Chefes de Cozinha e os Pequeninos Números na Mesa

Desenvolvida por: Bruna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Álgebra

Na atividade 'Chefes de Cozinha e os Pequeninos Números na Mesa', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental irão se transformar em mini-chefs, explorando o mundo das receitas enquanto praticam operações de adição e subtração com reagrupamento. Ao organizarem as receitas, precisarão calcular a quantidade total de ingredientes necessárias para preparar pratos específicos, utilizando suas habilidades matemáticas para somar e subtrair as porções apresentadas. Essa abordagem prática conecta a matemática ao cotidiano, permitindo que os alunos entendam sua aplicação na cozinha, incentivando o aprendizado ativo e envolvente.

Após realizarem as operações, os alunos terão a oportunidade de escrever os números por extenso em cartões decorativos que acompanham a receita desenvolvida. Além de reforçar os conceitos matemáticos, a atividade promove a leitura e a escrita dos números, integrando o aprendizado de matemática e linguagem em um contexto lúdico e educativo. Através do trabalho em grupos, os alunos desenvolvem habilidades sociais e são incentivados a compartilhar estratégias e soluções, favorecendo uma aprendizagem colaborativa e inclusiva.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem deste plano de aula são construir uma compreensão prática das operações de adição e subtração, promovendo a aplicação desses conceitos em contextos cotidianos. Além disso, espera-se que os alunos aumentem sua habilidade de leitura e escrita de números ao escreverem por extenso os valores resultantes das operações, promovendo assim a integração de conhecimentos matemáticos e linguísticos.

  • Compreender e aplicar operações de adição e subtração com reagrupamento em situações práticas.
  • Escrever por extenso números resultantes de cálculos matemáticos.
  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão de números e operações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA03: Resolver e elaborar problemas de adição e subtração, utilizando diferentes estratégias, incluindo cálculo mental, com números de até três ordens, com e sem reagrupamento.
  • EF02LP05: Escrever corretamente palavras e frases, utilizando a letra cursiva maiúscula e minúscula e observando sempre o alinhamento da escrita.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca em reforçar o entendimento e a aplicação das operações de adição e subtração originalmente estabelecidas na BNCC para o 2º ano do Ensino Fundamental. A atividade prática de preparar receitas culinárias promove a aplicação desse conhecimento matemático em um contexto realista e cotidiano. Além disso, aprender a escrever números por extenso integra linguística ao aprendizado matemático, facilitando uma compreensão mais profunda e contextualizada dos números.

  • Operações de adição e subtração com reagrupamento.
  • Leitura e escrita de números por extenso.
  • Aplicação prática de conceitos matemáticos.

Metodologia

A metodologia utiliza uma integração interdisciplinar, combinando matemática com linguagem, ao mesmo tempo que promove habilidades sociais e a educação socioemocional. A atividade de mini-chefs proporciona um ambiente lúdico para o aprendizado ativo, permitindo que os alunos participem ativamente de sua própria aprendizagem, por meio da aplicação prática de conceitos matemáticos em cenários do mundo real.

  • Aprendizagem por meio de atividades práticas.
  • Integração interdisciplinar entre matemática e linguagem.
  • Trabalho em grupos para fomentar habilidades sociais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é desenvolvido em duas aulas de 60 minutos, focando na progressão gradual do conhecimento. Na primeira aula, os alunos inicialmente serão introduzidos aos conceitos matemáticos e à tarefa prática, enquanto a segunda aula focará na conclusão dos cálculos e na escrita por extenso. As aulas são estruturadas para dar tempo suficiente para que os alunos possam explorar, aplicar e internalizar os conceitos ensinados.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de adição e subtração e organização dos ingredientes.
  • Momento 1: Recepção e Introdução à Cozinha dos Números (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula saudando os alunos e explicando que eles serão mini-chefs de cozinha por um dia. Apresente a atividade, destacando a importância das operações de adição e subtração na cozinha para o preparo das receitas. Utilize imagens ou representações visuais de ingredientes para criar interesse. Permita que os alunos compartilhem suas experiências na cozinha, incentivando a participação ativa.

    Momento 2: Explorando a Adição e Subtração na Cozinha (Estimativa: 25 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e apresente um ‘cardápio de ingredientes’. Cada grupo deverá observar as quantidades necessárias para a receita e verificar quantidades adicionais, ou que estavam em falta, realizando cálculos de adição e subtração. Oriente cada grupo, verificando se estão compreendendo as operações matemáticas. Encoraje os alunos a discutirem entre si e permitam que compartilhem suas estratégias para solucionar os problemas.

    Momento 3: Apresentação e Discussão dos Resultados (Estimativa: 15 minutos)
    Peça que cada grupo compartilhe seus resultados com a turma. Conduza a turma em uma discussão sobre as diferentes estratégias utilizadas para resolver os cálculos, promovendo a troca de ideias. Avalie o entendimento dos alunos através de perguntas e da observação de suas apresentações. Elogie os esforços e soluções criativas apresentadas pelos grupos.

    Momento 4: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Encerre a aula revisando os conceitos abordados, e peça para que alguns alunos expliquem as operações realizadas. Reforce a importância da matemática no cotidiano e na preparação de receitas. Finalize perguntando o que aprenderam e o que mais gostariam de explorar na próxima atividade. Agradeça pela participação e entusiasme-se por futuras lições.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Como não há alunos com condições específicas na turma, concentre-se em garantir que todos os estudantes participem de maneira equitativa nos grupos. Utilize recursos visuais para auxiliar alunos que possam ter dificuldade de compreensão apenas por meio da leitura. Para alunos mais tímidos, ofereça feedback positivo para incentivá-los a compartilhar suas ideias nas discussões. Dê atenção especial aos diferentes ritmos de aprendizagem, permitindo mais tempo ou explicações adicionais sempre que necessário. Mantenha uma comunicação aberta e acessível com os alunos, proporcionando um ambiente acolhedor em sala de aula.

  • Aula 2: Realização dos cálculos e escrita dos números por extenso.
  • Momento 1: Revisão dos Conceitos de Adição e Subtração (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando rapidamente os conceitos de adição e subtração com reagrupamento. Utilize exemplos práticos e peça que os alunos resolvam algumas operações simples no quadro. Permita que os alunos expliquem suas estratégias, e enalteça as diferentes maneiras de chegar ao resultado correto, reforçando conceitos já trabalhados na aula anterior.

    Momento 2: Apresentação das Receitas e Organizando os Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente as receitas de forma visual utilizando imagens coloridas para que os alunos se entusiasmem. Explique que cada grupo receberá uma receita para calcular as quantidades de ingredientes. Divida os estudantes em grupos, assegure que estejam bem organizados e que cada membro desempenhe um papel específico, como escritor ou calculador, fomentando a cooperação.

    Momento 3: Cálculos em Grupos e Escrita dos Números por Extenso (Estimativa: 25 minutos)
    Em seus grupos, os alunos devem realizar os cálculos necessários das receitas, somando e subtraindo os ingredientes. Após a conclusão, cada grupo escreve os números por extenso em cartões decorativos. O professor deverá circular pela sala, observando o envolvimento dos alunos e oferecendo suporte onde houver necessidade. Incentive os alunos a revisar os cálculos e a ortografia dos números por extenso, oferecendo exemplos quando necessário.

    Momento 4: Compartilhamento e Avaliação das Receitas (Estimativa: 15 minutos)
    Cada grupo apresenta suas receitas para a turma, lendo os números por extenso e explicando o processo de cálculo. Avalie a precisão dos cálculos e da escrita dos números, fazendo perguntas para verificar a compreensão dos conceitos. Elogie o esforço e as soluções criativas, e reforce a importância e a utilidade das operações matemáticas no cotidiano. Finalize a aula elogiando o trabalho em equipe e a dedicação de todos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que todos os alunos têm a oportunidade de participar ativamente das atividades. Incentive aqueles que forem mais tímidos a contribuírem usando perguntas direcionadas e elogie suas participações. Utilize materiais visuais de apoio, como cartões ilustrados, para facilitar a compreensão. Se algum aluno apresentar dificuldade em acompanhar o ritmo da atividade, ofereça apoio extra, como explicações adicionais e um pouco mais de tempo para concluir as tarefas. Mantenha uma atitude positiva e incentivadora, promovendo um ambiente acolhedor e de apoio mútuo entre os colegas.

Avaliação

A Avaliação será diversificada e orientada para medir o entendimento conceitual dos alunos, bem como suas habilidades práticas e de escrita. O uso de avaliações formativas permitirá que o professor obseve o progresso constante dos alunos durante a atividade. Haverá observação contínua do desenvolvimento da atividade em grupo, com feedback imediato. As avaliações somativas ocorrerão no final, através da análise das receitas completas e dos cartões escritos por extenso.

  • Observação: Monitorar o envolvimento e a participação durante as atividades práticas.
  • Análise dos Cálculos: Avaliar a precisão dos cálculos matemáticos.
  • Revisão dos Cartões: Verificar a correção e escrita adequada dos números por extenso.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados são significativamente centrados em materiais acessíveis e tecnologia simples, para facilitar o envolvimento dos alunos de maneira prática e direta. Além dos ingredientes reais ou de representações visuais destes, a atividade faz uso de cartões, lápis e folhetos com instruções que não apenas suportam o aprendizado ativo, mas também garantem que todos os alunos tenham igual acesso à aprendizagem.

  • Ingredientes ou representações visuais de ingredientes.
  • Cartões e lápis para escrita dos números por extenso.
  • Folhetos com instruções da atividade.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o esforço diário dos professores se concentra em proporcionar um ambiente inclusivo onde todos os alunos possam aprender juntos e de maneira equitativa. Para este plano, embora não haja necessidade específica de adaptações, é possível incorporar práticas que garantam o envolvimento ativo de todos. Por exemplo, estimular interações em grupo, onde cada aluno pode contribuir com suas habilidades, seja nas operações matemáticas ou na escrita dos números. Além disso, manter um ambiente de aprendizagem culturalmente sensível e respeitoso irá promover um espaço seguro para todos os alunos.

  • Estimular a colaboração em pequenos grupos.
  • Fomentar um ambiente de aprendizagem respeitoso e culturalmente sensível.
  • Proporcionar suporte adicional conforme necessário para garantir o entendimento de todos.

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