Caça ao Tesouro Geométrico

Desenvolvida por: Andrei… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria Plana

A atividade 'Caça ao Tesouro Geométrico' é uma proposta inovadora e interativa que tem como objetivo principal aplicar os conceitos de geometria plana de maneira lúdica e colaborativa. Os estudantes do 7º ano serão divididos em equipes, cada uma recebendo mapas do tesouro com pistas que envolvem conceitos de figuras geométricas planas como círculos, triângulos e quadrados. As pistas guiarão os alunos por diversas locações dentro da escola, exigindo a identificação correta das figuras geométricas para o avanço à próxima etapa. Cada local representará um desafio específico, como resolver problemas matemáticos que envolvem o cálculo de área e perímetro dessas figuras geométricas. A equipe que conseguir decifrar todas as pistas e encontrar o tesouro primeiro será declarada vencedora. Esta atividade não apenas reforça os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, mas também promove o trabalho em equipe, pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas de forma prática e envolvente.

Objetivos de Aprendizagem

O intuito da 'Caça ao Tesouro Geométrico' é promover o aprendizado de geometria de forma dinâmica e prática, incentivando os alunos a aplicarem os conceitos geométricos em situações do cotidiano. Esta atividade visa desenvolver habilidades de trabalho colaborativo, pensamento crítico e resolução de problemas, fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes. Os alunos terão a oportunidade de explorar os conceitos de área e perímetro de figuras geométricas de maneira lúdica, o que contribui para uma compreensão mais profunda e significativa dos conteúdos abordados em sala de aula. A participação ativa na atividade estimula a curiosidade, a investigação e a busca por soluções criativas, aspectos essenciais no processo de aprendizagem.

  • Identificar e classificar figuras geométricas planas como círculos, triângulos e quadrados.
  • Calcular a área e o perímetro das principais figuras geométricas planas.
  • Aplicar o conhecimento geométrico em situações práticas de resolução de problemas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação efetiva e planejamento estratégico.
  • Estimular o raciocínio lógico, pensamento crítico e a capacidade de tomada de decisões rápidas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07MA14 - Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do perímetro e da área de figuras como triângulos, quadriláteros e círculos, em contextos significativos.
  • EF07MA16 - Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.
  • EF07MA12 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos etc., reconhecendo-as em diferentes posições no plano cartesiano.

Conteúdo Programático

A proposta da 'Caça ao Tesouro Geométrico' enquadra-se no escopo do estudo de geometria plana, abrangendo a identificação, classificação e propriedades de figuras geométricas como círculos, triângulos e quadrados. O cálculo de área e perímetro dessas figuras geométricas, bem como a aplicação desses conceitos em problemas práticos, constitui o core do conteúdo programático, reforçando a importância da matemática em contextos do dia a dia e incentivando uma aprendizagem significativa.

  • Identificação e classificação de figuras geométricas planas.
  • Propriedades das figuras geométricas planas.
  • Cálculo de área e perímetro de figuras geométricas.
  • Aplicação dos conceitos geométricos em problemas do cotidiano.

Metodologia

A metodologia adotada para a 'Caça ao Tesouro Geométrico' é a Aprendizagem Baseada em Jogos, que favorece a interação entre os alunos e o ambiente, estimulando a aprendizagem por meio da prática e da experiência direta. Os alunos, trabalhando em equipes, utilizarão mapas e pistas para resolver desafios matemáticos relacionados à geometria plana, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Esta abordagem ativa permite que os alunos sejam protagonistas do seu processo de aprendizagem, explorando e construindo conhecimento de forma coletiva e significativa.

  • Aplicação da aprendizagem baseada em jogos.
  • Resolução colaborativa de problemas.
  • Exploração do ambiente escolar como recurso didático.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade, as equipes serão formadas, e o jogo será iniciado. Na segunda aula, as equipes continuarão a busca pelas pistas remanescentes, culminando na descoberta do tesouro. O fechamento da atividade envolverá uma discussão reflexiva sobre as estratégias utilizadas e os conceitos aprendidos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início da atividade.
  • Aula 2: Continuação da caça e conclusão da atividade.

Avaliação

A avaliação da 'Caça ao Tesouro Geométrico' se dará por meio da observação direta dos professores em relação ao envolvimento, participação e colaboração dos alunos durante a atividade. As habilidades de resolver problemas, aplicar conceitos matemáticos de forma prática e trabalhar em equipe serão especialmente consideradas. Uma autoavaliação e avaliação pelos pares ao final da atividade contribuirão para uma reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem. A conclusão bem-sucedida da caça ao tesouro representará também um indicativo do sucesso na aplicação dos conceitos geométricos explorados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução da 'Caça ao Tesouro Geométrico' incluem mapas customizados com pistas para as equipes, fita adesiva ou cones para demarcar as locações específicas dentro da escola, materiais para anotações como lápis e papel, e acessórios para a montagem do 'tesouro'. A utilização de tablets ou smartphones pode ser considerado como um recurso adicional para documentar ou facilitar a busca, embora não seja essencial. A preparação dos professores e a ambientação do espaço são igualmente importantes para o sucesso da atividade.

  • Mapas do tesouro com pistas.
  • Materiais para demarcação das locações.
  • Utensílios para anotações.
  • 'Tesouro' e acessórios para sua montagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo