Números de História

Desenvolvida por: Mariana (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Tipos de Comunicação

A atividade 'Números de História' convida os alunos a explorar o uso dos números de maneira criativa e contextualizada por meio de contos e histórias. O objetivo principal é permitir que os alunos identifiquem, utilizem e façam conexões significativas com os números em diferentes contextos. Durante a atividade, o professor apresentará uma história onde os personagens enfrentam desafios que exigem soluções numéricas. A turma será organizada em pequenos grupos e cada grupo receberá um conjunto de números que deverão ser inseridos em suas versões adaptadas do conto. Ao final, cada grupo apresentará sua adaptação para a turma, promovendo uma prática de identificação e uso dos números em situações cotidianas. Essa atividade não apenas reforça o conhecimento numérico dos alunos através da narração de histórias, mas também estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a habilidade de comunicação entre os colegas. Além disso, ao relacionar números à narrativa, os alunos aprendem que os números são mais do que meros símbolos; são ferramentas poderosas para interpretação e resolução de problemas práticos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam em fortalecer as habilidades numéricas dos alunos de forma lúdica e prática, permitindo que façam conexões com o mundo ao seu redor. Através da integração de números em histórias, a atividade busca promover a compreensão de conceitos matemáticos fundamentais, como contagem, ordem e quantificação. Isso é facilitado pelo uso de narrativas, que tornam o aprendizado mais acessível e interessante para crianças dessa faixa etária. Além disso, ao trabalhar em grupos, os alunos desenvolvem habilidades sociais críticas, como cooperação e respeito pelas ideias dos colegas. A atividade visa também aumentar a autoconfiança dos alunos na utilização de números para resolver problemas, contribuindo para o desenvolvimento de competências que serão fundamentais em sua trajetória escolar.

  • Familiarizar-se com o uso dos números em contextos narrativos e diários.
  • Desenvolver habilidades de contagem, ordem e quantificação.
  • Trabalhar cooperativamente em equipe para resolver problemas.
  • Aumentar a autoconfiança no uso de números para resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
  • EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
  • EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade incorpora conceitos fundamentais de matemática destinados ao 1º ano do Ensino Fundamental, notadamente a utilização e manipulação de números naturais em contextos do dia a dia. A exploração numérica será feita através da identificação e manipulação de números dentro de narrativas, incentivando a compreensão dos mesmos como indicadores de quantidade, ordem e código de identificação. Também fomentaremos a capacidade de estimativa e comparação de conjuntos, habilidades essenciais para o desenvolvimento matemático inicial. Através desta metodologia, os alunos aprendem a conectar conceitos matemáticos com situações práticas e cotidianas, favorecendo um aprendizado mais amplo e profundo.

  • Utilização de números naturais em narrativas.
  • Identificação de números como indicadores de quantidade e ordem.
  • Manipulação de números em contextos do cotidiano.
  • Estimativa e comparação de conjuntos de objetos.

Metodologia

A metodologia utilizada na atividade 'Números de História' apoia-se em práticas pedagógicas que incentivam o engajamento ativo e a cooperação entre estudantes. Motivados por uma abordagem baseada em histórias, os alunos são convidados a conectar conhecimentos matemáticos com situações práticas vivenciadas pelos personagens dos contos. Tal abordagem, aliada à divisão da turma em pequenos grupos, não apenas favorece o aprendizado colaborativo como também estimula o diálogo e a troca de ideias entre os alunos. Esses elementos remetem ao uso de metodologias ativas que buscam integrar o conhecimento teórico e prático, favorecendo maior retenção e compreensão dos conceitos matemáticos.

  • Uso de narrativas para contextualizar o uso de números.
  • Trabalho em grupo para fomentar colaboração e resolução de problemas.
  • Apresentações em grupo para promover a comunicação e troca de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade consiste em uma única aula de 60 minutos, garantindo que os alunos tenham tempo suficiente para explorar, criar e apresentar suas narrativas numéricas. Durante essa aula, eles serão divididos em grupos e receberão um conjunto específico de números para integrar em suas histórias. O professor começará com a apresentação do conto e desafios que precisam de soluções numéricas. Em seguida, os alunos trabalharão em suas próprias adaptações, inserindo os números e criando conexões com os eventos da história. Finalmente, cada grupo apresentará sua versão para a classe, promovendo a partilha de ideias e reflexões.

  • Aula 1: Apresentação do conto, divisão dos grupos, exploração e adaptação das histórias com inserção de números, e apresentação das versões finais para a turma.
  • Momento 1: Apresentação do Conto (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e explique que hoje eles explorarão números dentro de uma história. Leia um conto curto, previamente selecionado, em voz alta, destacando os momentos onde números ou quantidades surgem. É importante que capte a atenção dos alunos utilizando entonação e expressões faciais. Observe se os alunos estão acompanhando e anime-os a fazerem perguntas sobre a história.

    Momento 2: Formação dos Grupos (Estimativa: 5 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos, assegurando que cada criança esteja confortável com seus colegas de equipe. Permita que os alunos se agrupem livremente ou intervenha organizando grupos equilibrados em termos de habilidades e dinâmica. Essa atividade promove habilidades sociais como cooperação e respeito. Esta é uma boa oportunidade para observar as interações e tomar notas sobre o comportamento colaborativo.

    Momento 3: Exploração e Adaptação da História (Estimativa: 25 minutos)
    Explique aos grupos que cada um deles irá recriar a história que ouviu, adaptando-a com um conjunto de números fornecido pelo professor. Distribua os papéis e materiais de escrita para que façam as anotações necessárias. Passe por entre os grupos oferecendo suporte e feedback enquanto observam como eles manipulam os números dentro da história. Incentive a criatividade na adaptação da narrativa e intervenha positivamente quando necessário para estimular ideias. Avalie o envolvimento e a capacidade dos alunos em utilizar os números adequadamente dentro do contexto narrativo.

    Momento 4: Apresentação das Versões Finais (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que cada grupo apresente sua versão adaptada da história para a turma. Use projeções no quadro branco, se disponíveis, para facilitar a visualização de todos. Promova um ambiente de apoio destacando os esforços de cada grupo e incentivando perguntas e comentários construtivos dos ouvintes ao final de cada apresentação. Durante as apresentações, tome notas sobre a clareza, criatividade e o uso correto dos números pelos alunos para fornecer um feedback abrangente no encerramento da atividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Nesta turma sem condições específicas relatadas, mantenha um olhar sensível às diferenças de aprendizagem. Utilize recursos visuais adicionais, como ilustrações de números, para alunos que possam se beneficiar de pistas visuais. Estimule a participação oral, mas também aceite respostas por escrito para aqueles que se sentirem mais confortáveis. Crie um ambiente acolhedor e incentive a inclusão de todos os alunos nas atividades, lembrando-se de que cada criança contribui de maneira única. Elogios e reconhecimento são ferramentas poderosas para motivar e encorajar a autoconfiança no uso de números. Se surgir a necessidade, adapte a duração das atividades para garantir que todos tenham a oportunidade de participar de maneira plena e ativa.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e formativa, levando em consideração tanto a participação dos alunos nos grupos quanto o resultado final das histórias adaptadas. Um dos principais objetivos avaliativos é verificar a compreensão dos alunos em relação à aplicação dos números na resolução de problemas narrativos. Os critérios de avaliação incluem a criatividade na inserção dos números, a clareza da comunicação das ideias e a cooperação dentro dos grupos. Poderá ser utilizada uma grelha de critérios, que também considere a interação social e o respeito durante as discussões de grupo. Por fim, a avaliação incluirá feedback oral para individualizar as orientações e fortalecer o aprendizado, contribuindo para o desenvolvimento contínuo dos alunos.

  • Participação ativa e colaboração nos grupos.
  • Criatividade e clareza na adaptação das narrativas.
  • Compreensão e aplicação dos conceitos numéricos.
  • Respeito e cooperação durante as atividades.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Números de História', serão necessários recursos básicos e acessíveis que garantam a execução eficiente do plano de aula. A utilização de papel e materiais de escrita permite que os alunos elaborem suas versões adaptadas dos contos, incentivando a criatividade e a habilidade de comunicação escrita. Além disso, recursos visuais como ilustrações ou cartazes podem auxiliar na contextualização das histórias e no engajamento dos alunos. O professor poderá ainda fazer uso de tecnologia básica, como um projetor ou quadro branco, para apresentar o conto inicial à turma, facilitando a compreensão coletiva do conteúdo.

  • Contos e histórias impressas para apresentação inicial.
  • Papéis e materiais de escrita para adaptação das histórias.
  • Recursos visuais, como ilustrações ou cartazes.
  • Projetor ou quadro branco para apresentação à turma.

Inclusão e acessibilidade

Prezamos pela inclusão e acessibilidade para todos os alunos, mesmo em turmas sem necessidades específicas observadas. Sabemos que a rotina do professor pode ser exigente, mas acreditamos que pequenas estratégias, quando bem implementadas, garantem um ambiente inclusivo e estimulante. Recomendamos, por exemplo, o uso de materiais visuais e auditivos que reforcem a compreensão das histórias, além de uma organização clara dos grupos, garantindo que todos participem ativamente. As histórias impressas em formatos acessíveis podem auxiliar na leitura e compreensão do texto. Em uma sala de aula diversificada, a flexibilidade do professor em adaptar o tempo de fala ou orientar os grupos de forma mais visual serão fundamentais para garantir que os alunos desenvolvam seu potencial de forma equitativa. Propor que os alunos expliquem entre si o que compreenderam incentivará um ambiente de aprendizagem colaborativa e, também, ajudará na identificação de dificuldades por parte do professor.

  • Utilização de materiais visuais e auditivos para reforçar a compreensão.
  • Organização inclusiva dos grupos para garantir a participação de todos.
  • Histórias impressas em formatos acessíveis.
  • Flexibilidade e suporte individualizado conforme necessário.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo