Sintonize no Vestibular

Desenvolvida por: Tania … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens e Ciências Humanas]
Temática: [Diversidade Cultural, Ética na Ciência e Democracia]

A atividade 'Sintonize no Vestibular' tem como propósito preparar os alunos do 3º ano do Ensino Médio para o vestibular, proporcionando-lhes um ambiente para desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por pesquisar um dos temas: diversidade cultural, ética na ciência ou democracia. Utilizando fontes confiáveis, os estudantes irão coletar dados e formar argumentos robustos. Posteriormente, eles organizarão um debate com seus pares, onde será exercitada a argumentação embasada, a escuta ativa e o respeito às diferentes perspectivas. Após o debate, cada grupo criará um roteiro detalhado e gravará um podcast que sintetiza as discussões. O podcast será um exercício de produção textual digital e permitirá que os alunos reflitam mais profundamente sobre as diferentes vozes e argumentos apresentados durante o debate. Esta experiência não só prepara os alunos para o vestibular, mas também os capacita a se expressarem de forma crítica e criativa no mundo digital.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento da capacidade dos alunos de analisarem criticamente informações e argumentos de diversas fontes, exercitando habilidades fundamentais para o sucesso no vestibular e na vida acadêmica em geral. A atividade foi elaborada para que os estudantes possam articular seus pontos de vista de forma coerente, utilizando dados confiáveis que sustentam suas posições, enquanto desenvolvem habilidades de comunicação colaborativa através da criação de podcasts.

  • Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
  • Selecionar e referenciar informações de fontes confiáveis.
  • Promover a criatividade e expressão digital por meio da produção de podcasts.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG702: Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.
  • EM13LP12: Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.
  • EM13LP17: Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Sintonize no Vestibular' abrange temas interdisciplinares que são frequentemente abordados nos principais vestibulares do país. Ao explorar tópicos como diversidade cultural, ética na ciência e democracia, os alunos terão a oportunidade de construir uma visão crítica e ampla sobre questões contemporâneas. Além disso, através do debate e da produção de podcasts, o conteúdo pedagógico privilegia a interação entre a teoria e a prática, aproximando o conhecimento acadêmico da realidade social dos alunos.

  • Diversidade cultural e suas manifestações.
  • Questionamentos éticos no âmbito científico.
  • Aspectos fundamentais da democracia e cidadania.

Metodologia

A metodologia empregada na atividade envolve o uso de estratégias ativas de aprendizagem, centradas na pesquisa e no trabalho colaborativo. Os alunos serão encorajados a explorar fontes diversas e construir argumentos sólidos que serão apresentados em um debate. Após coletar e analisar dados, eles participarão de uma roda de debate, que impulsiona uma aprendizagem ativa e consciente das diferentes opiniões. Em seguida, criarão podcasts para consolidar o conhecimento adquirido e desenvolver competências audiovisuais e textuais.

  • Pesquisa em fontes confiáveis.
  • Dinâmica de roda de debate entre os grupos.
  • Criação de roteiro e gravação de podcast.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade estruturalmente específico e compreensível permite que os alunos passem por todas as fases de pesquisa, troca de ideias e produção de mídia digital em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorre a pesquisa e preparação para o debate. Na segunda aula, é realizado o debate e iniciada a produção do podcast, incentivando o estudo autônomo e a interação entre pares.

  • Aula 1: Apresentação do tema, formação de grupos, pesquisa e organização do debate.
  • Aula 2: Realização do debate, elaboração de roteiro, gravação e edição do podcast.

Avaliação

A avaliação desta atividade considerará tanto o processo quanto o produto final. O critério de avaliação incluirá a qualidade da pesquisa realizada e a capacidade de os alunos selecionarem e utilizarem informações de forma crítica e referenciada. Os alunos também serão avaliados pela eficiência de sua participação no debate, onde aspectos como clareza na exposição de ideias, respeito às diferentes opiniões e capacidade argumentativa serão observados. Por último, o podcast servirá como um produto final, onde será analisada a criatividade, originalidade e a clareza dos significados apresentados, bem como a coesão do roteiro e a qualidade da edição. Exemplos de critérios incluem a utilização correta de referências, a participação ativa no debate, a originalidade e o aspecto técnico da gravação do podcast.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade dividem-se entre materiais, ferramentas tecnológicas e infraestrutura organizacional, destinados a facilitar a pesquisa, debate e produção de podcasts pelos alunos. A diversidade de meios e suportes garante a integração e a motivação dos alunos, possibilitando uma vivência prática intensa e rica em aprendizados e trocas de experiências.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Programa ou aplicativo de edição de áudio.
  • Microfones e fones de ouvido para gravação dos podcasts.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo