu vocabulário especialmente no que tange às questões ligadas ao desenvolvimento sustentável, além de promover uma aprendizagem significativa sobre como o ambiente urbano pode impactar diretamente a saúde das pessoas. Incorporando element...
Os objetivos desta atividade são promover uma compreensão profunda sobre as implicações do desenvolvimento sustentável na saúde e nas cidades, além de avançar nas habilidades linguísticas em espanhol dos alunos. Espera-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de articular críticas e soluções para problemas contemporâneos ligados à saúde pública e urbanismo sustentável, além de empregar vocabulário específico em espanhol relacionado a esses temas. Essa intersecção entre língua e conteúdo propicia uma rica oportunidade de aprendizado, incentivando a reflexão sobre como cada indivíduo pode contribuir para a concretização dos Objetivo...
O conteúdo programático desta atividade envolve a exploração de dois importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: saúde e bem-estar (ODS 3) e cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11). Por meio de um quiz interativo em espanhol, os alunos serão levados a refletir sobre diversos aspectos relacionados a estas temáticas, desde a importância da prevenção de doenças e promoção da saúde até a construção e manutenção de cidades mais sustentáveis e habitáveis. Também será dada atenção especial ao vocabulário pertinente em espanhol, possibilitando a prática linguística dentro de um contexto significativo.
Aplicaremos a metodologia ativa de aprendizagem, dando ênfase às atividades mão-na-massa, rodas de debate e aprendizagem baseada em jogos. A atividade começará com uma introdução ao tema, seguida pelo quiz interativo em espanhol. Após cada pergunta, haverá uma explanação que visa não somente a correção, mas também a expansão do conhecimento sobre o tema em questão. Esses momentos serão aproveitados para promover debates e troca de ideias entre os alunos, estimulando a articulação do pensamento crítico e a aplicação do vocabulário aprendido. Essa abordagem pretende tornar o aprendizado mais engajador e significativo para os alunos.
A atividade será dividida em duas sessões de uma hora cada, totalizando duas horas. Na primeira aula, faremos a introdução aos ODS 3 e 11 e começaremos com as primeiras questões do quiz. Na segunda aula, continuaremos com o quiz e finalizaremos com uma atividade de debate e discussão em grupo, onde os alunos poderão compartilhar suas reflexões e propostas para as temáticas abordadas.
A avaliação desta atividade se dará através da participação ativa dos alunos durante o quiz interativo e as sessões de debate, considerando tanto a correção das respostas quanto a qualidade das intervenções nas discussões. Buscaremos uma forma formativa de avaliação, onde o foco estará no processo de aprendizagem e na capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em novos contextos. Isso inclui avaliar o engajamento com o vocabulário em espanhol relacionado aos temas, bem como a habilidade de argumentação crítica sobre os desafios de saúde e sustentabilidade nas cidades.
Para a realização desta atividade, utilizaremos uma plataforma online interativa para o quiz, vídeos e artigos relacionados aos temas dos ODS 3 e 11 para complementar o material de estudo e promover debates. Também recomendamos o uso de notebooks ou tablets individuais ou em grupo para acessar o quiz e realizar pesquisas adicionais durante as atividades.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula