Desvendando Geometria na Natureza

Desenvolvida por: Jessic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Geometria no mundo real

Neste plano de aula, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental realizarão uma atividade prática com saída de campo para explorar um parque ou jardim local, com o objetivo de encontrar e documentar formas geométricas presentes no ambiente natural. Equipados com tablets ou smartphones, eles fotografarão elementos naturais como folhas, flores, pedras e árvores, identificando formas geométricas específicas (círculos, triângulos, hexágonos, entre outras). Após a exploração, os alunos retornarão à sala de aula para trabalhar em grupos, utilizando as fotos tiradas para criar apresentações digitais. Estas apresentações explicarão cada forma geométrica encontrada, a sua relação com a natureza, e como essas formas são aplicadas no dia a dia. Este projeto visa desenvolver habilidades de observação crítica, associação entre conceitos matemáticos e o mundo real, além de promover o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, tecnológicas e de comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover um entendimento prático e aplicado da geometria, mostrando aos alunos que esta área da matemática está presente de forma abundante e diversificada na natureza e em nosso cotidiano. Além disso, a atividade busca desenvolver habilidades de observação, análise crítica e capacidade de trabalhar em equipe, essenciais no mundo moderno. Por meio da exploração do ambiente natural, os alunos terão a oportunidade de entender melhor a geometria ao identificar e documentar formas e padrões geométricos encontrados, estabelecendo uma conexão direta entre o conteúdo visto em sala de aula e o mundo real.

  • Identificar formas geométricas no ambiente natural.
  • Entender a aplicação da geometria no mundo real.
  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica.
  • Promover trabalho em equipe e habilidades de comunicação.
  • Utilizar tecnologia para documentação e apresentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08MA11 - Reconhecer e associar figuras tridimensionais a suas planificações e vice-versa
  • EF08MA13 - Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos

Conteúdo Programático

A atividade abordará conceitos fundamentais de geometria e sua presença no ambiente natural. Os alunos aprenderão a observar e identificar formas geométricas em contextos reais, compreendendo sua aplicação e relevância em diversos aspectos do cotidiano. Além disso, o trabalho em grupo incentivará a discussão e troca de ideias, enriquecendo a experiência de aprendizagem com diferentes perspectivas e abordagens.

  • Formas geométricas básicas e suas propriedades.
  • Relação entre geometria e natureza.
  • Tecnologia como ferramenta na educação matemática.
  • Apresentação e comunicação de projetos matemáticos.

Metodologia

Esta atividade incorporará diversas metodologias ativas para engajar os alunos de maneira efetiva. Iniciando com uma saída de campo, uma abordagem mão-na-massa que estimula a observação direta e coleta de informações do ambiente. A seguir, em sala de aula, será aplicada a aprendizagem baseada em projetos para que os grupos desenvolvam suas apresentações, incentivando pesquisa, colaboração e uso de tecnologia. Rodas de debate fomentarão a discussão e o compartilhamento de descobertas, e a sala de aula invertida será empregada para revisar conceitos importantes antes da saída de campo. A aprendizagem baseada em jogos poderá ser introduzida por meio de quizzes interativos para revisão dos conceitos geométricos.

  • Saída de Campo
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos a saída de campo para observação e coleta de dados. A segunda aula será destinada ao desenvolvimento das apresentações digitais em grupo e à realização de rodas de debate para compartilhamento e discussão dos projetos.

  • Aula 1: Saída de campo para observação e coleta de dados.
  • Aula 2: Desenvolvimento das apresentações digitais em grupo e rodas de debate.

Avaliação

A avaliação será realizada considerando a participação ativa durante a saída de campo, a qualidade das fotografias tiradas, a capacidade de identificar e explicar as formas geométricas encontradas, e a eficácia da apresentação digital. Além disso, avaliaremos as habilidades de trabalho em equipe, a criatividade nas apresentações e o envolvimento nas rodas de debate. As apresentações serão pontuadas com base em critérios claros como coesão, coerência, apresentação visual, precisão matemática e criatividade, proporcionando um feedback construtivo para cada grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários tablets ou smartphones com câmera para a captura das imagens durante a saída de campo, acesso à internet e softwares de apresentação digital para a criação das apresentações em grupo. Materiais de apoio sobre geometria e suas aplicações no dia a dia também serão utilizados para embasar as discussões e o desenvolvimento do projeto.

  • Tablets ou smartphones com câmera
  • Acesso à internet
  • Softwares de apresentação
  • Materiais de apoio sobre geometria

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo