Nesta atividade dinâmica, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão levados a explorar profundamente a estrutura sintática da língua portuguesa através da análise de textos de literatura contemporânea. Inicialmente, os estudantes vão identificar e destacar elementos da sintaxe, tais como a ordem dos constituintes nas frases, os efeitos produzidos por sua inversão, além de explorar as categorias sintáticas e os processos de coordenação e subordinação em textos selecionados. Após essa etapa de análise, os alunos serão desafiados a criar seus próprios textos dissertativo-argumentativos, incorporando conscientemente os elementos da sintaxe estudados para enriquecer suas argumentações e melhorar a clareza das ideias apresentadas. Esta atividade prática tem como objetivo não só aprofundar o conhecimento sobre a sintaxe da língua portuguesa, mas também aplicá-lo na prática, integrando teoria e produção textual de maneira significativa e contextualizada, preparando os alunos para um uso mais eficaz e criativo da língua em diversas situações de comunicação.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre os componentes sintáticos da língua portuguesa e sua aplicabilidade na construção de textos persuasivos e coerentes. Os alunos aprenderão a analisar a estrutura das sentenças em textos literários contemporâneos, identificando a função e o impacto de diferentes elementos sintáticos no texto. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de aplicar conscientemente tais estruturas em suas próprias produções, valorizando a escolha precisa e estratégica dos elementos da sintaxe para fortalecer argumentos, enriquecer o texto e garantir clareza nas ideias expressas.
O conteúdo programático abordará a estrutura sintática da língua portuguesa, com foco na ordem dos constituintes da frase, efeitos de sua inversão, categorias sintáticas, processos de coordenação e subordinação. Através da análise de textos contemporâneos, será promovida uma compreensão prática desses conceitos. Posteriormente, com base nessa análise, os alunos serão encaminhados para a produção de textos, onde aplicarão os conceitos de forma consciente, buscando enriquecer a argumentação e a clareza textual.
Esta atividade utilizará a metodologia ativa 'Mão-na-massa', envolvendo os alunos em um processo dinâmico de aprendizagem. Inicia-se com a análise coletiva de textos selecionados para identificação dos elementos sintáticos, em um ambiente que estimula a participação ativa e o diálogo entre os participantes. Posteriormente, os alunos serão divididos em pequenos grupos para debaterem suas descobertas e aplicarem os conhecimentos adquiridos na criação de textos dissertativo-argumentativos, sob a orientação do professor. Esta abordagem prática e colaborativa visa aprofundar a compreensão teórica através da aplicação direta dos conceitos em produções textuais próprias.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, dedicaremos à análise dos textos e à discussão dos elementos da sintaxe encontrados. Na segunda aula, os alunos trabalharão na produção de seus textos, aplicando os conhecimentos adquiridos.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as atividades de análise e discussão, bem como na qualidade dos textos dissertativo-argumentativos produzidos. Serão avaliados aspectos como: compreensão e aplicação adequada dos elementos da sintaxe, coerência e coesão textual, originalidade e clareza dos argumentos. Os textos serão analisados considerando a integração efetiva dos elementos sintáticos estudados, visando verificar o quanto os alunos conseguiram enriquecer suas produções a partir da conscientização sobre a estrutura sintática da língua.
Para a execução desta atividade, serão necessários textos de literatura contemporânea selecionados pelo professor, quadro e marcadores para anotações coletivas, material para anotação individual pelos alunos, e acesso a um ambiente propício para discussões em grupo. Adicionalmente, poderão ser utilizados recursos online para a submissão e revisão dos textos produzidos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula