Contando Árvores na Floresta Encantada

Desenvolvida por: Jordan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números, Grandezas e Medidas

Nesta atividade, os alunos exploram o tema do meio ambiente através da contagem e comparação de árvores, refletindo sobre a diversidade de uma floresta. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e receberão cartões com desenhos de diferentes tipos de árvores. Eles precisarão contar, comparar e ordenar as quantidades, praticando habilidades matemáticas básicas como contagem, adição e comparação de números até 1.000. A segunda aula será dedicada à criação de gráficos em papel pardo, onde cada grupo organizara a representação gráfica dos tipos e quantidades de árvores contadas. Essa atividade interdisciplinar combina o ensino de matemática com conhecimento sobre biodiversidade e preservação ambiental, introduzindo os alunos à importância da natureza e da necessidade de cuidar do meio ambiente que os cerca.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é promover o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos através da contagem e comparação de elementos, bem como a interpretação e organização de dados de forma visual. Além disso, pretende-se integrar a temática ambiental, fazendo com que os alunos reconheçam a importância da preservação da biodiversidade. A atividade busca também fomentar a cooperação entre os alunos, incentivando o trabalho em equipe para o alcance de um objetivo comum, além de estimular a discussão e a reflexão sobre as ações humanas no meio ambiente.

  • Desenvolver habilidades de contagem, adição e subtração.
  • Fomentar a compreensão da ordem numérica e comparação de valores.
  • Estimular a capacidade de organização e interpretação de dados em gráficos.
  • Incentivar a colaboração e comunicação em grupo.
  • Promover a consciência sobre a conservação ambiental.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA01: Ler e escrever números naturais de até três ordens.
  • EF02MA02: Comparar e ordenar números naturais, utilizando a ideia de maior, menor e entre.
  • EF02MA03: Compor e decompor números naturais em diversas ordens utilizando diferentes adições.
  • EF02MA20: Identificar regularidades em sequências numéricas aplicadas ao contexto ambiental.
  • EF02CI01: Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui noções de contagem, comparação e ordenação de números naturais até mil, bem como a criação e interpretação de gráficos através da representação visual dos dados coletados na atividade prática. É também uma oportunidade para introduzir e discutir conceitos básicos sobre biodiversidade e a importância da conservação do meio ambiente em um contexto interdisciplinar que alia matemática e ciências.

  • Contagem e comparação de números naturais até 1.000.
  • Compreensão e ordenação de valores numéricos.
  • Coleta e representação gráfica de dados.
  • Conceitos básicos de biodiversidade e conservação ambiental.

Metodologia

A metodologia proposta combina atividades práticas e expositivas para facilitar o aprendizado dos alunos. Na primeira aula, serão utilizadas atividades manuais envolvendo cartões e a formação de grupos de trabalho para promover a socialização e cooperação. Na segunda aula, adota-se a criação de gráficos em papel pardo como ferramenta para entender o conceito de organização e representação de dados, além de fomentar discussões sobre os temas ambientais abordados. A abordagem escolhida é holística, integrando conhecimentos matemáticos e ambientais em um contexto de aprendizado coletivo.

  • Uso de cartões com desenhos de árvores para contagem e comparação.
  • Trabalho em grupo para fomentar a colaboração.
  • Criação de gráficos em papel pardo para representação visual de dados.
  • Discussão sobre biodiversidade e conservação, integrando matemática e ciências.

Aulas e Sequências Didáticas

As aulas serão divididas em duas sessões de 40 minutos. A primeira sessão será dedicada à introdução do tema e ao trabalho em grupos para a contagem e ordenação dos números representados nos cartões. A segunda sessão focará na criação dos gráficos em papel pardo, onde os alunos poderão transcrever as informações coletadas e analisadas durante a primeira aula, concluindo com uma reflexão sobre a importância da biodiversidade e preservação ambiental.

  • Aula 1: Introdução à atividade, distribuição de cartões e contagem colaborativa em grupos de diferentes tipos de árvores.
  • Aula 2: Transcrição da contagem em gráficos de papel pardo; discussão sobre biodiversidade e conclusão da atividade.

Avaliação

Para avaliar o desempenho dos alunos, serão utilizados variados instrumentos de avaliação. A avaliação formativa ocorrerá ao longo das aulas, considerando a participação ativa e engajamento dos alunos nas discussões e tarefas de grupo. A avaliação somativa incluirá a análise dos gráficos produzidos pelos grupos, verificando a precisão da contagem e a capacidade de organização dos dados de forma visual e clara. Além disso, o professor poderá realizar observações qualitativas sobre o envolvimento dos alunos com os temas ambientais.

  • Objetivo de desenvolver habilidades de contagem e comparação numérica.
  • Critérios: Participação em grupo, precisão na elaboração dos gráficos, compreensão temática ambiental.
  • Exemplo Prático: Observação do trabalho em grupo na distribuição de tarefas e análise do gráfico final apresentado.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos planejados para esta atividade são de fácil acesso e buscam promover a interatividade entre os alunos. Serão utilizados cartões com ilustrações de árvores para a etapa de contagem e análise, papéis pardos para a confecção dos gráficos e materiais de desenho como lápis de cor ou canetinhas para diversificar a forma de apresentação das informações. As ferramentas visuais facilitarão a representação gráfica, mantendo o foco na aprendizagem de matemática e ciências em um ambiente colaborativo.

  • Cartões com ilustrações de árvores.
  • Papeis pardo para criação de gráficos.
  • Materiais de desenho: lápis de cor, canetinhas.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos os desafios diários enfrentados pelos professores e queremos garantir que esta atividade seja inclusiva e acessível a todos os alunos, eliminando barreiras para a aprendizagem. Como a atividade não possui condições específicas de acessibilidade a serem atendidas, sugere-se que a sala esteja organizada de forma que todos possam ver e participar ativamente. Além disso, promover interações entre os alunos para criar um ambiente empático e colaborativo é essencial, garantindo que cada aluno tenha apoio e seja valorizado por suas contribuições individuais.

  • Ambiente de aprendizagem acolhedor, promovendo a interação entre todos os alunos.
  • Suporte ao trabalho colaborativo, permitindo que os alunos contribuam conforme suas capacidades.
  • Uso de materiais visuais inclusivos e adaptáveis para diferentes formas de aprendizagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo