Tesouro dos Números e Moedas

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Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números, Sistema Monetário

A atividade Tesouro dos Números e Moedas é voltada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, com foco na matemática aplicada ao sistema monetário e valor posicional. Nesta atividade, os alunos participarão de uma caça ao tesouro na escola, buscando pistas e tesouros que são moedas e números escondidos. Esta dinâmica é tanto um jogo de descoberta quanto uma oportunidade prática de aplicar conceitos matemáticos. Após essa atividade ao ar livre, haverá um momento de aprendizado em sala de aula invertida, onde o sistema monetário brasileiro será apresentado detalhadamente. Em seguida, os alunos discutirão seus achados durante uma roda de debate, definindo estimativas e discutindo suas descobertas em um ambiente colaborativo. Na sequência, uma atividade prática permitirá que eles simulem transações comerciais, criando pequenas lojas dentro da sala de aula com as moedas recebidas, testando suas habilidades de compra e venda. Finalmente, a aprendizagem baseada em jogos concluirá a atividade, consolidando ainda mais o entendimento dos estudantes sobre os números e o uso real das moedas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver a compreensão dos alunos sobre o valor posicional dos números e o funcionamento do sistema monetário. A atividade promove o entendimento das características fundamentais do sistema de numeração decimal e incentiva os estudantes a realizarem estimativas e contagens de forma prática. Os alunos serão capazes de comparar e ordenar números naturais, tomando decisões com base em suas estimativas. Esta atividade busca, ainda, criar conexões entre o conteúdo teórico e sua aplicação prática, permitindo uma compreensão mais profunda do tema. O design da atividade também visa estimular competências sociais como o trabalho em equipe, empatia e responsabilidade coletiva entre os alunos, essenciais para o desenvolvimento integral das crianças.

  • Compreender o valor posicional no sistema de numeração decimal.
  • Realizar estimativas e resolver problemas numéricos práticos.
  • Aplicar conceitos matemáticos em simulações do sistema monetário.
  • Fomentar habilidades sociais como cooperação e empatia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA01: Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
  • EF02MA02: Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange conceitos fundamentais do sistema de numeração decimal e do sistema monetário brasileiro, com enfoque em habilidades como comparação e ordenação de números. A atividade integra teoria e prática, permitindo uma compreensão sólida e aplicada destes conceitos. Através de simulações e atividades práticas, os alunos têm a oportunidade de manipular números e moedas, reforçando suas habilidades em operações básicas e valor posicional. A estimativa é exercitada em contexto, promovendo o raciocínio lógico e o cálculo mental. Além disso, o conteúdo programático contempla o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, incentivando o trabalho colaborativo e a empatia durante as atividades de grupo.

  • Conceito de valor posicional em números naturais.
  • Uso do zero na numeração decimal.
  • Comparação e ordenação de números até 1000.
  • Simulação de compras e vendas com moedas.
  • Estimativa numérica e cálculo mental.
  • Trabalho em equipe e desenvolvimento socioemocional.

Metodologia

A metodologia empregada no plano de aula utiliza abordagens inovadoras e práticas para o ensino de matemática, com foco em metodologias ativas que engajam os alunos em situações reais de aprendizagem. Com a estratégia de saída de campo, os alunos obtêm uma aprendizagem experiencial ao procurar por pistas e compartilham descobertas, promovendo o desenvolvimento da percepção e da curiosidade. Na sequência, a sala de aula invertida facilita a interação, permitindo que os alunos se envolvam previamente com o conteúdo e tragam suas percepções para discussões mais aprofundadas na escola. A roda de debate incentiva o diálogo e a troca de ideias e promove um ambiente de respeito e empatia. Na atividade mão-na-massa, os alunos solidificam seus conhecimentos de maneira prática, participando de simulações comerciais. Finalmente, a aprendizagem baseada em jogos desafia e diverte, assegurando a consolidação dos conceitos aprendidos de maneira lúdica e significativa.

  • Saída de campo para caça ao tesouro.
  • Sala de aula invertida.
  • Roda de debate para compartilhamento de ideias.
  • Atividade prática em simulação comercial.
  • Aprendizagem baseada em jogos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é estruturado em cinco aulas de 90 minutos cada, explorando progressivamente os conteúdos e metodologias propostas. A primeira aula está focada na excursão pelo espaço escolar, dedicada a explorar e interagir com o ambiente físico e resolver desafios relacionados à busca de moedas e números. Na segunda aula, o foco é a aprendizagem invertida, dando aos alunos a oportunidade de se prepararem para a aula de forma autônoma e participativa. Na terceira aula, a roda de debate visa estimular a comunicação e o pensamento crítico, onde cada aluno pode expressar e discutir suas estimativas e conclusões. A quarta aula envolve a prática direta, com a montagem de pequenas lojas para simular compras e vendas, fortalecendo a compreensão prática do sistema monetário. Finalmente, a quinta aula utiliza métodos de aprendizagem lúdica, com jogos educativos voltados para a consolidação dos conceitos de valor posicional e manejo de moedas, garantindo que os conceitos sejam internalizados de forma divertida e interativa.

  • Aula 1: Exploração e busca de tesouros no ambiente escolar.
  • Momento 1: Introdução à Caça ao Tesouro (Estimativa: 15 minutos)
    Comece com uma breve apresentação da atividade, explicando que os alunos participarão de uma caça ao tesouro no ambiente escolar para encontrar moedas e números. É importante que explique claramente as regras da atividade e como lidar com segurança ao explorar o espaço escolar. Permita que os alunos façam perguntas e tirem dúvidas antes do início.

    Momento 2: Exploração e Busca pelo Tesouro (Estimativa: 50 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos, assegurando que há um equilíbrio entre as habilidades sociais de cada grupo. Entregue mapas simples e cartões de pistas para guiar os alunos pelas áreas designadas. Oriente os alunos a trabalharem em equipe para decifrar as dicas e encontrar os 'tesouros' que consistem em moedas e números escondidos. Durante a atividade, circule entre os grupos para observar a interação, intervir quando necessário e assegurar que todos estejam participando ativamente. Incentive o uso de habilidades de estimativa e resolução de problemas à medida que encontram os objetos escondidos.

    Momento 3: Retorno e Compartilhamento de Descobertas (Estimativa: 25 minutos)
    Após a exploração, reúna os alunos na sala de aula. Peça que cada grupo compartilhe suas descobertas e discutam os diferentes tipos de moedas e números que encontraram, possibilitando a comparação de valores e posições. É importante que promova um ambiente de apoio, onde cada aluno se sinta à vontade para compartilhar. Utilize perguntas que encorajem a reflexão sobre o processo de busca e a colaboração em equipe. Finalize discutindo o que foi aprendido sobre o valor posicional e a importância do trabalho em equipe.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere designar papéis específicos dentro de cada grupo, oferecendo tarefas que se alinhem às habilidades de cada aluno, garantindo que todos possam participar igualmente. Se houver alunos com dificuldades de mobilidade, adapte as pistas e a localização dos tesouros para áreas de fácil acesso. Use recursos visuais, como pictogramas, para ajudar alunos que possam ter dificuldades de leitura. Mantenha uma linguagem clara e simples para facilitar a compreensão de todos. Lembre-se de que seu apoio e incentivo são fundamentais para criar um ambiente inclusivo e engajador.

  • Aula 2: Aprendizagem invertida sobre o sistema monetário.
  • Momento 1: Revisão dos Achados da Aula Anterior (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula fazendo uma breve revisão do que foi aprendido na aula anterior. Permita que os alunos compartilhem suas experiências e descobertas durante a caça ao tesouro, ressaltando os conceitos de números e moedas encontrados. Pergunte aos alunos sobre suas percepções sobre valor e estimativa e como isso se relaciona com o sistema monetário.

    Momento 2: Introdução ao Sistema Monetário Brasileiro (Estimativa: 25 minutos)
    Explique aos alunos que eles irão explorar mais sobre como o sistema monetário funciona. Utilize recursos audiovisuais, como uma breve apresentação de vídeo, explicando o valor das diferentes moedas e notas do Brasil. É importante que explique também o uso do sistema decimal nessa ordenação. Observe se todos os alunos estão acompanhando a apresentação, e esteja disponível para esclarecer dúvidas. Use exemplos práticos que ajudem os alunos a conectar o conhecimento prévio com o novo conteúdo.

    Momento 3: Discussão em Pequenos Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e distribua cartões ilustrativos com imagens de moedas e notas. Oriente-os a discutir entre si o valor do dinheiro representado nos cartões e a como eles podem usar esses valores em situações do cotidiano. Estimule a troca de ideias e observe as interações, intervindo para esclarecer equívocos ou para motivar a participação ativa de todos. Essa prática ajuda a verificar o entendimento dos conceitos de maneira colaborativa.

    Momento 4: Compartilhamento e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a turma novamente e permita que cada grupo apresente suas discussões e conclusões sobre o que acreditam ser o uso mais comum de dinheiro em suas vidas. Isso não só promoverá o compartilhamento de ideias como também encorajará a prática de falar em público. Faça perguntas que os ajudem a refletir sobre o que aprenderam e como isso se conecta com a essência do sistema monetário.

    Momento 5: Atividade Prática com Moedas Reais ou Simuladas (Estimativa: 15 minutos)
    Entregue aos alunos jogos de moedas reais ou simuladas. Proponha pequenas atividades de compra e venda utilizando os valores discutidos anteriormente. Simule situações cotidianas, como 'comprar um lanche', e peça que calculem o troco correto. Observe se os alunos conseguem relacionar os valores com o que aprenderam e auxilie aqueles que ainda encontram dificuldades.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Incorpore materiais visuais e interativos para ajudar os alunos a compreenderem os conceitos mais abstratos. Certifique-se de que as apresentações de vídeo tenham legendas ou narração clara. Para alunos que possam ter dificuldade em manipular moedas, ofereça alternativas, como o uso de notas maiores ou representações visuais. Crie um ambiente inclusivo acolhendo as diferentes formas de expressão e incentivando todos a participarem com confiança nas atividades em grupo. Esse apoio ajudará a criar um ambiente de aprendizado equitativo e encorajador.

  • Aula 3: Discussão em roda de debate sobre estimativas e estratégias.
  • Momento 1: Introdução à Roda de Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da roda de debate. Ressalte a importância de compartilhar experiências e ideias sobre o que aprenderam até então, especialmente sobre estimativa e estratégias usadas durante as atividades anteriores. Configure as cadeiras em um círculo, promovendo uma atmosfera de igualdade e participação. Explique as regras básicas de respeito à fala do colega e tempo de fala.

    Momento 2: Compartilhamento de Experiências (Estimativa: 30 minutos)
    Convide os alunos a compartilharem suas experiências na caça ao tesouro e nas atividades de sistematização do sistema monetário. Peça que discutam quais estratégias de estimativa usaram e como elas ajudaram na resolução de problemas práticos durante as simulações de compra e venda. Permita que cada aluno fale, incentivando que outros façam perguntas para promover o diálogo. Observe as reações dos alunos e intervenha para esclarecer conceitos quando necessário. Use essa oportunidade para avaliar se os alunos conseguem aplicar e explicar conceitos como o valor posicional e o uso das moedas.

    Momento 3: Discussão Dirigida sobre Estimativas (Estimativa: 25 minutos)
    Levante questões específicas para a turma debater, como 'Quais foram os desafios encontrados ao estimar os valores durante as simulações de compra?', 'Quais estratégias foram mais eficazes?' e 'Como podemos melhorar nossas habilidades de estimativa?'. Divida a turma em duplas ou trios, permitindo que primeiro discutam entre si as respostas, antes de compartilhar com o grupo maior. Observe se todos estão participando e auxilie grupos que possam estar com dificuldades em se expressar.

    Momento 4: Planejamento de Estratégias Finais (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a pensar em novas estratégias de estimativa para futuras atividades. Divididos em pequenos grupos, peça que elaborem um pequeno plano ou lista de estratégias que acham que serão úteis em simulações futuras. Incentive a criatividade e cooperação ao discutir ideias, destacando a importância do trabalho em equipe. Colete os planos ao final para avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema.

    Momento 5: Encerramento e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula pedindo que cada aluno compartilhe uma coisa nova que aprendeu ou um insight valioso da roda de debate. Enfatize a importância de ouvir os colegas e aprender com as experiências compartilhadas. Ofereça feedback positivo individualmente ou para o grupo e reforce a confiança nas suas habilidades de estimativa e resolução de problemas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Adapte a linguagem usada nas instruções para que seja clara e concisa, utilizando recursos visuais ou gráficos para apoiar o entendimento dos conceitos discutidos. Para alunos que possam ter dificuldade em participar de discussões em roda, considere a possibilidade de preparar algumas perguntas antecipadamente e discuti-las individualmente antes da atividade em grupo para que se sintam mais preparados. Incentive a participação ativa de todos, mas respeite o tempo de cada aluno e esteja atento para não pressionar aqueles que possam ser mais introvertidos. Use métodos de comunicação alternativos, como quadros brancos ou tablets, para favorecer a inclusão daqueles que se expressem melhor de forma escrita ou digital.

  • Aula 4: Atividade prática: montagem de lojas com simulações de compras e vendas.
  • Momento 1: Preparação para a Atividade de Simulação de Lojas (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade prática de simulação de lojas, ressaltando a oportunidade de aplicar conhecimentos sobre o sistema monetário em situações cotidianas. Organize a sala em pequenas 'lojas' dispondo mesas e cadeiras de maneira que cada grupo de alunos tenha seu próprio espaço de venda. Distribua materiais necessários como produtos fictícios (podem ser brinquedos, livros ou objetos recicláveis) e 'dinheiro' em forma de moedas e notas, impressas ou recortadas. Permita que os alunos colaborem para decidir quais produtos venderão, como precificá-los e a decoração das lojas.

    Momento 2: Funcionamento das Lojas e Simulações de Compras (Estimativa: 40 minutos)
    Estabeleça regras para as interações nas lojas, sendo importante que cada aluno tenha a oportunidade de atuar tanto como vendedor quanto como comprador. Permita que as vendas e compras aconteçam livremente entre as 'lojas', observando se os alunos estão utilizando corretamente o 'dinheiro' e aplicando conceitos de valor posicional e cálculos de troco. Este é o momento de circular entre os grupos, apoiando os alunos que precisam de ajuda com as transações, solucionar dúvidas sobre troco e encorajar uma abordagem colaborativa e respeitosa entre os colegas.

    Momento 3: Reflexão e Compartilhamento de Experiências (Estimativa: 20 minutos)
    Reúna todos os alunos e permita que compartilhem suas experiências individuais sobre a atividade, incentivando o diálogo sobre o que aprenderam sobre preços, valores e o uso do sistema monetário. Discuta quais foram os maiores desafios enfrentados nas simulações e estratégias utilizadas para superá-los. Incentive a reflexão sobre a importância da colaboração durante a atividade e da prática da empatia e respeito em interações de compra e venda.

    Momento 4: Avaliação e Feedback Construtivo (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma breve avaliação formativa, pedindo que cada aluno ou grupo escreva ou relate oralmente o que achou mais fácil e difícil durante a atividade, bem como uma solução que poderiam propor para desafios encontrados. Ofereça feedback positivo destacando os pontos fortes de cada aluno, motivando-os a melhorar aspectos que consideraram mais difíceis e ressaltando a importância do aprendizado contínuo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Crie ambientes de loja que sejam acessíveis, assegurando que todos os produtos e materiais estejam ao alcance de todos, inclusive para alunos com dificuldades motoras. Ofereça notas e moedas de tamanho maior ou feitas de materiais que sejam fáceis de manusear, para apoiar aqueles que precisam de auxílio tátil. Utilize pictogramas ou ilustrações para explicar conceitos monetários aos alunos que possam ter dificuldades de leitura. Garanta que todos os alunos tenham a oportunidade de participar ativamente, dando a eles funções que correspondam às suas habilidades e promovendo tanto o aprendizado social quanto cognitivo. Mantenha uma comunicação clara e atenciosa, estando sempre disponível para apoiar e motivar os alunos a participarem com confiança.

  • Aula 5: Jogos educativos focados na consolidação dos conceitos de valor posicional e manejo de moedas.
  • Momento 1: Introdução aos Jogos Educativos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos os objetivos dos jogos educativos que serão realizados: consolidar o entendimento do valor posicional e o uso de moedas. Forneça uma visão geral das etapas da aula, destacando a importância do aprendizado de maneira lúdica. Estimule o interesse dos alunos perguntando sobre suas experiências anteriores com jogos relacionados à matemática.

    Momento 2: Explicação dos Jogos Educativos (Estimativa: 20 minutos)
    Apresente os jogos que serão utilizados nesta aula. Utilize um projeto ou quadro branco para mostrar as regras e os objetivos de cada jogo. Podem ser utilizados jogos como Loja de Moedas\

Avaliação

O processo de avaliação dessa atividade incorpora métodos formativos e somativos, fornecendo uma perspectiva abrangente do progresso dos alunos. Os objetivos da avaliação incluem a verificação da compreensão dos conceitos de valor posicional e sistema monetário, além de habilidades sociais. Critérios mensuráveis, como a precisão em comparar e ordenar números, competência em simular transações monetárias e a participação ativa em debates, serão utilizados. Um exemplo prático de avaliação é a observação contínua durante a atividade de caça ao tesouro, onde o professor avalia como os alunos trabalham em grupo e aplicam suas habilidades numéricas. Outra possibilidade é a elaboração de relatórios breves pelos alunos sobre suas descobertas e situações simuladas nas atividades práticas, proporcionando feedback formativo. Flexibilidade é garantida com a possibilidade de adaptação dos critérios para melhor atender às necessidades individuais e promover uma prática inclusiva. Através de feedback construtivo, os alunos podem refletir sobre seus desempenhos e progredir em suas jornadas de aprendizagem.

  • Observação contínua durante atividades práticas.
  • Elaboração de relatórios sobre descobertas e simulações.
  • Feedback formativo e construtivo.
  • Adaptação de critérios de avaliação para atender necessidades individuais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais para essa atividade foram estrategicamente selecionados para enriquecer o ensino e engajar os alunos. Para a saída de campo, utilizaremos mapas simples e cartões de pistas elaborados de forma colaborativa com o intuito de fomentar o aprendizado ativo. As moedas ou representações de moedas podem ser feitas com materiais recicláveis, encorajando a sustentabilidade e o uso criativo de recursos. No ambiente de sala invertida, recursos audiovisuais, como vídeos educativos e apresentações interativas, serão usados para facilitar o entendimento teórico. Jogos educativos online ou aplicativos acessíveis promoverão a prática dos conceitos de valor posicional. Para a simulação comercial, mesas e cadeiras serão rearranjadas para criar um ambiente emulador de lojas. Materiais e espaços já disponíveis na escola serão maximizados, priorizando a criatividade e eficácia sem gerar custos adicionais.

  • Mapas simples e cartões de pistas.
  • Moedas ou representações feitas de materiais recicláveis.
  • Recursos audiovisuais e vídeos educativos.
  • Jogos educativos online ou aplicativos acessíveis.
  • Estruturação de mesas e cadeiras para simulação de lojas.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que, apesar da sobrecarga de tarefas dos professores, é vital garantir um ambiente de ensino inclusivo e acessível. Nessa atividade, considerando que não há alunos com condições específicas, buscamos proporcionar adaptações que beneficiem todos. As estratégias de inclusão visam o engajamento completo de cada aluno, oferecendo instruções claras e momentos de leitura de pistas em formatos variados, que podem incluir imagens e descrições verbais. Sugere-se ainda a interação em dupla ou pequenos grupos, incentivando a colaboração entre alunos e a troca de pontos de vista. Os materiais de simulação e representações visuais de moedas serão claros e de fácil manuseio, assegurando que todos possam participar efetivamente sem restrições. Recomenda-se verificar o engajamento dos alunos durante todas as etapas, ajustando a dinâmica conforme necessário e facilitando um espaço seguro e respeitoso para que os alunos se expressem e compartilhem suas ideias. Incentivar uma comunicação aberta com as famílias também é essencial, para acompanhar o progresso de cada criança.

  • Oferecer instruções claras em diversos formatos.
  • Interação em dupla ou pequenos grupos.
  • Utilização de materiais de simulação acessíveis a todos.
  • Monitorar e ajustar a dinâmica para inclusão completa.

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