Mercadinho da Estimativa

Desenvolvida por: Wesley… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Estimação e comparação de quantidades

Nesta atividade, denominada Mercadinho da Estimativa, a sala de aula é transformada em um pequeno mercado onde os alunos, atuando como compradores e vendedores, utilizam estimativas de quantidade para realizar trocas de objetos, utilizando uma moeda fictícia. A atividade é desenhada para permitir que os alunos pratiquem a estimação e comparação de quantidades de até 20 itens, enquanto são introduzidos a conceitos básicos de economia e troca. Cada 'vendedor' apresentará objetos em grupos e os 'compradores' deverão fazer estimativas para decidir quais itens 'comprar', comparando se há mais, menos ou a mesma quantidade de itens desejados. Este formato interativo e lúdico visa não apenas reforçar habilidades matemáticas, mas também desenvolver habilidades sociais através da interação e negociação.

Objetivos de Aprendizagem

O Mercadinho da Estimativa tem como objetivo principal fortalecer a capacidade dos alunos de realizar estimativas e comparações quantitativas de maneira prática e contextualizada. Além disso, busca introduzir conceitos básicos de economia, como troca e uso de moeda, de maneira lúdica. Através desta atividade, os alunos desenvolverão habilidades importantes como raciocínio lógico, tomada de decisão baseada em estimativas, compreensão de conceitos matemáticos fundamentais e capacidade de negociar e interagir socialmente.

  • Desenvolver a habilidade de estimação e comparação de quantidades de forma lúdica.
  • Introduzir conceitos básicos de economia e troca.
  • Praticar a contagem e uso de números naturais em situações cotidianas.
  • Estimular o raciocínio lógico e a tomada de decisões.
  • Fomentar habilidades sociais através da interação entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abordará conteúdos que englobam conceitos de quantidade, operações de estimativa, comparação entre conjuntos e introdução a princípios básicos da economia. Ao realizar atividades práticas onde deverão estabelecer relações quantitativas entre objetos, os estudantes aplicarão estratégias de contagem, comparação e estimativa, promovendo a compreensão de conceitos matemáticos fundamentais de forma integrada e significativa.

  • Estimação de quantidades
  • Comparação entre conjuntos de objetos
  • Contagem e operações simples
  • Introdução a conceitos de economia e troca
  • Desenvolvimento de habilidades sociais

Metodologia

A metodologia empregada na atividade Mercadinho da Estimativa será a Aprendizagem Baseada em Jogos, onde os alunos aprenderão os conceitos matemáticos por meio da participação ativa em um jogo que simula um mercado. Essa abordagem permite que a aprendizagem ocorra de forma divertida e significativa, incentivando a interação entre os alunos e a utilização de raciocínio lógico para resolver problemas cotidianos. Serão utilizadas técnicas como simulação, negociação e tomada de decisão, visando o desenvolvimento integral do aluno.

  • Simulação de um mercado dentro da sala de aula.
  • Utilização de moeda fictícia para comprar e vender objetos.
  • Estimação e comparação de quantidades de forma prática.
  • Negociação e interação social entre os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em três aulas de 40 minutos cada, realizadas ao longo de uma semana. Na primeira aula, será introduzido o conceito da atividade e realizada a preparação do 'mercado'. Na segunda aula, ocorrerá a execução do jogo Mercadinho da Estimativa. A terceira aula será dedicada à discussão dos resultados, reforço dos conceitos matemáticos abordados e reflexão sobre a experiência.

  • Aula 1: Introdução ao Mercadinho da Estimativa e preparação do mercado.
  • Aula 2: Execução do jogo Mercadinho da Estimativa.
  • Aula 3: Discussão dos resultados e reflexão.

Avaliação

A avaliação da atividade Mercadinho da Estimativa será formativa e contínua, observando a participação, engajamento e capacidade de aplicação dos conceitos matemáticos pelos alunos. Será dada especial atenção à habilidade dos alunos de fazer estimativas precisas, comparar quantidades e tomar decisões baseadas em suas estimativas. A avaliação também considerará o desenvolvimento de habilidades sociais e a capacidade de negociação. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar o progresso contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização do Mercadinho da Estimativa, serão necessários recursos como objetos variados para 'venda', moedas fictícias para as transações, cartazes para a sinalização das 'lojas' e tabelas de registro para o acompanhamento das compras e vendas. Esses recursos permitirão aos alunos imergir no cenário proposto e facilitarão a compreensão e a prática dos conceitos matemáticos de forma lúdica e interativa.

  • Objetos variados para simulação de produtos
  • Moedas fictícias para transações
  • Cartazes e etiquetas para as 'lojas'
  • Tabelas de registro para compras e vendas
  • Crachás para identificação dos 'vendedores' e 'compradores'

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo