O Banco da Floresta

Desenvolvida por: Élison… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática e Educação Financeira
Temática: Contação de histórias e educação financeira

Em 'O Banco da Floresta', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental irão imergir em um cenário lúdico onde criarão e operarão um banco dentro da sala de aula. Inspirados nos personagens e cenários da história da Chapeuzinho Vermelho, os estudantes assumirão papéis como gerentes, caixas e clientes, realizando transações com 'dinheiro' fictício da sala de aula. Este cenário permite a aplicação de conceitos matemáticos chave, tais como contagem até 1000, adições, subtrações, composição e decomposição de números, em um contexto de educação financeira. Adicionalmente, ao trabalhar com cenários do cotidiano de Chapeuzinho Vermelho, como ajudar na economia para a compra de um novo capuz ou cálculo de custos para um piquenique, os alunos praticarão habilidades de consumo consciente e gerenciamento financeiro. Esta atividade não apenas abordará habilidades matemáticas essenciais, mas também fomentará noções de cooperação, planejamento financeiro e responsabilidade através de uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na aplicação prática de habilidades matemáticas dentro de um contexto significativo e relevante, como a educação financeira, promovendo ao mesmo tempo a interação social e o desenvolvimento de habilidades de vida como planejamento, cooperação e responsabilidade. Espera-se que os alunos melhorem sua capacidade de contar até 1000, realizar operações matemáticas básicas de adição e subtração, e compreender a composição e decomposição de números. Além disso, através da simulação de operações financeiras do banco, os alunos irão desenvolver uma compreensão inicial sobre economia e gerenciamento de dinheiro, estimulando o consumo consciente e a avaliação de necessidades versus desejos.

  • Contar até 1000 de forma prática e significativa
  • Realizar adições e subtrações com fluidez
  • Compor e decompor números em um contexto financeiro
  • Desenvolver habilidades de planejamento e gerenciamento financeiro
  • Praticar responsabilidade, cooperação e resolução de problemas em um contexto social

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA02: Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).
  • EF02MA04: Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
  • EF02MA05: Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Conteúdo Programático

A estrutura da atividade 'O Banco da Floresta' está alinhada aos objetivos pedagógicos que englobam tanto a compreensão matemática quanto noções básicas de educação financeira. O conteúdo programático visa proporcionar aos alunos experiências práticas com números, operações e planejamento financeiro em uma situação que simula a vida real, utilizando a conhecida história da Chapeuzinho Vermelho como pano de fundo. Este cenário familiar e atraente para os alunos do 2º ano facilita a contextualização dos aprendizados matemáticos e financeiros propostos.

  • Contagem de números até 1000
  • Adição e subtração de números
  • Composição e decomposição de números
  • Introdução à educação financeira e consumo consciente
  • Operações de um banco simulado em um contexto de projeto

Metodologia

A metodologia adotada para 'O Banco da Floresta' é a Aprendizagem Baseada em Projetos, que permite aos alunos aprender fazendo, através de um projeto que simula uma situação real do cotidiano. Os alunos serão envolvidos em atividades práticas que requerem a aplicação de conhecimentos matemáticos e conceitos de educação financeira, promovendo o engajamento ativo, a colaboração e a resolução de problemas em um ambiente de aprendizagem cooperativo e dinâmico. Esta abordagem prática é projetada para tornar o aprendizado mais significativo e interessante, incentivando o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.

  • Criação e operação de um banco em sala de aula
  • Simulação de transações financeiras
  • Uso de 'dinheiro' fictício para a prática de adição e subtração
  • Desenvolvimento de cenários baseados na Chapeuzinho Vermelho para atividades financeiras
  • Reflexão e discussão sobre o valor do dinheiro e consumo consciente

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'O Banco da Floresta' será desenvolvida ao longo de 17 aulas de 60 minutos, divididas em etapas que abrangem desde a introdução do projeto e conceitos matemáticos básicos até a implementação e operação do banco da sala de aula, inclusão de cenários da história para prática de educação financeira, e finalização com reflexões sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e à história da Chapeuzinho no Vermelho
  • Aula 2-4: Discussão de conceitos matemáticos e financeiros
  • Aula 5-7: Planejamento e criação do banco da sala de aula
  • Aula 8-10: Simulação de operações bancárias
  • Aula 11-13: Aplicação de cenários da Chapeuzinho Vermelho
  • Aula 14-16: Atividades de consumo consciente
  • Aula 17: Reflexão e avaliação do projeto

Avaliação

A avaliação do projeto 'O Banco da Floresta' se dará de forma formativa e contínua ao longo da atividade. Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo, considerando sua participação, envolvimento nas atividades propostas e capacidade de aplicar os conhecimentos matemáticos e financeiros no contexto do projeto. Itens específicos como a capacidade de realizar adições e subtrações corretamente, compreensão de conceitos como a composição e decomposição de números, além de habilidades sociais como cooperação e trabalho em equipe, serão observados. Exemplos de transações bem planejadas e executadas, assim como reflexões precisas sobre consumo consciente, também farão parte dos critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução de 'O Banco da Floresta', serão necessários recursos como dinheiro fictício da sala de aula, tabuleiros ou cartazes com a representação do banco, materiais para decoração que simulem um ambiente bancário tradicional, além de cópias da história da Chapeuzinho Vermelho para contextualização. Utilizar também ferramentas digitais que possam simular transações e ajudem na organização financeira pode enriquecer a experiência. Materiais simples de escritório como calculadoras, cadernos e lápis são essenciais para as atividades financeiras e contabilização.

  • Dinheiro fictício da sala de aula
  • Tabuleiros ou cartazes para o banco simulado
  • Materiais para decoração de ambiente bancário
  • Cópias da história da Chapeuzinho Vermelho
  • Ferramentas digitais para simulação de transações
  • Material de escritório (calculadoras, cadernos, lápis)

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