O Desafio dos Triângulos no Mundo Real

Desenvolvida por: Karine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria - Triângulos

A atividade 'O Desafio dos Triângulos no Mundo Real' tem como propósito explorar de forma prática o conceito de triângulos e sua aplicação cotidiana. Inicialmente, os alunos assistirão a um vídeo que discute a relevância dos triângulos na arquitetura e design, ilustrando como estes elementos geométricos são fundamentais em estruturas arquitetônicas. O objetivo é despertar o interesse dos alunos sobre como a matemática é aplicável no mundo real. Posteriormente, cada aluno criará um portfólio fotográfico em casa ou em seu bairro, capturando imagens de triângulos que aparecem em construções, objetos do cotidiano, ou na natureza. Além das imagens, serão necessários descrições das formas capturadas, especificando o tipo de triângulo, suas propriedades, como ângulos e lados, e sua função prática na estrutura observada. Tal atividade visa não apenas promover a compreensão sobre propriedades geométricas, mas também estimular a observação crítica dos alunos perante o seu entorno. Após a elaboração do portfólio, os alunos se reunirão em grupos virtuais para debater suas descobertas, viabilizando uma troca rica de conhecimentos e diferentes perspectivas sobre as aplicações dos triângulos. Esse momento de discussão colaborativa reforça habilidades como comunicação, respeito às diferentes opiniões e liderança, ao mesmo tempo que promove a aprendizagem coletiva e a capacidade de reflexão crítica sobre o papel da matemática na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em estimular a aplicação prática dos conceitos geométricos de triângulos no cotidiano, desenvolver a capacidade de observar criticamente o ambiente e articular essas observações em discussões em grupo. A partir do reconhecimento das propriedades dos triângulos, os alunos deverão ser capazes de analisar estruturas ao seu redor, promovendo um entendimento mais profundo da geometria integrada ao mundo real. Além disso, pretende-se desenvolver a habilidade dos estudantes para colaborar e debater, uma vez que a troca de ideias em grupo permitirá a construção coletiva do conhecimento.

  • Explorar a aplicação dos triângulos na arquitetura e design.
  • Identificar diferentes tipos de triângulos em ambientes reais.
  • Descrever as propriedades dos triângulos identificados.
  • Promover debates sobre as aplicações dos triângulos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07MA23: Verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.
  • EF07MA24: Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca-se nos conceitos fundamentais relacionados a triângulos, como suas propriedades, tipos, e a aplicação prática em estruturas reais. A atividade oferece uma oportunidade de integrar a teoria à prática, promovendo a observação ativa e a análise crítica dos alunos sobre o uso dos triângulos no mundo ao seu redor. Abordará também a construção prática de triângulos e a verificação de propriedades, como a soma dos ângulos internos usando materiais manipuláveis e discussões guiadas.

  • Propriedades dos triângulos
  • Tipos de triângulos: equilátero, isósceles, escaleno
  • Aplicações dos triângulos na arquitetura
  • Construção de triângulos e verificação de propriedades
  • Discussões em grupos sobre descobertas

Metodologia

A metodologia aplicada neste plano de aula contempla uma abordagem que incentiva o aprendizado ativo e cooperativo. Iniciando com a sala de aula invertida, onde os alunos recebem informações iniciais por meio de vídeo, os estudantes têm a oportunidade de preparar-se previamente para a atividade prática. O método mão-na-massa incentivará a exploração prática, através da criação de um portfólio fotográfico dos triângulos observados. O trabalho em grupos virtuais promoverá a cooperação e troca de conhecimento, enquanto cada aluno compartilha suas descobertas. Essa abordagem fomenta tanto o desenvolvimento cognitivo quanto as habilidades socioemocionais, como comunicação e trabalho em equipe.

  • Sala de Aula Invertida
  • Apresentação de Vídeo
  • Atividade Mão-na-Massa
  • Trabalho em Grupo Virtual

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi cuidadosamente elaborado para maximizar o engajamento dos alunos e a eficácia do aprendizado em um curto espaço de tempo. A atividade será realizada em uma sessão de 40 minutos, permitindo que os alunos tenham um entendimento inicial do tema por meio de um vídeo. Em seguida, irá para a exploração prática através da atividade mão-na-massa, onde os próprios alunos conduzirão as descobertas e a coleta de dados. A aula se encerrará com a formação de grupos virtuais para debater e refletir sobre as experiências individuais, promovendo um ambiente colaborativo de troca de saberes.

  • Aula 1: Introdução ao tema mediante vídeo sobre triângulos na arquitetura; coleta de imagens e descrições de triângulos no entorno dos alunos; debates em grupos virtuais.
  • Momento 1: Introdução ao tema com vídeo (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula contextualizando o tema triângulos na arquitetura. Mostre um vídeo curto (de até 5 minutos) que explore a aplicação dos triângulos na arquitetura e no design, destacando estruturas famosas. É importante que destaque a relevância dos triângulos em tornar as construções mais estáveis e visualmente interessantes. Observe se os alunos conseguem identificar no vídeo exemplos claros do uso de triângulos.

    Momento 2: Coleta de imagens e descrições (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a criarem um portfólio fotográfico individual utilizando seus smartphones ou tablets. Eles devem sair para o entorno imediato para encontrar exemplos de triângulos em construções, móveis, ou objetos comuns. Permita que tenham 10 minutos para fotografar e mais 10 minutos para retornar à sala e descrever brevemente cada imagem, mencionando o tipo e as propriedades do triângulo identificado.

    Momento 3: Discussão em grupos virtuais (Estimativa: 10 minutos)
    A partir das fotos e descrições feitas, divida os alunos em grupos pequenos e promova debates virtuais. Permita que cada aluno compartilhe uma foto e suas observações, estimulando a troca de achados e a reflexão sobre o uso dos triângulos. É importante que incentive a participação de todos e o respeito mútuo, mediando as discussões quando necessário. Finalize com uma rápida síntese dos principais aprendizados destacados durante as discussões.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Caso algum aluno não consiga sair para captar imagens no exterior, permita que utilizem fotos disponíveis na internet com a mesma finalidade. Para alunos com dificuldade visual, incentive o uso de softwares de ampliação de imagem e audiodescrição quando necessário. Mantenha-se acessível para esclarecer dúvidas e fornecer orientações adicionais. Lembre-se que sua presença e apoio constante são fundamentais para garantir a inclusão de todos, e que pequenos ajustes podem fazer uma grande diferença na experiência dos seus alunos.

Avaliação

A avaliação nesta atividade é diversificada para atender os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos. O objetivo central é verificar a compreensão dos conceitos geométricos sobre triângulos e a capacidade dos alunos de aplicar esse conhecimento em contextos reais. Em termos de critérios de avaliação, incluir-se-á a qualidade das observações e descrições nos portfólios, a pertinência dos exemplos coletados e a participação nos debates. Como exemplo prático, o professor poderá adotar uma rubrica que contemple aspectos como criatividade, precisão e clareza dos registros. Outra metodologia pode ser o uso de feedback formativo durante as discussões, oferecendo aos alunos insights sobre como aprimorar suas compreensões. Para garantir a inclusão, os critérios de avaliação podem ser adaptados conforme as necessidades individuais, com atenção ao progresso individual e ao uso de feedback construtivo para guiar os alunos na direção certa.

  • Criação de portfólio com fotografias e descrições de triângulos.
  • Participação e colaboração em discussões de grupo.
  • Adaptabilidade dos critérios e feedback formativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, uma série de materiais e recursos serão disponibilizados para apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Estes recursos foram selecionados para garantir que os alunos possam explorar os conceitos de forma prática e envolvente. O uso de vídeos como recurso inicial proporciona uma introdução visual rica e contextualizada sobre a aplicação dos triângulos na arquitetura e design. Câmeras de smartphones ou tablets são essenciais para os alunos gerarem seus portfólios, permitindo a captura de imagens e a documentação das observações. Plataformas digitais garantirão a conectividade dos grupos virtuais, viabilizando a discussão e a troca de ideias entre os alunos. A escolha dos recursos visa facilitar a compreensão prática do conteúdo pelos alunos, promovendo autonomia e criatividade durante a execução das atividades propostas.

  • Vídeos sobre aplicação de triângulos na arquitetura e design
  • Para acessar os vídeos sobre a aplicação de triângulos na arquitetura e design, o professor pode buscar na internet por plataformas de compartilhamento de vídeos, como o YouTube, que oferecem diversos conteúdos educativos. É possível encontrar vídeos que apresentam documentários ou palestras sobre a engenharia e design de estruturas conhecidas, destacando a relevância dos triângulos em suas construções. Também é possível acessar sites de instituições educacionais ou museus de ciência e tecnologia que disponibilizam vídeos sobre princípios matemáticos aplicados na arquitetura. Recomenda-se que o professor faça uma curadoria antecipada, selecionando vídeos curtos que melhor se alinhem com os objetivos da atividade e que sejam apropriados para o nível do 7º ano do Ensino Fundamental. Certifique-se de que o acesso à internet está disponível na sala de aula para reprodução dos vídeos escolhidos durante a atividade.

  • Câmeras de smartphones ou tablets
  • Plataformas de videoconferência para discussão em grupo

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o trabalho docente demanda grande comprometimento e criatividade, e é vital que nenhuma barreira impeça os alunos de participarem plenamente. Embora esta turma não apresente alunos com condições específicas, ainda assim, propomos estratégias de inclusão que possam ser facilmente adaptadas pelo professor, sem aumentar excessivamente seu trabalho. Propomos, por exemplo, o uso de legendas nos vídeos introdutórios, garantindo que todos tenham acesso ao conteúdo apresentado, independente de qualquer dificuldade auditiva momentânea. Além disso, para alunos que possam ter dificuldades com a tecnologia, sugerimos que haja suporte para o uso das câmeras ou plataformas de videoconferência, garantindo que a parte técnica não se torne um empecilho à participação ativa. É importante promover discussões que sejam inclusivas, incentivando todos os alunos a contribuírem e expressarem suas ideias livremente. Estruturas de feedback construtivo e contínuo irão auxiliar a identificar potenciais dificuldades enfrentadas durante as atividades, possibilitando que o professor faça intervenções quando necessário, sempre respeitando o estilo e ritmo individual de cada aluno.

  • Uso de legendas em vídeos
  • Suporte técnico para uso de ferramentas tecnológicas
  • Feedback contínuo e construtivo

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