Caça ao Tesouro dos Números

Desenvolvida por: Suelyt… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números naturais e ordem

Nesta atividade lúdica e imersiva, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de uma empolgante caça ao tesouro, onde cada pista escondida levará a um número natural. Estes números representarão não só quantidades, mas também ordem, e serão essenciais para que os estudantes consigam avançar na jornada em busca do tesouro. A caça ao tesouro dos números tem como objetivo principal promover o reconhecimento dos números como indicadores de ordem em situações cotidianas, além de estimular a resolução de problemas de forma cooperativa e divertida. Ao longo da atividade, os alunos serão desafiados a identificar, contar e comparar quantidades, seguindo pistas numeradas que os ajudarão a desvendar o caminho até encontrar o tesouro escondido, exercitando habilidades matemáticas fundamentais de forma significativa e contextualizada.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na identificação e compreensão dos números naturais como meio de representar quantidades e ordem em diversas situações. Espera-se que, ao final da caça ao tesouro, os participantes estejam mais familiarizados com o conceito de números, sua sequência e aplicação em contextos do cotidiano, além de desenvolver habilidades de resolução de problemas, raciocínio lógico e trabalho em equipe. Busca-se também incentivar a observação, a curiosidade e a investigação ativa como ferramentas de aprendizado, ressaltando a importância da comunicação e cooperação entre os alunos para o sucesso na atividade.

  • Identificar números naturais em diferentes contextos.
  • Compreender a sequência numérica e sua utilização como indicador de ordem.
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas utilizando números.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação efetiva entre os alunos.
  • Promover uma experiência de aprendizagem ativa e significativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Conteúdo Programático

A caça ao tesouro dos números permite trabalhar conteúdos matemáticos de maneira lúdica e prática, aproveitando o interesse natural dos alunos pela exploração e descoberta. O foco será no reconhecimento da sequência numérica, na identificação de quantidades e na compreensão dos números como indicadores de ordem, habilidades essenciais para o desenvolvimento matemático no 1º ano do Ensino Fundamental. Através dessa atividade, pretendemos criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, onde o aluno é o protagonista do seu processo educativo.

  • Reconhecimento da sequência numérica.
  • Identificação e comparação de quantidades.
  • Números como indicadores de ordem.
  • Resolução de problemas matemáticos simples.
  • Cooperação e comunicação em atividades de equipe.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade baseia-se na aprendizagem ativa, onde os alunos são incentivados a explorar, discutir e solucionar desafios de forma cooperativa. A caça ao tesouro será realizada em pequenos grupos para promover a interação e o trabalho em equipe, seguindo pistas numeradas que os conduzirão ao 'tesouro'. A atividade será orientada de forma que os alunos se engajem na busca pelas pistas, fazendo conexões com os conceitos matemáticos envolvidos, e aplicando-os de maneira significativa em um contexto lúdico e estimulante.

  • Atividade em grupo para fortalecer a colaboração.
  • Exploração do ambiente escolar na busca pelas pistas.
  • Resolução de charadas e problemas matemáticos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos uma introdução aos conceitos matemáticos envolvidos e uma breve explicação sobre como a caça ao tesouro funcionará. A segunda aula será dedicada à execução da caça ao tesouro, seguida de uma discussão sobre as estratégias utilizadas pelos grupos e a relevância dos números em nossa vida cotidiana.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e preparação para a atividade.
  • Aula 2: Execução da caça ao tesouro e discussão.

Avaliação

A avaliação será contínua e observacional, focando na participação ativa dos alunos, na habilidade de trabalhar em equipe, e na aplicação dos conceitos matemáticos durante a atividade. Será dada atenção especial aos processos de raciocínio e resolução de problemas, bem como à habilidade de comunicação entre os alunos. Exemplos de aplicação prática dos conceitos e o desenvolvimento de estratégias eficazes para encontrar as pistas serão valorizados. A conclusão bem-sucedida da caça ao tesouro, enquanto grupo, será uma meta, porém, o processo de aprendizagem durante a atividade será o foco principal da avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a caça ao tesouro dos números incluem pistas numeradas impressas, envelopes para esconder as pistas, pequenos 'tesouros' como recompensa final (pode ser um certificado de participação, medalhas de papel, etc.), e mapas simples do ambiente escolar, caso se opte por uma busca que envolva localizações físicas. Serão utilizados também materiais para a criação das pistas, como papel, lápis e marcadores. A utilização de recursos visuais e tangíveis será essencial para facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos pelos alunos.

  • Pistas numeradas impressas.
  • Envelopes para esconder as pistas.
  • Mapas do ambiente escolar.
  • Materiais para criação das pistas (papel, lápis, marcadores).
  • Pequenos tesouros ou certificados de participação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo