Medida dos meus passos

Desenvolvida por: Elenic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Grandezas e Medidas

A atividade intitulada 'Medida dos meus passos' tem o objetivo de introduzir os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental à noção de medidas através de experiências práticas. Esta atividade se divide em duas aulas principais. A primeira aula segue o modelo de Sala de Aula Invertida, onde os alunos, em casa, assistirão a vídeos curtos sobre a técnica de medir distâncias usando passos como unidade de medida. Essas informações deverão ser anotadas e posteriormente discutidas em sala de aula. A segunda aula acontece na escola, onde será aplicado o método de Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos usarão seus próprios passos para medir diversas distâncias, seja no pátio ou na própria sala de aula, e registrarão seus resultados. Essa etapa prática permitirá aos alunos não apenas aplicar o conteúdo teórico aprendido anteriormente, mas também colaborar com seus colegas na comparação e análise dos resultados. O foco está em desenvolver a compreensão de medidas, promover habilidades de comparação e registro de dados, favorecer a colaboração entre os alunos e ainda estimular a curiosidade pelo mundo ao seu redor. Um aspecto importante desta atividade é que ela também aborda o desenvolvimento socioemocional, como trabalhar em equipe, oferecer e aceitar ajuda, e respeitar o ritmo e as ideias dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover a familiarização das crianças com o conceito de medidas usando suas próprias experiências e vivências. Através de práticas lúdicas e colaborativas, busca-se estimular a compreensão de conceitos matemáticos de maneira prática e contextualizada. Os alunos serão encorajados a desenvolver habilidades cognitivas relacionadas à resolução de problemas matemáticos, como comparação e ordenamento de números, além de identificar padrões. Ao mesmo tempo, as atividades foram desenhadas para fomentar o crescimento intra e interpessoal dos alunos, ao garantir que eles trabalhem efetivamente em grupos, respeitem regras estabelecidas e demonstrem empatia e colaboração.

  • Familiarizar alunos com o conceito de medidas utilizando passos como referência.
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas matemáticos.
  • Estimular a comparação e ordenamento de resultados de medidas.
  • Facilitar o trabalho em equipe e o respeito aos colegas.
  • Promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia e colaboração.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA06: Reconhecer e determinar experiências cotidianas.
  • EF02MA12: Relacionar e classificar medidas utilizando unidades não padronizadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é focado no desenvolvimento do conceito de medidas a partir de unidades não convencionais de medida - no caso, os passos dos alunos. Toda a estrutura da atividade foi pensada para levar os alunos a refletirem sobre a prática da medição e suas implicações no cotidiano. Este tema não só é fundamental para a alfabetização matemática - ajudando as crianças a reconhecerem medidas em diferentes contextos - mas também para a construção de um conhecimento integrado às suas experiências do dia a dia. Considera-se, igualmente, relevante para o pleno entendimento da importância e utilidade das medidas como construção cultural e social.

  • Conceito de medidas.
  • Aplicação de unidades não convencionais de medida.
  • Reflexão e comparação de medições em grupo.
  • Importância das medidas no cotidiano.

Metodologia

Este plano de aula se baseia em metodologias ativas que promovem o protagonismo do aluno, destacando-se a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Jogos. Para a primeira aula, adota-se a metodologia de ensino invertido, onde os alunos assistem a vídeos instrutivos sobre medições em casa, promovendo o autoconhecimento e as tentativas de aplicação prática do conteúdo antes do encontro presencial. Já na segunda aula, a técnica de Aprendizagem Baseada em Jogos propicia a vivência de situações lúdicas em que o conhecimento matemático é desvendado através da prática e colaboração entre os pares, permitindo a personalização da aprendizagem e acabando por otimizar espaços interativos ricos em aprendizagem.

  • Sala de Aula Invertida para introdução e reflexão sobre conceitos de medida.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos para aplicação prática e colaborativa dos conceitos.
  • Uso de unidades de medida não convencionais (passos).

Aulas e Sequências Didáticas

Para organizar as atividades de forma eficaz, o plano foi dividido em duas aulas de 60 minutos cada uma, respeitando o tempo de atenção e engajamento ideal para a faixa etária. A primeira aula será realizada em casa e consistirá na exibição e análise de vídeos sobre a medição de distâncias com passos. Os alunos deverão fazer anotações e considerações sobre o conteúdo assistido. A segunda aula será mais prática e realizada na escola, no qual o dinamismo e interação tomam a frente para garantir que a aprendizagem seja significativa e envolvente. Esta aula enfatiza a vivência de medições e comparação de resultados no ambiente escolar, oportunizando a reflexão sobre o aprender de forma prática e colaborativa.

  • Aula 1: Vídeos em modelo de Sala de Aula Invertida sobre medições com passos, análise pessoal e fazer anotações.
  • Momento 1: Introdução aos Conceitos de Medida (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula relembrando aos alunos o conceito de medida e sua importância no cotidiano. Apresente brevemente a atividade que fizeram em casa, agradecendo-lhes por assistirem aos vídeos. Pergunte se alguma dúvida surgiu durante o processo e anote as principais questões no quadro.

    Momento 2: Discussão em Pares e Anotações (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pares e peça para que discutam entre si o que entenderam dos vídeos e anotem as principais ideias em seus cadernos. Oriente os alunos a compararem suas anotações, identificando semelhanças e diferenças no entendimento. Passe pelo ambiente, observe e incentive aqueles que estiverem com dificuldade.

    Momento 3: Socialização das Ideias (Estimativa: 15 minutos)
    Convide alguns pares a compartilharem suas ideias e discussões com a turma toda. Incentive a participação de diferentes grupos, garantindo que os alunos com maior dificuldade também se sintam confortáveis para participar. Faça anotações no quadro que resuma as principais ideias apresentadas.

    Momento 4: Reflexão e Consolidação (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula reforçando os conceitos discutidos e explicando como usar os passos para medir será uma parte importante do que explorarão na próxima aula. Peça para que os alunos registrem uma coisa que aprenderam e uma dúvida que ainda têm. Recolha essas anotações para avaliar o entendimento da turma.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, considere dividir o tempo das atividades em intervalos menores e oferecer lembretes do que foi discutido em cada momento. Permita o uso de fidgets silenciosos para ajudar a manter a concentração e esteja disponível para redirecionar a atenção deles gentilmente, sem chamar atenção negativa. Estimule o engajamento deles através de elogios por pequenas conquistas ou pela participação ativa. Considere a organização do espaço, garantindo que estejam em locais onde possam se concentrar melhor, longe de possíveis distrações no ambiente.

  • Aula 2: Atividade prática baseada em jogos no pátio ou sala de aula para medir distâncias com passos e comparar resultados.
  • Momento 1: Início e preparação (Estimativa: 10 minutos)
    Receba os alunos no pátio ou sala de aula designada e explique brevemente que eles usarão seus passos para medir distâncias. Divida a turma em pequenos grupos, garantindo que todos tenham um caderno e lápis para anotar. É importante que reforce a necessidade de colaboração e respeito às ideias de cada colega durante a atividade. Observe se todos compreendem as instruções iniciais e esclareça dúvidas que possam surgir.

    Momento 2: Medição das distâncias (Estimativa: 20 minutos)
    Instrua cada grupo a escolher diferentes pontos de partida e chegada dentro do espaço, seja o pátio ou sala de aula. Permita que cada membro do grupo realize a medição com passos, anotando seus resultados individuais. Incentive os alunos a marcarem o início e o fim de suas medições de forma clara. Monitore a atividade, certificando-se de que todos estejam participando e auxiliando os alunos que estiverem com dificuldades.

    Momento 3: Análise e comparação de resultados (Estimativa: 15 minutos)
    Após a medição, oriente os grupos a se reunirem para comparar e discutir seus resultados. Peça que comparem as diferenças nas contagens e tentem entender o porquê das variações. Estimule a troca de ideias e a elaboração de hipóteses sobre as discrepâncias encontradas. É importante que faça perguntas orientadoras que ajudem na reflexão, como: 'Por que acham que as contagens foram diferentes?' ou 'O que poderíamos fazer para aumentar a precisão das medições?'.

    Momento 4: Socialização e conclusão (Estimativa: 15 minutos)
    Convoque os grupos a compartilharem suas descobertas e discussões gerais com toda a turma. Proponha que escolham um representante para apresentar as conclusões. Registre as observações principais no quadro para que todos possam visualizar. Finalize pedindo aos alunos que escrevam uma breve reflexão sobre o que aprenderam e uma dúvida que ainda têm sobre a atividade. Observação direta nas discussões e registros escritos servem como forma de avaliação do entendimento.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, permita que eles mudem de atividade se necessário, após um certo tempo, para manter o foco e produtividade. Organize a turma de forma que esses alunos estejam em locais que minimizem distrações e próximos ao professor para intervenções rápidas. Ofereça lembretes frequentes do que devem focar e use elogios para motivar pequenos progressos. Permita o uso de fidgets silenciosos e divida as atividades em etapas mais curtas para ajudar a manter a atenção focada. Garanta que haja um ambiente de apoio e respeito para todos os alunos durante a atividade.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada através da análise do processo e do produto final apresentado pelos alunos. Dentre as metodologias a serem utilizados, destaca-se a observação direta durante a segunda aula, garantindo a identificação clara do envolvimento dos estudantes nas medições e interações sociais. O professor poderá fazer uso de checklists para avaliar critérios como o entendimento da noção de medida, a capacidade de colaboração entre os pares e a habilidade para anotar e interpretar os dados obtidos. A autoavaliação também será empregada, estimulando nos alunos a reflexão sobre seu próprio aprendizado, os desafios encontrados e as estratégias adotadas para superá-los. Além disso, para considerar a inclusão de alunos com TDAH é importante que os critérios de avaliação sejam flexíveis, podendo permitir adaptações que melhor respeitem as características individuais, promovendo feedback positivo e construtivo ao longo do processo.

  • Observação direta das atividades práticas.
  • Uso de checklists para critério de avaliação do entendimento de medidas.
  • Autoavaliação dos alunos sobre o processo de aprendizagem e vivências.
  • Flexibilidade e adaptação dos critérios para alunos com TDAH.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos variados que facilitarão a compreensão e a participação integral dos alunos. Essencialmente, a primeira aula requer que os alunos tenham acesso a dispositivos eletrônicos para assistir aos vídeos em casa, garantindo que essas mídias sejam educativas, claras e acessíveis. Durante a aula presencial, é básico e enriquecedor o uso do espaço escolar - como pátio e salas, bem como materiais básicos para registro de dados, como papel e lápis. A organização e o planejamento prévio do espaço onde as atividades práticas acontecerão são essenciais para garantir que as zonas de medição estejam adequadas e seguras para todos os alunos participarem confortavelmente.

  • Dispositivos eletrônicos para visualização de vídeos em casa.
  • Material de registro de dados como lápis e papel.
  • Espaço escolar (pátio/salas) preparado para medições.

Inclusão e acessibilidade

Caro professor, reconhecemos e agradecemos o seu empenho incansável em proporcionar uma educação de qualidade e inclusiva. Compreendemos que a implementação de estratégias de inclusão pode ser desafiadora devido à carga de trabalho e responsabilidades diárias. Diante disso, propomos abordagens viáveis para integrar alunos com demandas específicas como o TDAH. A organização do espaço e uso de metodologias lúdicas e colaborativas são fundamentais, assim como orientar a atenção do aluno com instruções visualmente claras e cronograma visual das etapas da atividade. Fornecer intervalos curtos entre etapas ajuda a manter o foco. Poderá optar-se por permitir ao aluno escolher o papel que deseja desempenhar dentro do grupo, promovendo um ambiente inclusivo, onde todos sintam que têm um papel a desempenhar e um impacto a criar. Incentivar a participação através da divisão de tarefas e pela mediação cuidadosa das interações, cria um ambiente de apoio e flexibilidade que considera e valoriza as diferenças individuais.

  • Organização do espaço para facilitar a movimentação e conforto.
  • Uso de instruções visuais e cronogramas para guiar a atividade.
  • Intervalos curtos durante as etapas para gestão do foco.
  • Permitir que os alunos escolham seu papel nas atividades em grupo.

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