Brincando com Calendário

Desenvolvida por: Luiza … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Grandezas e medidas

A atividade 'Brincando com Calendário' é destinada a introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao conceito de tempo por meio do uso do calendário. Nesta atividade, os alunos participarão coletivamente do preenchimento de um grande calendário de parede, sendo incentivados a identificar e marcar os dias da semana, relacionando-os com eventos e comemorações importantes. Através dessa ação colaborativa, os alunos desenvolverão noções sobre a sequência dos dias e meses, ao mesmo tempo que são sensibilizados para a importância do tempo no cotidiano. Envolvendo-se em uma dinâmica de grupo, eles aprenderão habilidades sociais como compartilhar materiais, esperar a sua vez e respeitar a contribuição dos colegas no processo. A atividade também está alinhada à área de conhecimeno em matemática, particularmente a aspectos de mensuração e calendário, preparando os estudantes para uma futura compreensão mais avançada de conceitos temporais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade priorizam o desenvolvimento de noções temporais básicas por meio do uso de calendários, algo essencial para a vida cotidiana e para a organização pessoal. Este plano de aula busca engajar os alunos do 1º ano em práticas que favoreçam o reconhecimento sequencial de dias e meses, colaborando assim para a construção de uma base sólida para o entendimento de conceitos mais complexos de tempo no futuro. Além disso, ao trabalhar em um ambiente colaborativo, os alunos são encorajados a desenvolver competências sociais importantes, como o respeito às contribuições dos colegas e a participação coletiva em decisões que afetam o grupo. Assim, os alunos não apenas aprendem a lidar com números e sequências temporais, mas também entendem a importância de um trabalho harmonioso em equipe e do compartilhamento de experiências.

  • Identificar e nomear os dias da semana e meses do ano.
  • Relacionar eventos e comemorações aos dias da semana no calendário.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e respeito em ambiente de grupo.
  • Estimular o raciocínio lógico na construção e compreensão de sequências temporais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA17: Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade concentra-se principalmente nos conceitos de temporalidade, abordando de maneira inicial e introdutória as noções de dias da semana e meses do ano. Esses conceitos são fundamentais para que os alunos desenvolvam uma percepção de tempo, essencial não apenas para matemática, mas para a sua vida cotidiana e organização pessoal. Ao relacionar essas noções temporais com eventos reais, os alunos também são expostos a uma forma prática de aplicação do que estão aprendendo, tornando o estudo do calendário algo tangível e significativo. Tal abordagem auxilia na construção de bases sólidas para o desenvolvimento de competências matemáticas futuras, especialmente aquelas relacionadas a medidas de tempo e organização.

  • Dias da semana.
  • Meses do ano.
  • Eventos e datas comemorativas.
  • Sequência e organização temporal.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade é centrada no aprendizado colaborativo, que se utiliza da interação entre os alunos para potencializar o desenvolvimento tanto cognitivo quanto social. Através da prática de completar um calendário, os alunos são convidados a refletir sobre a organização do tempo e a exercitar a comunicação e cooperação entre eles. A prática de resolver problemas em grupo e trabalhar coletivamente contribui para um ambiente de classe mais inclusivo e participativo, incentivando até mesmo os alunos com necessidades especiais a se integrarem no processo de ensino e aprendizagem. Esta abordagem prática busca promover um aprendizado ativo e envolvente, considerando as habilidades e capacidades cognitivas dos alunos do 1º ano.

  • Atividade em grupo para promover colaboração.
  • Exploração de calendário para entendimento de tempo.
  • Discussão em grupo sobre eventos e suas relações temporais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser executado em uma única aula de 30 minutos. Esta estrutura permite um envolvimento conciso e direto com os alunos, sustentando sua atenção e interesse durante toda a atividade. Dado o tempo limitado, a sessão será planejada para maximizar a eficiência, concentrando-se na interação e participação efetiva de todos os alunos. Uma única aula permite que os estudantes tenham um aprendizado concentrado e específico, ideal para sua faixa etária, que se beneficia de sessões de aprendizado curtas e dinâmicas.

  • Aula 1: Apresentação do calendário e colaboração na identificação dos dias da semana e meses. Os alunos serão guiados na discussão sobre eventos e comemorações associadas, colaborando em grupo para completar e entender o calendário.
  • Momento 1: Introdução e Apresentação do Calendário (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando um grande calendário de parede posicionado em um lugar visível para todos os alunos. Explique brevemente a importância de entendermos como os dias e os meses se organizam. Permita que os alunos observem o calendário livremente, incentivando-os a identificar elementos familiares como os dias da semana e meses. Faça perguntas como: 'Quem sabe quantos dias tem uma semana?' ou 'Quem pode localizar o mês atual?' Isso ajuda a contextualizar o tema e captar o interesse.

    Momento 2: Identificação dos Dias da Semana e Meses (Estimativa: 10 minutos)
    Guie os alunos para identificar e nomear os dias da semana. Use marcadores ou adesivos coloridos para destacar cada dia da semana, concedendo a oportunidade para que cada aluno participe. Faça o mesmo com os meses do ano, questionando sobre eventos e aniversários familiares que ocorrem em cada mês. Avalie a participação e entendimento dos alunos observando suas respostas e interações durante a atividade. Promova a discussão sobre as diferenças entre semana e mês, destacando como esses períodos se repetem ao longo do ano.

    Momento 3: Discussão Sobre Eventos e Comemorações (Estimativa: 10 minutos)
    Facilite uma discussão em grupo sobre eventos e comemorações importantes, como feriados e aniversários. Permita que os alunos compartilhem suas próprias comemorações ou eventos especiais. Peça aos alunos para localizar esses eventos no calendário usando adesivos ou imagens. Ajude-os a relacionar as datas com os dias da semana correspondentes. Avalie os alunos pela sua capacidade de enxergar a relação temporal entre eventos e os dias da semana. Uso de checklist pode ajudar a observar quais alunos têm mais familiaridade com as atividades.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, alterne atividades para manter o engajamento e inclua pausas curtas entre os momentos. Use sinais visuais para dar instruções claras e diretas. Para alunos com transtorno do espectro autista, forneça uma estrutura clara e previsível sobre o que esperar em cada etapa da aula. Use avisos visuais ou táteis para facilitar a transição entre as atividades. Encoraje a participação oferecendo suporte verbal e elogie cada contribuição, reforçando comportamentos de interação positiva.

Avaliação

A avaliação será conduzida mediante observação contínua e anotações do professor, que verificará não apenas a compreensão dos alunos sobre os conceitos de dias da semana e meses do ano, mas também a sua capacidade de colaborar e interagir em um ambiente de grupo.
Método de Avaliação Formativa: O objetivo é avaliar o desenvolvimento contínuo das habilidades de cada estudante durante a aula. Os critérios de avaliação incluem a capacidade de identificar corretamente os dias e meses, além da habilidade de trabalhar colaborativamente. Para aplicar este método na prática, o professor poderá tomar notas sobre a participação e resposta verbal dos alunos durante as discussões coletivas.
Método de Avaliação Somativa: Um pequeno exercício poderá ser conduzido no final da aula, pedindo aos alunos que insiram eventos em um pequeno calendário fornecido. Os critérios para essa avaliação incluem a precisão na inserção de dias e eventos, demonstrando a compreensão do que foi discutido em aula. Ajustes podem ser feitos para estudantes com TDAH ou TEA, como permitir o uso de fichas visuais para que expressem suas respostas.
Feedback Formativo: Os alunos serão encorajados a partilhar o que aprenderam e receberão feedback participativo e construtivo do professor, com foco em fortes interações positivas e melhoria contínua.

  • Observação contínua do comportamento e participação dos alunos.
  • Notas e checklists pelo professor.
  • Exercícios de prática de conclusão do calendário.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade são projetados para serem acessíveis e fáceis de usar, promovendo a interação e compreensão dos estudantes sem a necessidade de tecnologias avançadas. Isso inclui um grande calendário de parede, que serve não somente para visualização dos conceitos abordados, mas também como uma ferramenta prática para diálogo e exploração. Materiais físicos, como marcadores e adesivos, também são usados para tornar a atividade mais interativa e tangível. Essa abordagem garante que, mesmo sem a inclusão de recursos digitais, os alunos têm uma experiência rica e direta com o conteúdo apresentado.

  • Grande calendário de parede.
  • Marcadores e adesivos coloridos.
  • Imagens ou ilustrações de eventos e comemorações.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos dos desafios diários enfrentados pelos educadores, portanto é essencial fornecer estratégias de inclusão e acessibilidade que não onerem o tempo e os recursos já limitados dos professores. Para alunos com TDAH, pode-se adotar a prática de dividir as tarefas em etapas menores e mais gerenciáveis, utilizando sinais visuais para guiar e manter o foco. Para alunos com transtorno do espectro autista, criar um ambiente visualmente organizado e previsível pode ajudar. Isso inclui manter um quadro visual com o cronograma da aula e fazer uso de cartões de pictogramas para orientar suas ações. Estruturar um ambiente que favoreça a interação social também pode ser feito através de atividades em pares ou pequenos grupos, promovendo a interação com todos os alunos. Além disso, observar sinais de desconforto ou ansiedade em alunos específicos e promover intervalos de calmaria, como momentos de respiração ou deslocamento temporário para um espaço tranquilo, podem ser eficazes. A comunicação contínua com os pais ou responsáveis é importante para garantir que quaisquer ações adaptadas na escola possam ser reforçadas em casa. Por fim, a documentação regular do progresso dos alunos e ajustes nas estratégias educacionais com base em suas respostas são essenciais para garantir um ambiente de aprendizado inclusivo e acolhedor.

  • Dividir tarefas em etapas menores para alunos com TDAH.
  • Quadro visual do cronograma para alunos com TEA.
  • Atividades em pequenos grupos para inclusão social.
  • Comunicação contínua com a família sobre a adaptação das atividades.

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