Dividindo o Tesouro

Desenvolvida por: Felipe… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Divisão e Trabalho em Equipe

Nesta atividade interativa, alunos do 1º ano do Ensino Fundamental se transformarão em piratas em busca de tesouros. Através de um jogo lúdico, a turma será dividida em pequenos grupos, onde cada grupo representará uma equipe de piratas. Utilizando pedras coloridas ou moedas de plástico como 'tesouros', os alunos terão o desafio de dividir igualmente os tesouros encontrados entre os membros de sua equipe. A atividade começa com grupos pequenos, aumentando progressivamente a quantidade de membros, introduzindo gradualmente o conceito de divisão de maneira prática e divertida. Ao longo da atividade, o professor atuará como mediador, guiando discussões que estimulam o raciocínio matemático e o desenvolvimento de habilidades sociais e de trabalho em equipe. Esta abordagem não apenas introduzirá conceitos matemáticos fundamentais, como também promoverá valores como cooperação, igualdade e respeito mútuo entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é introduzir o conceito de divisão aos alunos de uma maneira que seja ao mesmo tempo educativa e engajadora. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de compreender e aplicar os princípios básicos da divisão, reconhecendo a importância de dividir igualmente e compreendendo a aplicabilidade desse conceito em situações cotidianas. Além disso, a atividade pretende desenvolver habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, resolução de conflitos e comunicação eficaz, que são essenciais para o crescimento pessoal e acadêmico dos alunos.

  • Compreender e aplicar os princípios básicos da divisão.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Estimular o raciocínio matemático através de atividades lúdicas.
  • Promover a igualdade e o respeito mútuo entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA04: Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
  • EF01MA09: Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Conteúdo Programático

Através da atividade 'Dividindo o Tesouro', os alunos serão introduzidos aos conceitos de divisão e proporção de maneira prática e participativa. Esse aprendizado se dará no contexto de um jogo que desafia os alunos a pensar e operar coletivamente, enfatizando a importância da contagem, organização e categorização de objetos, bem como a aplicação dessas habilidades na resolução de problemas do cotidiano.

  • Introdução ao conceito de divisão.
  • Importância de dividir igualmente.
  • Contagem e organização de objetos.
  • Trabalho em equipe e cooperação.

Metodologia

Para esta atividade, será adotada uma metodologia ativa que enfatiza o aprendizado por meio da participação direta dos alunos. A atividade será introduzida com uma breve explicação sobre piratas e caça ao tesouro, capturando o interesse e a imaginação dos alunos. Em seguida, será proposto o desafio de dividir os tesouros encontrados. Os grupos serão orientados a discutir e negociar as melhores formas de dividir o tesouro igualmente, permitindo que os alunos experimentem e aprendam o conceito de divisão na prática, enquanto desenvolvem habilidades interpessoais e de resolução de problemas.

  • Explicação do contexto da atividade.
  • Divisão dos alunos em pequenos grupos.
  • Desafio prático de divisão do tesouro.
  • Mediação das discussões pelo professor.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 20 aulas, cada uma com duração de 30 minutos, totalizando 10 horas de atividade. Inicialmente, serão realizadas discussões e apresentações para introduzir o tema e os objetivos. Seguir-se-ão as atividades práticas de divisão do tesouro, com complexidade crescente ao longo das sessões.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos.
  • Aulas 2-5: Atividades iniciais de divisão do tesouro.
  • Aulas 6-10: Aumento do tamanho dos grupos e dos desafios.
  • Aulas 11-15: Atividades práticas e discussões mediadas.
  • Aulas 16-20: Atividades de revisão e reflexão sobre aprendizados.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará tanto por meio da observação contínua da participação e engajamento dos alunos durante as atividades, quanto pela avaliação do entendimento de conceitos matemáticos fundamentais e do desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Serão observados critérios como cooperação, comunicação efetiva, respeito mútuo e a capacidade de resolver problemas em equipe. Além disso, serão realizadas discussões em grupos menores para avaliar o raciocínio matemático e a aplicação dos conceitos de divisão na prática.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários pedras coloridas ou moedas de plástico para serem usadas como 'tesouros', materiais de desenho e escrita para registro e representação dos tesouros divididos, e espaço adequado que permita o trabalho em grupos. Além disso, recursos visuais e textuais sobre piratas e caça ao tesouro podem ser utilizados para enriquecer a contextualização da atividade.

  • Pedras coloridas ou moedas de plástico.
  • Materiais de desenho e escrita.
  • Recursos visuais sobre piratas.
  • Espaço adequado para trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo