Bingo Estrelado de Soma e Subtração

Desenvolvida por: Nayara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Operações Aritméticas Básicas

A atividade intitulada 'Bingo Estrelado de Soma e Subtração' destina-se ao desenvolvimento das habilidades de cálculo mental, estimativas e resolução de problemas. Alinhada aos conteúdos de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental, a atividade consiste na distribuição de cartelas de bingo contendo resultados de operações aritméticas simplificadas de soma e subtração. À medida que as operações são sorteadas por meio de cartões, os alunos são desafiados a encontrar em suas cartelas os resultados corretamente associados. A primeira criança a completar um padrão específico como linha ou coluna declara-se vencedora. Além do aspecto lúdico, a atividade provoca discussões sobre estratégias de cálculo mental, contribuindo para o enriquecimento do domínio dos alunos sobre as operações. O jogo promove cooperação, desenvolve habilidades sociais, com especial atenção para adequações que permitam aos alunos com o transtorno do espectro autista e com deficiência intelectual participarem de forma equitativa, respeitando suas condições. Essa prática permite ainda a sensibilização sobre justiça e igualdade, aspectos fundamentais para o ambiente educacional inclusivo e para o desenvolvimento de competências sociais e emocionais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade focam no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e cálculo mental por meio de um jogo interativo. A prática também possui a intenção de promover habilidades sociais como trabalho em equipe, comunicação e resolução de conflitos de maneira pacífica, essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos. Ao engajarem-se no jogo, as crianças aprenderão a utilizar diferentes estratégias mentais para resolver operações matemáticas, aumentando sua habilidade de estimativa e compreensão dos conceitos relacionados a soma e subtração. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam empatia e compreensão para com seus colegas, observando e respeitando as diversidades cognitivas e emocionais presentes no grupo.

  • Desenvolver habilidades de cálculo mental através do jogo.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Estimular discussões sobre estratégias e raciocínio matemático.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05MA07: Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
  • EF05MA08: Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na prática das operações fundamentais de adição e subtração com números naturais, que são essenciais para o domínio da Matemática no Ensino Fundamental. A atividade integra elementos lúdicos e estratégicos, permitindo que os alunos aprimorem sua fluência no cálculo mental. Ao participar do bingo matemático, os alunos são encorajados a aplicar técnicas de estimativa e raciocínio rápido para identificar os resultados corretos em suas cartelas, promovendo a agilidade e a precisão. Além da assimilação prática dos conceitos matemáticos, a atividade também propõe uma abordagem interdisciplinar, fomentando o desenvolvimento de competências sociais, como cooperação e comunicação eficiente, que são frequentemente prioritárias em ambientes colaborativos de aprendizagem.

  • Prática de soma e subtração com números naturais.
  • Desenvolvimento do cálculo mental e estratégias de estimativa.
  • Integração de competências sociais no contexto de aprendizado colaborativo.

Metodologia

Para esta atividade, a metodologia foi cuidadosamente planejada para assegurar uma experiência de aprendizagem dinâmica e eficaz para todos os alunos, incluindo aqueles com condições específicas de aprendizagem. Inicialmente, uma introdução ao tema será feita, explicando as regras do jogo e promovendo um ambiente seguro e inclusivo onde os alunos se sintam encorajados a participar. Serão usadas cartelas de bingo personalizadas para apoiar a prática individual e coletiva das operações matemáticas. O professor atuará como mediador, conduzindo discussões reflexivas sobre as estratégias utilizadas e incentivando a troca de ideias entre os participantes. Durante toda a atividade, a ênfase estará na comunicação e no apoio mútuo, ao invés de competição acirrada, usando o jogo como uma plataforma para conscientização e prática de valores como justiça e igualdade.

  • Apresentação introdutória das regras e objetivos do jogo.
  • Utilização de um jogo de bingo como ferramenta de prática matemática.
  • Discussão e reflexão sobre estratégias de cálculo mental e trabalho colaborativo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está programada para ser realizada em uma única aula de 40 minutos. Durante esse tempo, os alunos terão a oportunidade de participar ativamente de um jogo de bingo matemático, abordando conceitos de soma e subtração por meio de uma atividade prática e colaborativa. A aula será conduzida de forma a permitir uma introdução gradual dos conceitos, seguidos pela engajante prática do jogo. Após a atividade principal, será realizada uma breve sessão de fechamento que incluirá a discussão sobre as estratégias utilizadas e reflexões sobre as experiências vividas. Este cronograma é projetado para maximizar a interação e o envolvimento dos alunos, em um período que equilibra teoria e prática.

  • Aula 1: Apresentação do tema, regras do jogo, prática do bingo matemático, reflexão final.
  • Momento 1: Introdução ao tema e Regras do Jogo (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema 'Bingo Estrelado de Soma e Subtração'. Explique brevemente a importância das habilidades de cálculo mental e como essa atividade ajudará a desenvolvê-las. Em seguida, apresente as regras do jogo de bingo matemático, assegurando-se de que todos os alunos compreendam como o jogo será conduzido. É importante que você verifique se todos os alunos compreenderam as regras antes de prosseguir.

    Momento 2: Distribuição de Cartelas e Prática do Bingo (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua as cartelas de bingo personalizadas entre os alunos. Peça que observem seus cartões para se familiarizarem com os resultados das operações. Explique que você sorteará cartões de operação e que eles deverão encontrar os resultados nas cartelas. Inicie o sorteio e permita que os alunos marquem suas cartelas à medida que você revela as operações. Observe se os alunos utilizam estratégias de cálculo mental e incentive aqueles que precisam de suporte extra. Sugira intervenções caso haja dificuldades, facilitando a ajuda entre os pares. Avalie a participação ativa e a rapidez com que os alunos relacionam operações e resultados.

    Momento 3: Reflexão Final e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula promovendo uma discussão breve sobre as estratégias de cálculo mental usadas e como a cooperação entre os alunos contribuiu para a atividade. Permita que os alunos compartilhem suas experiências e dificuldades. Incentive a autoavaliação, questionando o que acharam fácil ou desafiador. Finalize destacando a importância da prática regular de cálculo mental.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com transtorno do espectro autista, sempre que possível mantenha uma rotina previsível ao introduzir cada momento, o que pode acalmar e ajudar na concentração deles. Utilize materiais com cores contrastantes e fontes grandes nas cartelas de bingo para facilitar a visualização. Para os alunos com deficiência intelectual, ofereça suporte individualizado durante a prática do bingo, assegurando explicações claras e paciência ao abordar qualquer dúvida. Ao incorporar pares para apoio colaborativo, possibilite que esses alunos escolham colegas com quem se sintam mais confortáveis. É importante que você crie um ambiente acolhedor, onde todas as crianças sintam-se incluídas e respeitadas.

Avaliação

A avaliação desta atividade focará tanto no aspecto cognitivo quanto no desenvolvimento socioemocional dos alunos. A primeira forma de avaliação será observacional durante o jogo, onde o professor identificará a capacidade dos alunos em aplicar estratégias de cálculo mental de forma eficaz e a sua participação ativa no jogo. Uma lista de controle de pontos será usada para monitorar se os alunos conseguem relacionar as operações aos resultados de forma correta e ágil. Em paralelo, um formato de autoavaliação também será introduzido, onde os alunos poderão refletir sobre seu desempenho e compartilhar suas experiências e emoções vividas durante a atividade. Essa prática ajuda a promover o autoconhecimento e a responsabilização pelo aprendizado próprio. Além disso, o feedback formativo e contínuo será uma peça-chave, oferecendo oportunidades para discussão de dificuldade ou incertezas vivenciadas, permitindo ajustes nas práticas de ensino para atender a diversidade de habilidade na sala, com foco particular em alunos com necessidades especiais. A manutenção de um diário de bordo, onde o professor poderá registrar impressões observadas sobre cada aluno, contribuirá para um acompanhamento detalhado do desenvolvimento de cada um.

  • Observação de estratégias utilizadas e participação ativa.
  • Lista de controle de relação correta e ágil entre operações e resultados.
  • Autoavaliação e reflexões compartilhadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade foram idealizados para proporcionar uma experiência de aprendizagem inclusiva e prática para todos os alunos. Cartas de operações matemáticas e cartelas de bingo são os principais materiais a serem utilizados na atividade. Cada aluno receberá sua própria cartela de bingo contendo uma série de resultados de soma e subtração. Os cartões de operações terão diferentes níveis de complexidade adequando-se ao ritmo dos alunos, inclusive aqueles com necessidades especiais. Por motivos de inclusão e acessibilidade, as cartelas e cartões serão impressos em cores distintas e em fontes maiores para facilitar a identificação por todos os alunos. Materiais adicionais que promovem o engajamento físico e lúdico da atividade também poderão ser incluídos, caso sejam acessíveis e seguros. Durante a atividade, é essencial contar com o suporte de assistência física e emocional para alunos que possam exigir atenção adicional, assegurando que todos os alunos tenham oportunidade igual de participação e sucesso no jogo.

  • Cartelas de bingo personalizadas com resultados de soma e subtração.
  • Cartões de operação com diferentes níveis de complexidade.
  • Materiais inclusivos, como papel em diferentes cores e fontes maiores.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos a complexidade e o esforço investidos por professores no atendimento às necessidades de todos os alunos, especialmente em ambientes tão diversos. Para assegurar a inclusão e acessibilidade, estratégias foram desenvolvidas para adaptar a atividade às diversas condições dos alunos da turma. Para alunos com transtorno do espectro autista (Nível 2), cartas visuais e sinais não-verbais podem ser incorporados para apoiar a comunicação. Para estudantes com deficiência intelectual, a complexidade dos problemas nas cartelas de bingo pode ser ajustada de acordo com suas capacidades, garantindo uma experiência de aprendizado significativa e respeito às suas limitações. Além disso, alterações no ambiente físico da sala podem ser consideradas, como disposições que minimizem distrações, e o uso de materiais táteis que auxiliem na concentração e participação ativa desses alunos. Comunicação clara e pausada pelo professor também é essencial para facilitar a compreensão e a integração de todos. O monitoramento contínuo ser feito para garantir que os ajustes estão sendo eficazes e os alunos estão progredindo com as adaptações, oferecendo suporte adicional quando necessário.

  • Cartas visuais e sinais não-verbais para alunos com TEA.
  • Ajustes na complexidade das operações para alunos com deficiência intelectual.
  • Disposições físicas adaptadas para redução de distrações.

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