Esta atividade visa engajar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na construção de maquetes que representem um parque, utilizando materiais recicláveis. Iniciando com a divisão dos alunos em equipes, a atividade será orientada por um processo de planejamento em papel, onde os alunos deverão calcular estimativas de comprimento, área (triângulos e retângulos), volume (para objetos tridimensionais como miniaturas de árvores) e capacidade (para representações de lagos ou piscinas). Através deste projeto prático, busca-se aplicar e discutir conceitos de grandezas e medidas, demonstrando a aplicabilidade da matemática em situações do dia a dia e estimulando habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e consciência ambiental por meio da reutilização de materiais.
Os objetivos principais desta atividade são desenvolver no aluno a capacidade de aplicar conceitos matemáticos de forma prática, melhorar suas habilidades de trabalho em equipe, e cultivar uma consciência sobre sustentabilidade e reciclagem. Busca-se também que os alunos aprendam a realizar estimativas e cálculos de grandezas e medidas pertinentes ao planejamento e construção de maquetes, como comprimento, área, volume e capacidade, contextualizando esses conceitos em um projeto interdisciplinar que envolve ciências, artes e matemática.
Neste plano de aula, o conteúdo programático articula conceitos matemáticos de grandezas e medidas com práticas de reciclagem e sustentabilidade. Os alunos irão explorar e aplicar os conceitos de comprimento, área, volume e capacidade no planejamento e desenvolvimento de maquetes, reforçando assim sua compreensão de matemática de uma forma engajadora e significativa, ao mesmo tempo em que promove a conscientização sobre o meio ambiente.
Nesta atividade, adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. Os alunos serão incentivados a explorar, experimentar e aplicar seus conhecimentos matemáticos na construção de maquetes, através de um processo que envolve planejamento, cálculo, construção e avaliação. Esta abordagem prática não apenas facilita a compreensão dos conceitos matemáticos mas também promove habilidades importantes como o trabalho em equipe, pensamento crítico e consciência ecológica.
A carga horária total desta atividade é de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos se dedicarão ao planejamento e ao cálculo das estimativas para suas maquetes. Na segunda aula, a ênfase será na construção das maquetes e na sua apresentação final.
A avaliação dessa atividade se dará por meio da observação contínua dos alunos durante o processo de planejamento e construção das maquetes. Serão considerados a precisão e aplicação dos cálculos matemáticos, criatividade, trabalho em equipe, e uso de materiais recicláveis. A apresentação final das maquetes também será um momento importante de avaliação, onde os grupos explicarão o processo de construção, os cálculos utilizados e as escolhas feitas no uso de materiais. A capacidade de resolver problemas e aplicar conceitos matemáticos em contextos práticos será um foco central da avaliação.
Para a realização desta atividade serão necessários materiais recicláveis variados (caixas de papelão, tubos de papel higiênico, garrafas plásticas, etc.), cola, tesoura, régua, papel para planejamento (pode ser papel pardo ou folhas A4), lápis, borracha e calculadora. Além dos materiais para a construção das maquetes, a utilização de quadro branco e marcadores para anotações e explicações durante as aulas será essencial.
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